Todas as Edições

2013

Vol. 3, No 2: julho-dezembro 2013

Editorial

Ao tomar contato com este número da GVcasos, o leitor habitual perceberá de imediato uma mudança: o aumento do número de trabalhos publicados. Decidimos incluir nesta edição um total de oito casos e suas respectivas notas de ensino, contra os habituais cinco ou seis que vínhamos publicando nas anteriores. A mudança é resultado de um consistente aumento no número de submissões recebidas, o que certamente é algo a ser comemorado neste final de 2013. Além dos oito trabalhos aqui publicados, temos ainda outros 18 que se encontram em processo de avaliação, o que nos indica que em 2014 conseguiremos manter o novo patamar, ou quem sabe até superá-lo.

Outra novidade é um crescimento na proporção de casos na área de gestão pública e social. Nada menos do que três dos oito casos publicados nesta edição abordam essa temática, sem prejuízo para a diversidade já tradicional na GVcasos. Além da gestão pública e social, a presente edição também traz casos nas áreas de Estratégia, Administração de Varejo, Marketing de Serviços, Finanças e Controladoria.

Desejamos a todos um uso proveitoso deste material, e lembramos que a submissão de novos casos, para publicação nos próximos números, se encontra permanentemente aberta.

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Vol. 3, No 1: janeiro-junho 2013

Editorial

Este novo ano da GVcasos começa com uma ótima notícia: a revista passou a fazer parte da lista Qualis / Capes, com uma avaliação B4. Essa conquista, a ser celebrada com nossos autores, revisores, leitores e membros do Comitê Científico, é fruto de um trabalho de três anos e reforça a visão da FGV-EAESP em oferecer um veículo exclusivo para publicação de casos de ensino à comunidade acadêmica brasileira, por meio da parceria entre RAE – Revista de Administração de Empresas e CEDEA – Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem.

Sendo esta a primeira edição do ano, é momento também de apresentar um balanço dos números da revista no ano anterior. Foram submetidos 37 casos (quase o dobro dos 19 de 2011), dos quais 12 foram publicados, 16 rejeitados e 11 permanecem em processo de avaliação. O aumento de submissões permite que a revista se torne mais seletiva, progressivamente baixando sua taxa de aceitação.

É interessante notar que mesmo com o expressivo aumento no número de submissões, os prazos de avaliação dos casos publicados diminuíram de 142,1 para 96,1 dias, em média. Lembramos que todos estes casos passam por no mínimo uma rodada de avaliação (blind-review).

Dos casos rejeitados, ainda temos uma proporção considerável (42,9%) que é descartada por não se enquadrar nas diretrizes editoriais da revista, seja por ser um artigo acadêmico tradicional, uma descrição de um estudo de caso (ou seja, o caso enquanto método de pesquisa, não como ferramenta pedagógica) ou uma submissão incompleta (em geral, apenas o caso sem as notas de ensino).

Para terminar este balanço, nota-se que o número de assinantes da revista mais do que dobrou de um ano para o outro, chegando a 109 ao final de 2012. Lembramos que o acesso às notas de ensino dos casos publicados é restrito aos assinantes, e reforçamos o convite para que os professores interessados em usar os casos se cadastrem como assinante, caso ainda não o tenham feito.

Em relação a esta edição, trazemos casos que passam por muitos dos temas tradicionais da academia brasileira em administração, como finanças, posicionamento estratégico e expansão internacional. Além destes, temos um caso que discute uma situação envolvendo liderança e cultura organizacional, e outro ligado aos desafios de uma política pública na área de Tecnologia e Desenvolvimento – este em inglês e com links para vídeos, ajudando a ilustrar a realidade descrita no caso de forma mais viva ao leitor. A diversidade de estilos, tamanhos e narrativas, já característicos da revista, se mantém, refletindo a diversidade do comunidade acadêmica e atendendo a diferentes propósitos pedagógicos.

A todos, boa leitura e boas discussões em sala de aula!

