Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

OJS@FGV


Este repositório hospeda todas as publicações periódicas produzidas pela FGV e oferece acesso livre ao conteúdo integral dos artigos nelas publicados.

Ele é parte integrante da Biblioteca Digital FGV

Para ver a lista de A a Z das revistas hospedadas, clique na letra correspondente:  


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

AgroANALYSIS

A Agroanalysis é a revista de gestão da Fundação Getulio Vargas que oferece informações precisas e relevantes para a tomada de decisão no agronegócio. Contando com uma equipe de colaboradores formada pelos melhores profissionais e estudiosos do setor agropecuário, em suas edições mensais o leitor encontra matérias sobre meio ambiente, ciência e tecnologia, mercado internacional, legislação, pesquisa e desenvolvimento, negócios, cadeias produtivas, conjuntura econômica e setorial, entre outros assuntos. A imparcialidade e seriedade com que a informação é tratada, assim como a qualidade de seus artigos, fazem da Agroanalysis uma das mais importantes publicações formadoras de opinião voltada para o setor.

Atenção: As sete edições mais atuais desta publicação são exclusivas para assinantes. Se você for um assinante, Clique aqui

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Anuário da Indústria de Fundos de Investimento

O Anuário da Indústria de Fundos de Investimento, resultado de uma iniciativa conjunta entre a ANBIMA e o GV CEF (Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas), traz um panorama completo do segmento no Brasil, com dados relativos ao ano anterior.

A publicação, disponível em português e inglês, inclui perfis das assets que atuam no mercado brasileiro, com informações sobre os produtos, estruturas organizacionais, principais estratégias, volumes sob gestão, entre outros dados relevantes para investidores e público em geral.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Anuário de Pesquisa GVPesquisa

Este anuário apresenta sínteses de pesquisas realizadas pelos professores pesquisadores da FGV-EAESP. Os trabalhos foram financiados pelo GVpesquisa, área de apoio às atividades de pesquisa da FGV-EAESP.  Eles estão organizados em quatro categorias, sendo duas de apoio individual, relacionadas a projetos realizados com apoio da bolsa-balcão e da bolsa-colegiado, e duas de apoio coletivo, relacionadas a projetos de Linhas de Pesquisa e de Centros de Estudos.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Arquivos Brasileiros de Psicologia

Esta revista completa, ao entrar em 1979, 30 anos de existência. Única em toda a América Latina, na área da Psicologia, a circular durante esse período sem qualquer interrupção ou quebra de regularidade.

Com a ampliação em várias direções de sua atuação, não se limitando apenas aos aspectos aplicativos da investigação e do ensino em Psicologia, a revista passa a chamar-se Arquivos Brasileiros de Psicologia.

Criada em 1979, a revista teve seu último número editado pelo ISOP/FGV em 1990.

Títutos Anteriores: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada

Desde seu aparecimento, há vinte anos, tem este periódico mantido o título de Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. A partir do presente número [volume 21/1969], no entanto, recebe esse nome uma pequena modificação, mais de forma que de substância. Torna-se agora Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, sem que isso de qualquer forma lhe altere o programa, a periodicidade da publicação e a função de órgão oficial do Instituto de Seleção e Orientação Profissional, unidade da Fundação Getulio Vargas.

Criada em 1969, a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada teve seu último número em 1978.

Títuto Anterior: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica

Título Posterior: Arquivos Brasileiros de Psicologia

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Arquivos Brasileiros de Psicotécnica

O ISOP tem por objetivo básico contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante o estudo científico das aptidões e vocações do primeiro e dos requisitos psicofisiológicos do segundo.

A estrutura e principais atividades do ISOP vão, sumariamente, descritas e ilustradas nas páginas que se seguem.

A publicação destes Arquivos visa conclamar os que estudam o assunto do ponto de vista científico, os profissionais da psicotécnica, os nossos administradores, empregadores, nas atividades públicas ou privadas, "consumidores" do fator humano, que tanto necessitam de mão de obra adequada, encetarmos, juntos, uma forte campanha de aumento da produção nacional, de maior rendimento, de maior felicidade no trabalho, através da Seleção e da Orientação Profissional.

