GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, editada desde 2011 pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), é um periódico brasileiro pioneiro, o primeiro do Brasil especializado na publicação de casos de ensino.

A missão da GVcasos é fomentar a produção e o uso de casos no ensino da Administração no Brasil, contribuindo para a democratização desse importante método de ensino-aprendizagem. A revista se apresenta como uma oportunidade de publicação qualificada para professores, pesquisadores e demais autores de casos, e ao mesmo tempo um repositório gratuito de casos de qualidade, disponíveis para uso por docentes de Administração em todo o País, especialmente aqueles sem acesso a bancos de casos pagos. A revista também contribui para a produção e circulação de casos nacionais de qualidade, focados na realidade de negócios brasileira.

Tal missão está sintonizada aos objetivos da Fundação Getulio Vargas, criada em 1944 para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País.

O público público-alvo da revista é formado por professores e alunos de cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e áreas correlatas, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou educação continuada.

Os trabalhos publicados passam pelo crivo da avaliação duplo-cega e pelo processo editorial da RAE Publicações.

O conteúdo da GVcasos é composto de duas seções:

  • Conteúdo acessível de forma ampla, aberta e sem restriçoes: casos de ensino nas diversas áreas da Administração, disponíveis para o público em geral.
  • Conteúdo exclusivo para professores: formado pelas notas de ensino dos casos publicados na parte aberta. O acesso a esta parte é gratuito, mas controlado pela FGV EAESP.

GVcasos conta hoje com 1300 professores assinantes com acesso às notas. Este número vem crescendo à ordem de 200 por ano. Isto significa que, a cada ano, duzentos novos professores, espalhados pelas mais diversas escolas de Administração no Brasil, passam a usar em suas aulas o material didático disponibilizado pela revista. Multiplique-se esse número de professores pelo de alunos atingido por cada um a cada ano, nos diferentes níveis de ensino, e ter-se-á uma aproximação do impacto da GVcasos.

A periodicidade da GVcasos é semestral. Inicialmente publicada nos meses de abril e outubro, em 2020 passou a ser atualizada em sistema de fluxo contínuo, a fim de ganhar agilidade, diminuindo o tempo entre a submissão e a publicação.

v. 12 n. 1 (2022): Vol. 12, n. 1: janeiro-junho 2022

Neste primeiro número de 2022, a GVcasos passa a circular com uma novidade: um projeto visual inteiramente renovado. O leitor perceberá, ao acessar os casos e as notas de ensino, que os textos adotaram uma nova apresentação gráfica. A mudança já tinha sido iniciada em 2021, com a renovação visual do site, e agora de estende às páginas internas. O objetivo foi tornar a apresentação da revista mais leve e agradável à leitura, por meio de um projeto gráfico mais moderno, e ao mesmo tempo buscar uma maior identidade visual entre a GVcasos e as suas “irmãs”, isto é, as demais revistas da RAE Publicações.

Para abrir esta edição, inaugurando o novo projeto gráfico, decidimos produzir um trabalho tambem inovador. Trata-se de um “metacaso”, ou seja, um caso de ensino para ser aplicado em cursos de escrita de casos de ensino. Por sua singularidade, este trabalho é publicado de maneira diferente da usual: excepcionalmente, não só o corpo do caso mas também as notas de ensino são disponibilizadas de forma aberta, com acesso livre. Com isto, ele pode ser lido como um caso aplicável por docentes em aulas de escrita de casos, mas também como um artigo ou pequeno manual para apoiar autores em geral na elaboração de seus casos. 

Os demais trabalhos apresentados neste número caracterizam-se pela diversidade tradicional da GVcasos. Há casos de ensino reais, sobre relevantes players do ambiente de negócios brasileiro, assim como também há casos habilmente construídos por seus autores a partir de narrativas ficcionais. Do ponto de vista temático, há casos voltados à aplicação em cursos de estratégia empresarial, contabilidade e finanças, gestão de startups, gestão social, entre outras áreas e temas da Administração.

Como já se tornou tradição na GVcasos, este número vai ao ar ainda incompleto, já que a revista é publicada em sistema de fluxo contínuo. Aos trabalhos aqui publicados, irão gradualmente se somando outros que estão em diferentes fases do processo editorial, e a edição só se completará em junho de 2022.

Desejamos a todos um proveitoso uso do material, agora com a leitura mais agradável propiciada pelo novo visual.

Martin Jayo
Editor adjunto

Publicado: 2022-02-17

Ver Todas as Edições
Mais da GVcasos

 

Pâmella Wagner Lezan (Universidade do Vale do Itajaí) fala sobre o caso de ensino que propõe uma discussão sobre o papel do RH para intervir e prevenir o assédio sexual no trabalho.

 

 

Chamada de Trabalhos

 

A GVcasos convida autores para submissão em um dossiê especial sobre Tecnologia Social com o objetivo de reunir casos de ensino que tratam desse tema de alta relevância.

Veja mais

Equipe Editorial

 

Editor-chefe: Thomaz Wood Jr

Editor adjunto: Martin Jayo

Veja mais

Publique na GVcasos

 

Diretrizes da Revista:

  • Revisão rigorosa por pares de sua pesquisa
  • Rápida publicação
  • Público multidisciplinar
  • Alta visibilidade e exposição global

Submeta agora