Todo mundo #NU: uso de data science em serviços

Conteúdo do artigo principal

Thiago Assunção de Moraes
Antonio Messias Valdevino
Lívia Nogueira Pellizzoni

Resumo

O caso é uma narrativa com enredo fictício, baseado em fatos reais, extraídos das redes sociais, do processo para se tornar cliente Nubank. São apresentados dois personagens que contextualizam a análise de perfil para se tornar #NU; apresentam-se as motivações de Velez, fundador do Nubank, para criar a empresa, caracteriza-se a empresa e apontam-se os processos de uso de data science, análise de big data e como o uso de dados pode contribuir para o gerenciamento de um negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Casos
Biografia do Autor

Thiago Assunção de Moraes, Programa de Pós-Graduação em Administração - (PPGA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Administração e doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como professor substituto no Instituto Federal do Piauí e professor da Faculdade Estácio/CEUT, em Teresina, possui experiência no ensino técnico, graduação e pós-graduação latu sensu. Atuou como Diretor financeiro de uma OSCIP e Diretor de planejamento de uma agência de publicidade. Atual linha de pesquisa voltada para Data Science, Marketing Analytics e Comportamento de Consumo.

Antonio Messias Valdevino, Programa de Pós-Graduação em Administração - (PPGA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), com ênfase em Marketing e Sociedade. Especialista em Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN-2017). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2016). É membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), com pesquisas nas áreas de Ensino e Pesquisa em Administração e Consumo. Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração, Comportamento do Consumidor, Cultura e Consumo e Ciência de dados aplicada a Negócios.

Lívia Nogueira Pellizzoni, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, linha de Marketing e Sociedade. Integrante do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura (GP Ciber), grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Especialista em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e técnica em Design de Interiores pela Escola Técnica Geração (2014). Atualmente, é professora nos Cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Já atuou como professora no SENAC/CE, SENAC/SC e SENAC/PB e como Coordenadora de tutoria da Pós Graduação Mídias na Educação do IFSC. Tem como interesse de pesquisa Marketing, Consumo Colaborativo, Economia Criativa, Comportamento do Consumidor e Turismo.