A revista foi criada em 1949 e extinta em 1968.

Títulos posteriores: Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada e Arquivos Brasileiros de Psicologia

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Boletim de Conjuntura

Com o objetivo de produzir, fomentar e disseminar pesquisas, estudos e conhecimentos na área de Energia, contribuindo para a evolução do setor energético de forma coerente com um desenvolvimento sustentável, a FGV Energia está disponibilizando o Boletim de Conjuntura.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Boletim do Centro de Pesquisas Administrativas da EBAP

Teve início em 1964 sendo a principal finalidade do BOLETIM promover o intercâmbio de informações sobre o que as diversas instituições estão fazendo no Brasil, no campo do ensino,da pesquisa e da assistência técnica em administração pública. Depois começaram a ser publicados pequenos trabalhos aproveitando-se, naturalmente, um veiculo que teve tão boa acolhida por parte dos estudiosos das instituições e entidades para as quais estava voltado.

Em 1966 foi publicado o último número  encerrando a história do BOLETIM do Centro de Pesquisas Administrativas da EBAP. Não devemos, entretanto, lamentar este fato porque o BOLETIM desaparece para dar lugar à Revista de Administração Pública que a EBAP, através de seu Centro de Pesquisas Administrativas, destinada ao estudo dos problemas de administração pública no Brasil.

Título posterior: RAP - Revista de Administração Pública

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

The Brazilian Economy

Founded in November 1947, Conjuntura Econômica is one of the oldest publications for expert economic analysis of both the Brazilian and international economies. Since February 2009, IBRE has published an English version of Conjuntura Econômica (The Brazilian Economy). Through this publication IBRE compares different periods of the economy, assessing both macroeconomic considerations and scenarios related to finance, administration, marketing, management, insurance, statistics, and price indices.

This publication was descontinued in september 2016.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Brazilian Review of Econometrics

Publicada desde 1981, a Brazilian Review of Econometrics é uma publicação bianual e está entre os mais respeitados periódicos brasileiros em economia. Ela é a revista da Sociedade Brasileira de Econometria, uma sociedade científica, que tem por objetivo desenvolver e avançar o uso de métodos estatísticos e matemáticos, aplicados à análise de problemas econômicos.

A Brazilian Review of Econometrics serve como uma plataforma para a publicação de pesquisas em economia e econometria teórica e aplicada. A revista também publica resenhas retrospectivas e críticas de tópicos atuais em economia e econometria.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Caderno de Inovação

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos EBAPE.BR

O Cadernos EBAPE.BR é um periódico online com foco na área de Administração, patrocinado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Foi publicado online em 2003 com a missão de modernizar a série Cadernos EBAP. O periódico, com periodicidade trimestral, tem como objetivo promover o debate de temas relevantes na Administração. A linha editorial está baseada em perspectivas interdisciplinares e críticas.

A linha editorial do Cadernos EBAPE.BR almeja a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio da publicação de ensaios teóricos relacionados à área de Administração e o público-alvo do Cadernos EBAPE.BR inclui professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Administração e áreas afins, e profissionais da administração, no Brasil e no exterior.

ISSN online 1679-3951

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos Gestão Pública e Cidadania

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania são publicados pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo e editados pela RAE-publicações. Os Cadernos têm como principal objetivo divulgar trabalhos acadêmicos sobre gestão e políticas públicas.

A revista Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGP&C) é publicada exclusivamente online, em acesso aberto, sem restrições, e usa o Open Journal Systems (OJS) no processo de submissão, avaliação duplo-cega e publicação do periódico. CGP&C não praticam taxa de submissão e publicação de artigo (APC-Author Processing Charge).

Cadernos Gestão Pública e Cidadania comprometem-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:

  • adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
  • adota software de detecção de similaridades;
  • adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

Mais detalhes do Código de Ética adotado por CGP&C podem ser visualizados em Código de Ética RAE-publicações.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Carta CEMAP

O boletim incentiva a pesquisa em macroeconomia aplicada e as discussões políticas macroeconômicas com o objetivo de analisar a economia brasileira.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Conjuntura da Construção

A Revista Conjuntura da Construção é uma publicação trimestral conjunta do SindusCon-SP e da FGV, por meio do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Curriculum

Curriculum foi criada em 1962, publicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e de periodicidade trimestral. O título da revista - "Curriculum" - foi escolhido em face da importância das reformas curriculares. A revista pretendia contribuir para a melhoria do ensino, e constituir-se como publicação valiosa para o professorado.

