Vol. 14, No 1: janeiro-junho 2024
Vol. 14 No. 1 (2024)

Com grande satisfação a GVcasos inicia seu primeiro volume de 2024, cujos casos, notas de ensino e artigos serão publicados ao longo do primeiro semestre desse ano.

Vol. 13, No 2: julho-dezembro 2023

Com imensa satisfação, anunciamos o lançamento da segunda edição de 2023 da GVcasos. Esta edição apresenta 12 casos, cada um com sua respectiva nota de ensino, abordando uma ampla gama de tópicos no campo da administração empresarial e pública. São discutidas não apenas abordagens inovadoras, mas também aspectos cruciais de liderança, inovação, empreendedorismo e estrutura organizacional. Desde uma startup de energia solar até instituições renomadas como o Senado Federal e o escritório de advocacia Mattos Filho, bem como a gigante do varejo Americanas, uma diversidade de organizações é explorada neste material.
Destacando-se nesta edição, há um artigo técnico que relata uma experiência sobre o ensino da Sustentabilidade Empresarial. Este texto representa um marco para nós, sendo o primeiro de seu formato a ser publicado em uma edição regular da revista. Isso reforça nosso compromisso em expandir o escopo da GVcasos para além dos casos de ensino, buscando ser uma referência no campo do ensino e aprendizagem em Administração.
Em 2023, recebemos um volume considerável de submissões e publicações, resultando em duas edições regulares e uma edição especial sobre Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão. No total, apresentamos 21 casos completos, um editorial e cinco artigos, consolidando assim nosso compromisso com a qualidade e diversidade de conteúdo.
Para o próximo ano, 2024, estamos empenhados em continuar trazendo novos casos e artigos, além de edições especiais que abordarão temas relevantes no campo da Administração. Estamos também nos preparando para uma transição de editores, com a saída do professor Martin Jayo, e a chegada da professora Gisele Walczak, trazendo consigo algumas novidades.
Por ora, desejamos que aproveitem ao máximo o material disponibilizado e aguardamos um 2024 repleto de realizações.


Martin Jayo
editor-chefe


Bruna de Morais Holanda
assistente editorial

Vol. 13, No 1: janeiro-junho 2023

A multinacional Uber, após cinco anos de operação, decide encerrar as atividades do Uber Eats, seu serviço de delivery de comida.


Um gestor de recursos humanos, em uma empresa nacional do setor de bebidas, precisa conduzir um delicado processo de demissão em massa que atingirá 500 funcionários.


Uma jovem recém-formada em Administração persegue o sonho e conhece as dificuldades de empreender no setor hoteleiro buscando impactos socioambientais positivos.


Essas são apenas algumas das situações enfocadas nesta edição, referente ao primeiro semestre de 2023. São ao todo nove os trabalhos publicados, enfocando uma grande variedade de situações gerenciais e desafios decisórios, para uso em diferentes áreas e disciplinas da Administração.


Desejamos um uso proveitoso do material, lembrando que as submissões (não só de casos, mas agora também de artigos tecnológicos) estão permanentemente abertas no site da GVcasos.


Martin Jayo
editor-chefe


Bruna de Morais Holanda
assistente editorial

Vol. 13, No Especial - Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão

Com imensa satisfação a GVcasos publica sua segunda Edição Especial, primeira de 2023.


Esta edição é ainda mais significativa por ser a primeira na história da revista a trazer textos no formato de artigo. Isso faz parte de um processo de remodelação pelo qual a GVcasos vem passando, no sentido de tornar-se um periódico referência não apenas na publicação de casos de ensino, trajetória que já vem seguindo desde 2010, mas no campo do ensino e aprendizagem em Administração como um todo. Para tanto, não seria menos adequado que esta Edição Especial tivesse como tema as Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão.


O editor convidado da edição é o professor Delane Botelho, coordenador do CEDEA – Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da FGV EAESP. Em conjunto com o Prof. Delane, idealizamos uma edição com artigos que relatassem experiências inovadoras no ensino em Administração. Pesquisadoras e pesquisadores de excelência foram chamados a enviar seus artigos, os quais passaram pela revisão por pares. Os autores dos quatro artigos publicados são professores e pesquisadores da FGV EAESP e da Dublin City University (DCU) Business School.


Esperamos que as reflexões aqui trazidas possam gerar novos insights sobre como trabalhar o ensino em Administração com foco no aprendizado do aluno, de forma inclusiva, acolhedora e transdisciplinar.


Desejamos a todas e todos uma boa e proveitosa leitura.


Martin Jayo
Editor-chefe


Bruna de Morais Holanda
Assistente editorial

Vol. 12, No 2: julho-dezembro 2022

O ano de 2022 foi bastante movimentado na GVcasos. Ele começou com uma completa renovação trazida pelo novo projeto gráfico, implementado em janeiro, que deixou a revista mais moderna e agradável à leitura, e ao mesmo tempo trouxe uma maior uniformidade visual ao conjunto de revistas editadas pela RAE Publicações.


Em paralelo à implementação desse projeto, também produzimos o primeiro Número Especial Temático da história da revista, tornado público em setembro, dedicado exclusivamente a casos enfocando tecnologias sociais. Somando-se tal edição aos dois números regulares do ano, pela primeira vez a GVcasos publicou três números em um mesmo volume.