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 


2012

Vol. 2, No 2: julho-dezembro 2012

Editorial

Esta nova edição da GVcasos traz alguns dos temas recorrentes de números anteriores:

- gestão de pequenas e médias empresas (Stakeholders: fonte de informação para o planejamento de marketing);
- empreendedorismo e internacionalização (Sobral and its hard earned success in the international costume jewelry Market);
- desafios na gestão de recursos humanos (A resposta da geração y na estratégia de crescimento organizacional);
- finanças corporativas (Recuperação judicial de uma empresa aérea em crise econômico-financeira / Concessões de termoelétricas no brasil: investir ou não?); e
- gestão pública e social (Ação coletiva e desenvolvimento local: o caso de Poço Verde).

Para além da diversidade temática, os casos desta edição também mostram a variedade de estilos, complexidade e abordagens que caracterizam o método. Há textos curtos (4 páginas) e longos (mais de 10). Alguns apresentam questões mais amplas e abertas, enquanto outros pedem uma avaliação mais focada em torno de alternativas claramente definidas. Há uma boa variedade de personagens principais: os alunos podem se colocar no papel de CEO de empresa aérea, de empreendedor reconhecido internacionalmente ou mesmo de prefeito de uma cidade de interior. 

Em comum a todos os casos, o desafio de um bom uso pelo professor que escolher utilizá-lo em sua sala de aula. As notas de ensino oferecem valiosas pistas e ajudam a mapear opções didáticas e teóricas, mas não tiram a responsabilidade do professor por realizar suas próprias escolhas. Aqui vale sua experiência e habilidade em saber quais caminhos percorrer, quais questões priorizar e quais dinâmicas se adaptam mais ao perfil da turma e aos objetivos pedagógicos.  

Para que essa riqueza de opções, temas e situações administrativas continue nas futuras edições, lembramos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta e convidamos a todos a enviarem seus casos para a GVcasos.

A todos, uma boa leitura e sábias escolhas para o uso dos casos em sala de aula!

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 

 

Vol. 2, No 1: janeiro-junho 2012

Editorial

Entrando em seu segundo ano de vida, a GVcasos tem a satisfação de compartilhar alguns números de sua breve história. Desde a edição piloto, foram 48 submissões, das quais se chega aos 23 casos publicados - contando com os seis desta edição. São 53 autores publicados, provenientes de 19 instituições e 7 estados brasileiros, além de uma submissão internacional (Canadá).

Embora haja uma concentração geográfica entre os artigos publicados (as regiões Sul e Sudeste contam por mais de 90% da origem dos autores), o público que lê e usa os casos da revista é bem mais diversificado, o que certamente reafirma a missão da revista de ser um instrumento para popularizar o uso de casos de ensino em administração no país.

Há uma saudável diversidade geográfica e institucional na relação dos professores que se cadastram para ter acesso não apenas aos casos, mas também às notas de ensino. Esperamos que essa demanda por diferentes materiais didáticos, com ênfase na realidade nacional, se transforme em incentivo para termos mais autores por todo o Brasil.

É fundamental lembrar que esses números só são possíveis pelo esforço de nossos avaliadores. Cada caso publicado passou por uma ou duas rodadas de avaliação duplo-cega, com um tempo médio de avaliação de 92 dias. Registramos assim nosso agradecimento aos professores que voluntariamente cederam seu tempo e dedicação para ler, comentar, criticar e sugerir melhorias para os casos publicados nas três primeiras edições da GVcasos.

Esta nova edição mantém a diversidade temática que já era tônica das edições anteriores e apresenta casos sobre empreendedorismo, carreiras, marketing, internacionalização, sustentabilidade e gestão de pequenas empresas. Como de costume, lembramos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta.

A todos, uma boa leitura e um bom uso dos casos em sala de aula!

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


2011

Vol. 1, No 2: julho-dezembro 2011

Editorial

 

Ao apresentarmos este segundo número da GVcasos, com trabalhos submetidos no segundo semestre de 2011, temos a satisfação de constatar que dois importantes objetivos da revista já vão se tornando realidade.

 

O primeiro deles diz respeito à diversidade de autores e instituições: desde o princípio, queríamos que a GVcasos não fosse um projeto apenas da FGV/EAESP, mas sim um veículo apropriado por toda a comunidade brasileira de ensino e pesquisa em Administração. Com efeito, dos 17 autores de trabalhos publicados nesta edição, nada menos do que 16 são externos à FGV/EAESP, atuando em uma variedade de universidades e centros de ensino e pesquisa de diferentes regiões do país.

