O dia 12 de dezembro de 2019 marcou o surgimento de um novo coronavírus (COVID-19), causador de epidemia de síndrome respiratória aguda nos seres humanos. Declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a COVID-19 vem expondo as fragilidades dos sistemas sanitários e desafiando globalmente os governos. 

Revista de Administração Pública (RAP) elaborou uma série de ações que buscam se juntar aos esforços de atores públicos, privados e sem fins lucrativos mobilizados no enfrentamento da pandemia da COVID-19:   

1. Em colaboração com os professores Claudia N. Avellaneda, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Kohei Suzuki, da Universidade de Leiden, na Holanda, foi elaborada a chamada de artigos sobre o tema “Respostas governamentais à pandemia da COVID-19”. A chamada buscou reunir reflexões sobre estratégias adotadas por vários governos internacionais, permitindo construir uma base comparativa de análise das diferentes abordagens e seus resultados. Para acessar os artigos publicados clique aqui.

2. Uma segunda chamada especial de artigos, “A resposta da administração pública brasileira aos desafios da pandemia”, foi elaborada com o objetivo de reunir artigos curtos (até quatro mil palavras) que respondessem, de modo cirúrgico, a desafios concretos impostos pela pandemia à administração pública no Brasil. Para acessar os artigos publicados clique aqui.

3. Por fim, a RAP disponibilizou um repositório de artigos publicados na revista, sobre o tema de Gestão e Políticas Públicas de Saúde, permitindo acesso fácil aos interessados no assunto. Para acessar o repositório de artigos clique aqui.