Com isto, cresceu consideravelmente o número de trabalhos publicados. Foram ao todo 24 casos e suas respectivas notas de ensino – um recorde histórico. A esses 24 casos publicados entre janeiro e dezembro, ainda se somam outros oito que, já aprovados para publicação, encontram-se em fase de editoração e deverão sair no primeiro número de 2023, com lançamento previsto em janeiro.


O ano de 2023 promete ser ainda mais movimentado. Além de um crescimento ainda maior no número de casos, estamos preparando novas edições especiais e uma diversificação do tipo de trabalho publicado na revista.


Mas não é nossa intenção aqui “dar spoiler”, revelando antecipadamente as mudanças e estragando as surpresas que reservamos aos leitores para o ano vindouro. Por enquanto, desejamos um uso proveitoso do material aqui disponibilizado e um 2023 pleno de mudança e renovação.


Martin Jayo
editor-chefe


Bruna de Morais Holanda
assistente editorial

Vol. 12, No Especial - Tecnologia Social

É com muita satisfação que a GVcasos traz a público esta sua primeira Edição Especial Temática. Ela é resultado da chamada de trabalhos que publicamos no final de 2021, convidando autores a produzirem casos que enfocassem tecnologias sociais, um tema tão relevante para a sociedade, mas ainda pouco explorado no ensino de Administração.


Atuaram como editores convidados deste número os professores Marlei Pozzebon (FGV EAESP e HEC Montreal), Ana Clara Aprarecida Alves de Souza (IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e Fabio Prado Saldanha (John Molson School of Business - Concordia Univesity).


Os seis trabalhos publicados, após cuidadosa seleção editorial e revisão por pares, provêm de professores, pesquisadores e pós-graduandos da FGV EAESP, da Concordia University (Canadá), da Université du Québec à Montréal (Canadá), da Aalto University (Finlândia), além da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.


Importante mencionar que, com a presente edição, a GVcasos pela primeira vez publica três números em um mesmo ano. A edição especial se soma às duas edições regulares de 2022 – a segunda delas a ser lançada muito em breve.


Desejamos a todas e todos um proveitoso uso deste material.


Que, pela via do ensino em gestão, ele ajude a promover desenvolvimento e transformação social na sociedade brasileira.


Martin Jayo
Editor GVcasos


 

Vol. 12, No 1: janeiro-junho 2022

Neste primeiro número de 2022, a GVcasos passa a circular com uma novidade: um projeto visual inteiramente renovado. O leitor perceberá, ao acessar os casos e as notas de ensino, que os textos adotaram uma nova apresentação gráfica. A mudança já tinha sido iniciada em 2021, com a renovação visual do site, e agora de estende às páginas internas. O objetivo foi tornar a apresentação da revista mais leve e agradável à leitura, por meio de um projeto gráfico mais moderno, e ao mesmo tempo buscar uma maior identidade visual entre a GVcasos e as suas “irmãs”, isto é, as demais revistas da RAE Publicações.


Para abrir esta edição, inaugurando o novo projeto gráfico, decidimos produzir um trabalho tambem inovador. Trata-se de um “metacaso”, ou seja, um caso de ensino para ser aplicado em cursos de escrita de casos de ensino. Por sua singularidade, este trabalho é publicado de maneira diferente da usual: excepcionalmente, não só o corpo do caso mas também as notas de ensino são disponibilizadas de forma aberta, com acesso livre. Com isto, ele pode ser lido como um caso aplicável por docentes em aulas de escrita de casos, mas também como um artigo ou pequeno manual para apoiar autores em geral na elaboração de seus casos. 


Os demais trabalhos apresentados neste número caracterizam-se pela diversidade tradicional da GVcasos. Há casos de ensino reais, sobre relevantes players do ambiente de negócios brasileiro, assim como também há casos habilmente construídos por seus autores a partir de narrativas ficcionais. Do ponto de vista temático, há casos voltados à aplicação em cursos de estratégia empresarial, contabilidade e finanças, gestão de startups, gestão social, gestão pública, entre outras relevantes áreas e temas da Administração.


Desejamos a todos um proveitoso uso do material, agora com a leitura mais agradável propiciada pelo novo visual.


Martin Jayo
Editor adjunto

Vol. 11, No 2: julho-dezembro 2021

Neste segundo número do volume 11, a GVcasos reuniu dez casos, acompanhados das respectivas notas de ensino. Os trabalhos foram sendo publicados em fluxo contínuo, o primeiro deles ainda em julho, e o último em 30 de dezembro de 2021, data em que a edição foi dada por completa.


Vai-se consolidando com isto uma tendência, que já se verificava nos últimos anos, de aumento no número de trabalhos publicados. Temos tido um consistente movimento de elevação no número de submissões, o que certamente é algo a ser comemorado neste final do difícil ano de 2021. 


Ao mesmo tempo em que aumenta o número de trabalhos, mantém-se a já tradicional diversidade da revista, com relação tanto aos temas dos casos, quanto às filiações institucionais de seus autores e autoras. Diversidade certamente coerente com nossa missão de fomentar a produção, o intercâmbio e  o uso de casos no ensino brasileiro da administração de todo o Brasil.


Encerramos o ano com um agradecimento a todos os que fazem a revista - autoras/es, leitoras/es, avaliadoras/es, equipe - e o desejo de um 2022 pleno de realizações.


Boa leitura,
Martin Jayo
Editor adjunto

Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021

Este número tem um espírito festivo. Com muita alegria e orgulho pelo caminho trilhado, a GVcasos comemora seu décimo aniversário! Para marcar essa conquista, além dos costumeiros casos e suas notas de ensino, a revisa traz um breve artigo do editor, com algumas memórias e um balanço desses 10 anos de contribuições ao ensino de Administração no Brasil.