A Curriculum não só trata das disciplinas escolares e de sua metodologias, mas também de qualquer tema de interesse para os educadores, atribuindo-se prioridades às questões atinentes ao nível médio. Sua publicação foi encerrada em 1976.

Títuto Posterior: Forum Educacional

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Ei! Ensino inovativo

A revista Ensino Inovativo (Ei!) é uma publicação eletrônica da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), criada pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (CEDEA), em 2014.

Inspirada no Programa Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem, que visa reconhecer, premiar e disseminar iniciativas inovadoras de ensino, a revista busca apresentar artigos sobre o que vem sendo proposto no segmento e de que forma a Escola está atuando nesta área.

A publicação também tem como foco divulgar as ideias propostas pelos docentes da instituição e seus resultados.

O público-alvo é formado pela comunidade acadêmica, entre eles professores, mestres, doutores e alunos, bem como leitores interessados no tema.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Finanças & Desenvolvimento

Finanças e Desenvolvimento é uma publicação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento.

A edição em português é traduzida do texto original em inglês e publicada em colaboração com a Fundação Getulio Vargas. Encerrada em 1998.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Forum Educacional

A Forum Educacional, criada em 1977, é uma publicação do Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE) da Fundação Getulio Vargas de periodicidade trimestral. A revista procurava atenuar, na medida em que lhe era possível, a deficiência que se verificava, no setor importantíssimo "produção - circulação", do campo educacional. Forum Educacional era um veículo de divulgação de estudos e pesquisas realizadas no setor educacional, aberto às diversas perspectivas e enfoques, por forma a assegurar a indispensável liberdade crítica e inovadora. Sua publicação foi encerrada em 1990.

Títuto Anterior: Curriculum

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Getulio

Esta revista surge na esteira de um projeto maior, dentro da Fundação Getulio Vargas, resultado de muitas reflexões. A fundação nasceu com a preocupação de formar quadros, produzir conhecimento, para auxiliar o desenvolvimento do país. Dessa preocupação surgem alguns dos valores que norteiam a Fundação Getulio Vargas: produzir conhecimento, impulsionar uma ciência que se ja nacional, que leve em conta as idiossincrasias do ser brasileiro. Formar pessoas, investir em recursos humanos e, assim, contribuir com o desenvolvimento nacional, seja na esfera estatal, formando e habilitando gestores mais eficientes da "coisa pública", se ja no setor privado, capacitando homens de negócios que irão gerar mais riquezas e novas oportunidades de empreendimento, conduzindo-se por padrões éticos mais acertados, contribuindo para um projeto de Brasil.

A revista Getulio surge nesse marco maior e com algumas propostas concretas. Como a de sensibilizar o empresariado, tomador de decisão, e os gestores públicos, de que existe uma reflexão jurídica, uma preocupação em torno do Direito, que pode contribuir para a melhoria da eficiência de sua atividade e para a agilização dos processos que levarão ao desenvolvimento.

Este periódico que você começa a ler agora buscará mostrar ao gestor e ao advogado que o Direito existe enquanto uma dinâmica que se relaciona com o mundo à sua volta, com as atividades de hoje que implicam crescimento em longo prazo. O advogado tem de estar atento às questões jurídicas, às discussões que determinarão seus resultados e sua atuação a longo prazo, temas como a reforma na lei de falência s, a reforma processual, fiscal, legislativa. Pois o Direito permeia todas essas questões e não se pode pensar hoje um profissional que não tenha consciência desse repertório e não se alimente dele.