 

O segundo objetivo é a pluralidade de temas e áreas dentro da Administração. Neste segundo número, publicamos casos aplicáveis ao ensino em cursos de Logística, Gestão de Pessoas, Estratégia, Marketing, Negócios Internacionais e Tecnologia de Informação.

 

Além dos seis casos – e suas respectivas notas de ensino – selecionados para esta edição, a GVcasos também inaugura um espaço dedicado a reflexões sobre a produção e uso de casos de ensino. Esta área, que pode ser acessada a partir do link "dicas e reflexões sobre casos" na homepage da revista, traz contribuições de vários professores com reconhecida experiência no uso do método, e deverá ser enriquecida ainda mais nas próximas edições.

 

A todos desejamos uma ótima leitura e um uso profícuo do material, e salientamos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta.

  

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto

Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 

 

Vol. 1, No 1: janeiro-junho 2011

Editorial

É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número da primeira revista acadêmica brasileira especializada em casos de ensino em Administração. Nascida na FGV-EAESP por meio de parceria entre a RAE-revista de administração de empresas e o CEDEA - Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, a GVcasos surge com o propósito de servir ao ensino de Administração no Brasil em todos os seus níveis, ao fomentar a produção e o uso de casos didáticos atualizados e de qualidade.

 

Longe de ser um projeto só da FGV-EAESP, a GVcasos pertence a toda a comunidade brasileira de ensino e pesquisa em Administração. Isto já se encontra refletido na variedade de autores deste número inaugural, em que estão presentes professores e pesquisadores de onze instituições diferentes. Essa pluralidade será uma das marcas da revista, que espera tornar-se o destino natural dos melhores casos de ensino focados na realidade brasileira.

 

Outra marca da revista deverá ser a diversidade temática. Neste primeiro número, publicamos casos aplicáveis ao ensino da Administração em diferentes áreas: Marketing, Sustentabilidade, Estratégia, Gestão da Saúde, Gestão Pública, Tecnologia de Informação, Gestão de Pessoas. Essa característica deve se expandir nas próximas edições, em que esperamos ampliar ainda mais o leque temático.

 

Desejamos a todos uma proveitosa utilização dos oito casos (e suas notas de ensino) disponibilizados abaixo, e salientamos que a GVcasos já está recebendo submissões de trabalhos para avaliação duplo-cega e publicação em seus próximos números.

 

Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 


2010

Vol. 0, No 0: Edição Piloto

Editorial

Este é o número piloto da GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração. Trata-se de uma edição-teste, com o objetivo de testar o sistema eletrônico de submissão e publicação adotado pela revista, e também demonstrar ao público leitor o formato que a GVcasos deverá ter a partir de seu primeiro número, previsto para abril de 2011.

Exatamente por ser um teste, este número ainda está sujeito a aperfeiçoamentos, tanto técnicos (layout, navegação, etc) como editoriais. Aos leitores, pedimos que nos comuniquem suas impressões, bem como sugestões para o aperfeiçoamento deste que será o primeiro periódico brasileiro especializado em casos de ensino em Administração.

Neste número piloto, publicamos alguns dos casos produzidos na FGV-EAESP nos últimos anos, pertencentes ao acervo do CEDEA - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino e da Aprendizagem, da FGV-EAESP.

A revista aceita submissões de casos para publicação a partir de seu primeiro número, e para tanto convidamos os potenciais autores a se cadastrar no sistema e consultar a política editorial da revista.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br


0

DICAS E REFLEXÕES SOBRE CASOS

Esta área é dedicada a uma seleção de pequenos artigos, escritos a convite da GVcasos, contendo reflexões e dicas voltadas a todos aqueles que desejem escrever casos de ensino ou utilizá-los como ferramenta didática.

Os autores dos textos são professores, tanto da FGV/EAESP como de outras instituições, que possuem reconhecida experiência na elaboração e no uso de casos didáticos. Com isto, esperamos contribuir ainda mais com a missão da GVcasos, de promover a produção e o uso de casos no ensino em Administração no Brasil. 


1 a 8 de 8 Itens    

Fundação Getulio Vargas
Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Av. 9 de Julho, 2029 - 01313-902, São Paulo, Brasil