Outra particularidade que também torna esta edição especial é a despedida da Profa. Maria José Tonelli, que desde janeiro de 2016 atuava como editora-chefe. Não podemos deixar de expressar aqui nosso efusivo agradecimento à professora, que teve papel fundamental na trajetória de sucesso que a GVcasos está tendo a oportunidade de comemorar.


Nesse contexto de festejo e de grata despedida, selecionamos para o leitor oito casos (e respectivas notas de ensino), com a diversidade de temas tradicional da GVcasos. São materiais aplicáveis ao ensino de estratégia, recursos humanos, marketing, tecnologia da Informação, cultura organizacional, gestão ética e inovação social. Igualmente diversa é a origem dos autores deste número, vinculados a quatro instituições nacionais (EAESP, PUC-SP, Univali e Unisinos) e a uma estrangeira (HEC-Montreal).


Aos leitores, desejamos um proveitoso uso desse material.


E à  GVcasos, que siga por muitas outras décadas contribuindo para a democratização do uso de casos no ensino brasileiro de Administração.


Martin Jayo
Editor adjunto

Vol. 10, No 2: julho-dezembro 2020

Este número da GVcasos é o segundo publicado pelo sistema de fluxo contínuo. Ele está indo ao ar ainda em julho, com os dois primeiros trabalhos aprovados para publicação no segundo semestre de 2020. Deverá crescer substancialmente, com a incorporação paulatina de diversos outros trabalhos que se encontram em diferentes fases do nosso processo editorial.


Esta nova sistemática de publicação, iniciada no número anterior, imprimiu maior agilidade ao processo editorial da GVcasos, com menores tempos entre a submissão de trabalhos e sua publicação, quando aprovados. 


Esperamos que este material, bem como aquele que será aqui acrescentado ao longo do semestre, seja proveitoso para professras e professores em cursos de Administração e áreas correlatas por todo o Brasil. 


Lembramos aos autores interessados em enviar trabalhos que a submissão se encontra permanentemente aberta.


Boa leitura!


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Vol. 10, No 1: janeiro-junho 2020

A GVcasos entrou em 2020 com uma novidade. A fim de melhorar sua dinâmica editorial e diminuir a demora entre a submissão e a publicação dos trabalhos, a revista passa a ser, a partir de agora, publicada no sistema de fluxo contínuo.


Isto quer dizer que, embora a periodicidade semestral seja mantida, os trabalhos passam a ser disponibilizados aos leitores imediatamente após sua aprovação, sem necessidade de aguardar até o fechamento completo de cada número.


Assim, a presente edição, referente a janeiro-junho de 2020, foi disponibilizada em fevereiro com o primeiro trabalho aprovado. Os demais trabalhos foram adicionados ao longo das semanas e meses seguintes, até o encerramento da edição em junho.


Com esta medida, a GVcasos fica mais ágil, beneficiando tanto os autores, que passam a ter seus trabalhos publicados com maior rapidez, quanto os leitores, que não terão mais que aguardar o fechamento da edição para ter acesso aos novos casos.


Desejamos a todos uma boa leitura, agora escalonada ao longo do semestre.



Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 9, No 2: julho-dezembro 2019

Para esta edição, referente ao segundo semestre de 2019, selecionamos cinco casos de ensino que abordam um amplo leque assuntos, como é de costume nas páginas da GVcasos: empreendedorismo feminino, gestão de empresas familiares, marketing de varejo e de serviços, implementação de sistemas de informação, inovações sociais. 


Os quatro primeiros casos desta edição nos chegaram pelo processo normal de submissões da GVcasos. O quinto, intitulado "Mumbuca é Dinheiro", foi produzido a convite dos Editores, e publicado como trabalho convidado. Ele revisita e atualiza um trabalho originalmente publicado há três anos, no volume 6, podendo ser usado tanto isoladamente, como em conjunto com sua versão de origem.


Dado que este número está vindo a público no final de dezembro, o material aqui disponibilizado só encontrará seu público no início do próximo ano letivo. Para 2020, aliás, estamos planejando uma série de aperfeiçoamentos no processo editorial, a fim de diminuir o tempo de avaliação e aumentar o número de trabalhos publicados por edição.


Encerramos 2019 desejando a todos os que fazem a GVcasos - autores, leitores, avaliadores, além da equipe editorial e administrativa da RAE Publicações - uma feliz passagem de ano e um 2020 de muitas realizações.


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 9, No 1: janeiro-junho 2019

Não se pode desvincular o espaço da Universidade do ambiente externo a ela. Nesse espírito, não há como não enfocar em cursos de Administração os escândalos de corrupção pelos quais o Brasil tem passado, que têm como agentes de um lado gestores públicos, e de outos gestores de empresas. Sob essa premissa, o primeiro dos trabalhos publicados nesta edição da GVcasos apresenta a história de uma construtora envolvida na Operação Lava Jato. Como reverter a imagem institucional da empresa? Como reter e motivar os funcionários que permaneceram na organização depois do escândalo?


O segundo caso de ensino desta edição se refere à centenária marca Johnnie Walker, às voltas com a perda de market share no mercado de bebidas. Os jovens enxergam o uísque como uma bebida de velhos. Como revitalizar a marca, tornando-a atrativa para esse público?


Desafios da gestão de pequenos negócios são enfocados em dois casos: um deles sobre uma microempresa de confecções na cidade de Crato, no Ceará, e o outro sobre uma confeitaria em Itajaí, Santa Catarina.