A proposta desta revista Getulio é mostrar para o mundo jurídico a importância desse papel que o advogado tem a ocupar, e a importância de não estar apenas focado na operação, no microcosmo - mas de estar atento ao todo, aos grandes movimentos à nossa volta. A missão desta nova publicação do GVlaw é ser um gerador de idéias inovadoras. E o núcleo dessa aposta está em completa sintonia com um dos princípios norteadores da Fundação Getulio Vargas, que é contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país. A função do projeto GVlaw é formar profissionais com uma visão mais ampla do Direito, preocupados com valores essenciais para a nossa arrancada para um país melhor. E a revista Getulio chega para dar voz a essa proposta, para fomentar esse debate, para estimular as discussões de novas idéias.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

GV-executivo

GV-executivo, lançada em agosto de 2002 (sob o título RAE-executivo), é a revista de gestão, estratégia e cultura da FGV/EAESP, direcionada ao jovem administrador, focada em prática administrativa, formação profissional, atualidades, serviços aos alunos e professores da FGV/EAESP e relacionamento com a comunidade interna e externa à FGV.

GV-executivo é uma revista generalista comprometida com a disseminação de conhecimento em Administração. Procura contribuir para a discussão crítica de um amplo espectro de temas relevantes ao mundo empresarial, e estimula a discussão e adoção de práticas de gestão inovadoras.

Seu público-alvo são os jovens administradores - aí incluídos tanto os profissionais que já atuam em funções gerenciais na comunidade empresarial, como também os que estão se preparando para ingressar no mercado, seja em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Journal of Operations and Supply Chain Management

Journal of Operations and Supply Chain Management is an international journal published twice a year that aims to advance knowledge and science and stimulate greater thought and effort in the field of Operations Management theory and practice, by publishing papers that are both academic with rigourous metodology as well as have managerial relevance. It is a peer reviewed journal available online to the ultimate goal to contribute with the development of O&SCM knowledge in different markets.

JOSCM provides readers with new and helpful information; new theory or techniques; research generalizations about OM thoughts and practices; OM understanding by researchers and practitioners; creative views and syntheses of dispersed concepts in OM; and articles in subject areas which have significant current impact on thought and practice in OM and which present challenges for the future.

The primary audience includes researchers who are interested in advancing the field and practitioners who manage product and process design, operations, and supply chains. The journal presents to this audience the concepts, theories, and research methods that address currently unresolved issues in operations management.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Mosaico

Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

A revista tem como objetivo promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico por meio da publicação de artigos voltados para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, respeitando a interdisciplinaridade e valorizando o diálogo entre as áreas. Também poderão ser publicadas outras produções acadêmicas, como resenhas de livros, entrevistas e notas de pesquisas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

P22_ON

A P22_ON é um produto eletrônico da Página22 voltado para a disseminação na sociedade do conhecimento gerado pelos pesquisadores do FGVces - Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV-EAESP  nas suas diversas linhas de atuação. Para isso, busca usar uma linguagem atraente e acessível aos diversos públicos, acreditando que a informação clara é o primeiro passo para a construção de políticas públicas que tragam bem-estar para todos. Vai ao ar a cada dois meses, intercalado com a edição da revista, que o leitor já conhece.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Página 22

 

 

PÁGINA22 é uma publicação voltada para os dilemas do século XXI e os desafios para que a humanidade caminhe em direção ao século XXII com uma visão do mundo como um sistema único – no qual os modelos econômicos só fazem sentido se promoverem o bem-estar social e a manutenção das condições naturais que garantem a vida na Terra.

Fruto do casamento entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas e jornalistas independentes, a revista impressa nasceu em dezembro de 2005, sob o título de ADIANTE. Rebatizada de PÁGINA22 em setembro de 2006, vem se consolidando como um fórum de debates aberto a todas as partes envolvidas e interessadas nas questões de inovação e sustentabilidade – e no legado que deixaremos para as futuras gerações.

Um dos elementos mais importantes para trilhar o caminho em direção a um mundo mais sustentável é a garantia do acesso à informação de qualidade e contextualizada, assim como à discussão de alto nível sobre as intrincadas relações entre economia, meio ambiente e sociedade. Esse é o desafio de PÁGINA22 e a contribuição que esperamos dar na construção de um futuro mais sustentável.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

1 a 25 de 44 itens