A edição se completa com um trabalho na área de logística, tratando dos desafios de uma empresa de bebidas na gestão de sua frota de distribuição.


E tão diversificada quanto os temas dos trabalhos é a sua proveniência. Publicamos neste número contribuições de autores da PUC-SP (São Paulo, SP), da USP (São Paulo, SP), da Universidade Federal do Cariri (Juazeiro do Norte, CE), da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, PB), do Centro Universitário Maurício de Nassau (Aracaju, SE), da UNIVALI (Itajaí, SC) e da FGV-EAESP (São Paulo, SP).


Esperamos que este material seja proveitoso para o ensino em Administração por todo o Brasil, e lembramos que a submissão de trabalhos para a GVcasos está permanentemente aberta.


Boa leitura!


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 8, No 2: julho-dezembro 2018

Uma instituição financeira nascente faz um inovador uso de big data para o gerenciamento do negócio. Outra instituição financeira, há muitos anos consolidada, precisa enfrentar práticas discriminatórias contra minorias, profundamente arraigadas em seu ambiente de trabalho. Uma empresa prestadora de serviços cogita  a terceirização dos serviços de todo o seu departamento pessoal. E o proprietário de um pequeno restaurante vegetariano vê seu negócio desafiado, no contexto de grande crescimento da oferta de culinária vegana no mercado. Não se pode negar que os quatro casos nacionais selecionados para esta edição da GVcasos abordam temas de grande atualidade no ambiente de negócios brasileiro.


A eles se soma um caso internacional de temática igualmente atual, ao enfocar um negócio de impacto social voltado a melhorar as condições econômicas, sociais e de saúde de mulheres trabalhadoras no setor de carité. 


Devidamente acompanhados de suas notas de ensino, os casos desta edição constituem um rico material para aulas relacionadas à gestão da informação, estratégia empresarial, gestão de pequenos negócios, gestão de recursos humanos, estudos organizacionais, e gestão social, áreas tradicionalmente caros à GVcasos.


Esperamos que eles ensejem boas discussões em sala de aula a partir de 2019.


Boa leitura!


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 8, No 1: janeiro-junho 2018

Neste número referente ao primeiro semestre de 2018, a GVcasos traz à apreciação de seus leitores um total de sete casos, acompanhados como de praxe de suas notas didáticas.


Os trabalhos dialogam com as áreas de Administração Pública, Estudos Críticos da Administração, Gestão de Pessoas, Administração da Informação, Marketing e Estratégia. Seus autores são professores e pesquisadores de cinco estados brasileiros (Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro), contribuindo para que a GVcasos cumpra sua missão de fomentar a produção brasileira de casos, bem como sua circulação e uso no ensino de Administração em todo o país.


A principal novidade da edição, contudo, é a parceria firmada com a organização do SemeAd, por meio da qual passamos a avaliar em regime de "fast track" os melhores casos de ensino apresentados nesse importante evento anual da comunidade de pesquisa em Administração.


Dois dos sete trabalhos publicados neste número foram recebidos por meio dessa parceria: "Einar ou Lili? Os desafios de uma transexual no mercado formal de trabalho" e "Homens em armas: a trajetória do policial civil para análise sobre vida, organização e poder". Pela qualidade do material recebido, esperamos repetir a experiência nas edições vindouras. 


Esperamos que o material seja útil, e desejamos a todos uma proveitosa leitura.


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 7, No 2: julho-dezembro 2017

Para publicação neste número, referente ao segundo semestre de 2017, a GVcasos selecionou um total de sete trabalhos.


Os seis primeiros têm como objeto problemas decisórios reais vividos em uma ampla diversidade de organizações. O leque é abrangente, abarcando desde uma empresa familiar no ramo de confeitaria (Le Chef Gatô) até uma grande indústria de chocolates; de uma tradicional empresa de software (Totvs) até um inovador negócio social da área da saúde (Saútil); de uma organização internacional sem fins lucrativos (Rotary) até a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Estes casos – acompanhados, como sempre, de suas notas de ensino – têm potencial para instrumentar aulas de Administração em diferentes áreas temáticas: empreendedorismo, estratégia organizacional, liderança intercultural, internacionalização, gestão de pequenos negócios, gestão logística, gestão social, gestão de políticas públicas.


O sétimo caso, por sua vez, não se foca em uma organização. Nele, o objeto de discussão são os dilemas de Ester, uma estudante prestes a se formar em Administração. Ele certamente se prestará para aulas de administração de recursos humanos, ao mesmo tempo em que servirá para estudantes-leitores refletirem sobre seu próprio planejamento de vida e carreira.


Em função da dinâmica de submissões e avaliações deste último semestre, a revista está vindo a público em data atípica: nos últimos dias de dezembro. Com isto, os sete casos só encontrarão seu público a partir do início de 2018. Desejamos a todos primeiramente uma feliz passagem de ano, e em seguida um proveitoso uso do material aqui disponibilizado.


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017

Este número da GVcasos, referente a janeiro-junho de 2017, está nascendo adiantado. Ao invés de publicá-lo no final de junho, como de costume, optamos por trazê-lo a público na segunda quinzena de maio. O objetivo é brindá-lo à comunidade de ensino e pesquisa em Administração por ocasião de três importantes eventos da área, que este ano ocorrem de forma simultânea, no final de maio: o 3E’s (VII Encontro de Estudos em Estratégia), o EnGPR (VI Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) e o EnADI (VI Encontro de Administração da Informação). Esperamos que os trabalhos apresentados nesta edição inspirem os participantes dos três eventos, não só a utilizar o material em sala de aula mas também a produzir novos trabalhos para publicação nas edições vindouras da revista.


Outra novidade que muito nos alegrou, neste último semestre, foi o conceito recebido pela GVcasos na última classificação de periódicos do sistema Qualis-Capes: fomos classificados como B3, na área de avaliação "Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo". Considerando que o maior conceito anteriormente obtido fora B4 (em 2013), e que em anos mais recentes havíamos deixado de ser classificados pelo sistema, recebemos este resultado como um reconhecimento do nosso trabalho, e também da relevância da GVcasos como primeiro – e até hoje único – periódico acadêmico brasileiro especializado na publicação de casos de ensino. De quebra, desta vez fomos avaliados também em outras duas áreas – "Interdisciplinar" e "Ciências Ambientais" – o que significa que a revista está ganhando visibilidade para além da área de Administração. Compartilhamos o mérito por essa melhora em nossas avaliações com os autores, pela qualidade do material que nos enviam para publicação, e também com os avaliadores, pelo tempo que dedicam de forma voluntária à construção do nosso periódico.


O conteúdo publicado nesta edição constitui-se de nove casos e suas respectivas notas de ensino, de autoria de professores e pesquisadores de 12 instituições de ensino superior brasileiras e uma estrangeira. Os trabalhos enfocam vários dos temas já tradicionais nas páginas da GVcasos: planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão de empresas familiares, sustentabilidade, economia criativa, gestão pública, gestão social.  


Desejamos a todos uma boa leitura, e um uso proveitoso desse material.

Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 6, No 2: julho-dezembro 2016

O presente número da GVcasos, encerrando o ano de 2016, apresenta como de costume trabalhos que enfocam uma variada gama de desafios gerenciais e dilemas decisórios para serem explorados em cursos de Administração.


Da Petrobras à Cacau Show, da Bombardier ao Uber, os casos aqui reunidos retratam situações enfrentadas por organizações de diferentes portes e setores, e abordam uma pluralidade de temas caros à academia brasileira, tais como negociação, mudança organizacional, ética empresarial, responsabilidade social corporativa, empreendedorismo, liderança, tecnologias de informação, entre outros.


Os oito casos (e respectivas notas de ensino) selecionados para este número foram enviados por seus autores entre agosto de 2015 e outubro de 2016. Há ainda diversos outros, já aprovados ou em processo de avaliação, que estamos preparando para publicação nos próximos números.


Desejamos a todos uma boa leitura e um proveitoso uso didático deste material, não sem lembrar aos autores interessados que a submissão de novos trabalhos está permanentemente aberta, por meio do nosso site.


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 6, No 1: janeiro-junho 2016

Pela primeira vez desde seu lançamento em 2011, a GVcasos está publicando dez trabalhos em um mesmo número, recorde que foi possível graças ao persistente aumento no fluxo de submissões de qualidade que temos recebido.


Os trabalhos que compõem esta edição foram todos submetidos em 2015, e tiveram seus processos de avaliação editorial concluídos entre fevereiro e maio de 2016. Além destes, também há outros 24 trabalhos que se encontram em processo de avaliação, e que certamente fornecerão um riquíssimo material para as edições vindouras.


Esta edição é também a primeira a ser publicada depois da saída de Eduardo Diniz, que vinha atuando como editor chefe desde o nascimento da revista. Ao iniciarmos esta nova fase, registramos aqui um agradecimento ao prof. Eduardo, que teve um papel mais do que decisivo para o sucesso da GVcasos nestes cinco anos de publicação.


A diversidade temática que sempre marcou a revista está mantida nesta edição, que apresenta casos relacionados a marketing, estratégia, gestão de carreiras, tecnologia de informação, cultura organizacional, governança corporativa, entre outros.


Desejamos a todos uma ótima leitura!


Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 5, No 2: julho-dezembro 2015

Unidas por uma relação homoafetiva, duas profissionais aguardam o nascimento de filhas gêmeas e pleiteiam, na empresa em que trabalham, uma licença-maternidade dupla. A trajetória empresarial de um bicheiro carioca, marcada por relações escusas com empresários e com o governo, guarda curiosas semelhanças com a do Barão de Mauá, proeminente figura histórica do Segundo Império. Uma jovem dinamarquesa expatriada chega ao Brasil e, ao conhecer seu novo ambiente de trabalho, vê ruir a imagem que tinha dos brasileiros como povo simpático e acolhedor. Estas são apenas algumas das ricas situações que esta nova edição da GVcasos oferece para serem discutidas e exploradas em sala de aula.


São 9 casos ao todo, criteriosamente selecionados, em que trabalharam 24 autores, oriundos de 17 instituições no Brasil e no exterior.  O material é voltado à utilização em cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva, e traz uma variedade de situações e desafios a serem abordados em aulas nas áreas de estudos organizacionais, gestão de pessoas, estratégia, governança, marketing, negócio internacionais, comércio exterior, tecnologia de informação e gestão social. 


Desejamos a todos uma proveitosa leitura e um uso profícuo do material, não sem antes lembrar que as submissões de casos - sempre acompanhados de suas notas de ensino - estão permanentemente abertas no site da GVcasos.


Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 5, No 1: janeiro-junho 2015

Com esta edição, a GVcasos ingressa em seu quinto ano de vida fazendo jus ao objetivo com que foi originalmente concebida - contribuir para a utilização de casos de ensino de qualidade nas diversas áreas da Administração, e fomentar a produção e disseminação de casos brasileiros - e mantendo seu papel de protagonismo como o único periódico acadêmico brasileiro especializado na publicação de casos de ensino em Administração.


Para este número em específico, selecionamos sete casos de autoria de um total de 19 professores e pesquisadores atuantes em diferentes instituições de ensino brasileiras: FGV-EAESP, Ibmec-RJ, UERJ, UNIFOR, PUC Rio, Universidade de Caxias do Sul e Escola Politécnica da USP. Os trabalhos se distribuem em quatro áreas temáticas já tradicioonais na GVcasos: estratégia, gestão de empresas familiares, gestão da tecnologia de informação, responsabilidade social e gestão social.


Esperamos com isto oferecer à comunidade de ensino em Administração um rico material para uso em sala de aula, que se soma ao importante estoque de casos (e suas respectivas notas de ensino) acumulado em quatro anos de publicação.


Desejamos aos leitores uma proveitosa utilização do material aqui disponibilizado, e à GVcasos muitos mais anos de vida.


Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 4, No 2: julho-dezembro 2014

A segunda edição de 2014 está vindo à luz na primeira quinzena de setembro, um pouco antes, portanto, do habitual.


Isto nos foi possível graças ao significativo número de submissões de boa qualidade que temos recebido. Para esta edição selecionamos oito casos, aplicáveis ao enino nas áreas de Estratégia, Marketing, Finanças, Gestão do Conhecimento, Gestão Pública e Gestão Social. Além deles, temos um bom número de trabalhos em fase adiantada do processo de avaliação, o que sugere que não nos será difícil antecipar também a primeira edição de 2015.


Ao finalizarmos esta edição em setembro, aproveitamos para fazer coincidir seu lançamento com a realização do EnANPAD, o tradicional Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, que este ano ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17. Uma equipe da RAE Publicações estará presente no evento, à disposição para apresentar a revista a todos os interessados e tirar dúvidas sobre nosso processo de submissão e avaliação de trabalhos.


Outra novidade deste número é uma Chamada de Trabalhos. A GVcasos está interessada na publicação de casos sobre Negócios de Impacto Social, uma temática emergente e de grande relevância no ensino de Administração no contexto brasileiro. O texto da chamada está disponível logo abaixo, junto com os trabalhos publicados na edição.


Desejamos a todos um proveitoso uso do material, e recordamos que as submissões de casos, em quaisquer áreas da Administração, estão permanentemente abertas.


Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Vol. 4, No 1: janeiro-junho 2014

Da Livraria Cultura, uma das mais conhecidas empresas do País, à Estância dos Pampas, um empreendimento rural familiar no interior do Rio Grande do Sul, esta nova edição da GVcasos traz trabalhos que enfocam desafios gerenciais enfrentados por uma grande variedade de organizações brasileiras.


Igualmente variadas são as instituições da origem dos trabalhos. Há autores de São Paulo, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Goiás e de Minas Gerais, o que indica que a GVcasos vem cumprindo com sucesso seu objetivo de dar visibilidade à produção brasileira de casos de ensino.


A maior parte dos trabalhos publicados neste número aborda temas de marketing e de posicionamento estratégico, com certa concentração em casos que envolvem a gestão de empresas familiares. Há também espaço para problemas de logística, sistemas de informação e gestão de cooperativas, de forma coerente com a pluralidade temática que vem marcando a revista desde seu nascimento.


Sempre é bom lembrar que as Notas de Ensino constituem um riquíssimo material de apoio ao professor, com orientações, sugestões e dicas importantes para a utilização dos casos em sala de aula. O acesso a elas, restrito a docentes de instituições de ensino superior, é gratuito. Basta cadastrar-se como assinante, por meio de nossa central de atendimento (gvcasos@fgv.br).


Desejamos a todos um uso proveitoso deste material, lembrando que a submissão de trabalhos para as próximas edições está permanentemente aberta.

Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Vol. 3, No 2: julho-dezembro 2013

Ao tomar contato com este número da GVcasos, o leitor habitual perceberá de imediato uma mudança: o aumento do número de trabalhos publicados. Decidimos incluir nesta edição um total de oito casos e suas respectivas notas de ensino, contra os habituais cinco ou seis que vínhamos publicando nas anteriores. A mudança é resultado de um consistente aumento no número de submissões recebidas, o que certamente é algo a ser comemorado neste final de 2013. Além dos oito trabalhos aqui publicados, temos ainda outros 18 que se encontram em processo de avaliação, o que nos indica que em 2014 conseguiremos manter o novo patamar, ou quem sabe até superá-lo.


Outra novidade é um crescimento na proporção de casos na área de gestão pública e social. Nada menos do que três dos oito casos publicados nesta edição abordam essa temática, sem prejuízo para a diversidade já tradicional na GVcasos. Além da gestão pública e social, a presente edição também traz casos nas áreas de Estratégia, Administração de Varejo, Marketing de Serviços, Finanças e Controladoria.

Desejamos a todos um uso proveitoso deste material, e lembramos que a submissão de novos casos, para publicação nos próximos números, se encontra permanentemente aberta.


Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Vol. 3, No 1: janeiro-junho 2013

Este novo ano da GVcasos começa com uma ótima notícia: a revista passou a fazer parte da lista Qualis / Capes, com uma avaliação B4. Essa conquista, a ser celebrada com nossos autores, revisores, leitores e membros do Comitê Científico, é fruto de um trabalho de três anos e reforça a visão da FGV-EAESP em oferecer um veículo exclusivo para publicação de casos de ensino à comunidade acadêmica brasileira, por meio da parceria entre RAE – Revista de Administração de Empresas e CEDEA – Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem.


Sendo esta a primeira edição do ano, é momento também de apresentar um balanço dos números da revista no ano anterior. Foram submetidos 37 casos (quase o dobro dos 19 de 2011), dos quais 12 foram publicados, 16 rejeitados e 11 permanecem em processo de avaliação. O aumento de submissões permite que a revista se torne mais seletiva, progressivamente baixando sua taxa de aceitação.


É interessante notar que mesmo com o expressivo aumento no número de submissões, os prazos de avaliação dos casos publicados diminuíram de 142,1 para 96,1 dias, em média. Lembramos que todos estes casos passam por no mínimo uma rodada de avaliação (blind-review).


Dos casos rejeitados, ainda temos uma proporção considerável (42,9%) que é descartada por não se enquadrar nas diretrizes editoriais da revista, seja por ser um artigo acadêmico tradicional, uma descrição de um estudo de caso (ou seja, o caso enquanto método de pesquisa, não como ferramenta pedagógica) ou uma submissão incompleta (em geral, apenas o caso sem as notas de ensino).


Para terminar este balanço, nota-se que o número de assinantes da revista mais do que dobrou de um ano para o outro, chegando a 109 ao final de 2012. Lembramos que o acesso às notas de ensino dos casos publicados é restrito aos assinantes, e reforçamos o convite para que os professores interessados em usar os casos se cadastrem como assinante, caso ainda não o tenham feito.


Em relação a esta edição, trazemos casos que passam por muitos dos temas tradicionais da academia brasileira em administração, como finanças, posicionamento estratégico e expansão internacional. Além destes, temos um caso que discute uma situação envolvendo liderança e cultura organizacional, e outro ligado aos desafios de uma política pública na área de Tecnologia e Desenvolvimento – este em inglês e com links para vídeos, ajudando a ilustrar a realidade descrita no caso de forma mais viva ao leitor. A diversidade de estilos, tamanhos e narrativas, já característicos da revista, se mantém, refletindo a diversidade do comunidade acadêmica e atendendo a diferentes propósitos pedagógicos.


A todos, boa leitura e boas discussões em sala de aula!


Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Vol. 2, No 2: julho-dezembro 2012


 



 



 



 



Esta nova edição da GVcasos traz alguns dos temas recorrentes de números anteriores:


- gestão de pequenas e médias empresas (Stakeholders: fonte de informação para o planejamento de marketing);

- empreendedorismo e internacionalização (Sobral and its hard earned success in the international costume jewelry Market);
- desafios na gestão de recursos humanos (A resposta da geração y na estratégia de crescimento organizacional);
- finanças corporativas (Recuperação judicial de uma empresa aérea em crise econômico-financeira / Concessões de termoelétricas no brasil: investir ou não?); e
- gestão pública e social (Ação coletiva e desenvolvimento local: o caso de Poço Verde).

Para além da diversidade temática, os casos desta edição também mostram a variedade de estilos, complexidade e abordagens que caracterizam o método. Há textos curtos (4 páginas) e longos (mais de 10). Alguns apresentam questões mais amplas e abertas, enquanto outros pedem uma avaliação mais focada em torno de alternativas claramente definidas. Há uma boa variedade de personagens principais: os alunos podem se colocar no papel de CEO de empresa aérea, de empreendedor reconhecido internacionalmente ou mesmo de prefeito de uma cidade de interior. 


Em comum a todos os casos, o desafio de um bom uso pelo professor que escolher utilizá-lo em sua sala de aula. As notas de ensino oferecem valiosas pistas e ajudam a mapear opções didáticas e teóricas, mas não tiram a responsabilidade do professor por realizar suas próprias escolhas. Aqui vale sua experiência e habilidade em saber quais caminhos percorrer, quais questões priorizar e quais dinâmicas se adaptam mais ao perfil da turma e aos objetivos pedagógicos.  


Para que essa riqueza de opções, temas e situações administrativas continue nas futuras edições, lembramos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta e convidamos a todos a enviarem seus casos para a GVcasos.


A todos, uma boa leitura e sábias escolhas para o uso dos casos em sala de aula!


Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 


Vol. 2, No 1: janeiro-junho 2012

Editorial


Entrando em seu segundo ano de vida, a GVcasos tem a satisfação de compartilhar alguns números de sua breve história. Desde a edição piloto, foram 48 submissões, das quais se chega aos 23 casos publicados - contando com os seis desta edição. São 53 autores publicados, provenientes de 19 instituições e 7 estados brasileiros, além de uma submissão internacional (Canadá).


Embora haja uma concentração geográfica entre os artigos publicados (as regiões Sul e Sudeste contam por mais de 90% da origem dos autores), o público que lê e usa os casos da revista é bem mais diversificado, o que certamente reafirma a missão da revista de ser um instrumento para popularizar o uso de casos de ensino em administração no país.


Há uma saudável diversidade geográfica e institucional na relação dos professores que se cadastram para ter acesso não apenas aos casos, mas também às notas de ensino. Esperamos que essa demanda por diferentes materiais didáticos, com ênfase na realidade nacional, se transforme em incentivo para termos mais autores por todo o Brasil.


É fundamental lembrar que esses números só são possíveis pelo esforço de nossos avaliadores. Cada caso publicado passou por uma ou duas rodadas de avaliação duplo-cega, com um tempo médio de avaliação de 92 dias. Registramos assim nosso agradecimento aos professores que voluntariamente cederam seu tempo e dedicação para ler, comentar, criticar e sugerir melhorias para os casos publicados nas três primeiras edições da GVcasos.


Esta nova edição mantém a diversidade temática que já era tônica das edições anteriores e apresenta casos sobre empreendedorismo, carreiras, marketing, internacionalização, sustentabilidade e gestão de pequenas empresas. Como de costume, lembramos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta.


A todos, uma boa leitura e um bom uso dos casos em sala de aula!


Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Vol. 1, No 2: julho-dezembro 2011

Ao apresentarmos este segundo número da GVcasos, com trabalhos submetidos no segundo semestre de 2011, temos a satisfação de constatar que dois importantes objetivos da revista já vão se tornando realidade.


O primeiro deles diz respeito à diversidade de autores e instituições: desde o princípio, queríamos que a GVcasos não fosse um projeto apenas da FGV/EAESP, mas sim um veículo apropriado por toda a comunidade brasileira de ensino e pesquisa em Administração. Com efeito, dos 17 autores de trabalhos publicados nesta edição, nada menos do que 16 são externos à FGV/EAESP, atuando em uma variedade de universidades e centros de ensino e pesquisa de diferentes regiões do país. 


O segundo objetivo é a pluralidade de temas e áreas dentro da Administração. Neste segundo número, publicamos casos aplicáveis ao ensino em cursos de Logística, Gestão de Pessoas, Estratégia, Marketing, Negócios Internacionais e Tecnologia de Informação.


Além dos seis casos – e suas respectivas notas de ensino – selecionados para esta edição, a GVcasos também inaugura um espaço dedicado a reflexões sobre a produção e uso de casos de ensino. Esta área, que pode ser acessada a partir do link "dicas e reflexões sobre casos" na homepage da revista, traz contribuições de vários professores com reconhecida experiência no uso do método, e deverá ser enriquecida ainda mais nas próximas edições.


A todos desejamos uma ótima leitura e um uso profícuo do material, e salientamos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta.


 


Eduardo Diniz, editor chefe


Fernando Nogueira, editor adjunto


Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 


 

Vol. 1, No 1: janeiro-junho 2011

É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número da primeira revista acadêmica brasileira especializada em casos de ensino em Administração. Nascida na FGV-EAESP por meio de parceria entre a RAE-revista de administração de empresas e o CEDEA - Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, a GVcasos surge com o propósito de servir ao ensino de Administração no Brasil em todos os seus níveis, ao fomentar a produção e o uso de casos didáticos atualizados e de qualidade.


Longe de ser um projeto só da FGV-EAESP, a GVcasos pertence a toda a comunidade brasileira de ensino e pesquisa em Administração. Isto já se encontra refletido na variedade de autores deste número inaugural, em que estão presentes professores e pesquisadores de onze instituições diferentes. Essa pluralidade será uma das marcas da revista, que espera tornar-se o destino natural dos melhores casos de ensino focados na realidade brasileira.


Outra marca da revista deverá ser a diversidade temática. Neste primeiro número, publicamos casos aplicáveis ao ensino da Administração em diferentes áreas: Marketing, Sustentabilidade, Estratégia, Gestão da Saúde, Gestão Pública, Tecnologia de Informação, Gestão de Pessoas. Essa característica deve se expandir nas próximas edições, em que esperamos ampliar ainda mais o leque temático.


Desejamos a todos uma proveitosa utilização dos oito casos (e suas notas de ensino) disponibilizados abaixo, e salientamos que a GVcasos já está recebendo submissões de trabalhos para avaliação duplo-cega e publicação em seus próximos números.


Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


 

Dicas e reflexões sobre casos de ensino

Este espaço é dedicado a uma seleção de pequenos artigos, escritos a convite da GVcasos, contendo reflexões e dicas voltadas a todos aqueles que desejem escrever casos de ensino ou utilizá-los como ferramenta didática.


Os autores dos textos são professores, tanto da FGV/EAESP como de outras instituições, que possuem reconhecida experiência na elaboração e no uso de casos didáticos. Com isto, esperamos contribuir ainda mais com a missão da GVcasos, de promover a produção e o uso de casos no ensino em Administração no Brasil. 

Edição Piloto

Este é o número piloto da GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração. Trata-se de uma edição-teste, com o objetivo de testar o sistema eletrônico de submissão e publicação adotado pela revista, e também demonstrar ao público leitor o formato que a GVcasos deverá ter a partir de seu primeiro número, previsto para abril de 2011.


Exatamente por ser um teste, este número ainda está sujeito a aperfeiçoamentos, tanto técnicos (layout, navegação, etc) como editoriais. Aos leitores, pedimos que nos comuniquem suas impressões, bem como sugestões para o aperfeiçoamento deste que será o primeiro periódico brasileiro especializado em casos de ensino em Administração.


Neste número piloto, publicamos alguns dos casos produzidos na FGV-EAESP nos últimos anos, pertencentes ao acervo do CEDEA - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino e da Aprendizagem, da FGV-EAESP.


A revista aceita submissões de casos para publicação a partir de seu primeiro número, e para tanto convidamos os potenciais autores a se cadastrar no sistema e consultar a política editorial da revista.


Desejamos a todos uma boa leitura.


Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br