Da tolerância à caridade: sobre religião, laicidade e pluralismo na atualidade

Autores

  • Jonathan Menezes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

tolerância religiosa, caridade, Vattimo, verdade

Resumo

As questões da (in)tolerância entre as religiões e da liberdade de crença e de pensamento não são novas para a história, ou melhor, não são exclusivas desta época. Basta lembrar, para os propósitos aqui arrolados, uma obra do período iluminista, o Tratado sobre a tolerância de Voltaire, que tratava precisamente disto. Em contrapartida, mesmo vivendo numa era de consolidação de fenômenos de secularização, como Gianni Vattimo entende ser a nossa – e que tem a ver com liberdade, celebração e respeito às diferenças –, ainda se vislumbra a intolerância para com diferentes crenças religiosas, e o não respeito, especialmente por parte de setores de religiões majoritárias como o cristianismo, ao princípio de laicidade do Estado. Em diálogo com o pensiero debole (pensamento fraco) de Vattimo, analisarei a proposta deste autor de migração da ideia de tolerância para a de caridade, como meio de mover-se para além de uma relação metafísica com a verdade nas religiões para a noção pouco comum às práticas e discursos religiosos de uma verdade kenótica, isto é, esvaziada de pretensões de correspondência e, por conseguinte, de imposição sobre outras.

Biografia do Autor

Jonathan Menezes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando em História da UNESP-Assis e professor da Faculdade Teológica Sul Americana em Londrina (PR).

Referências

ALVES, R. Filosofia da Ciência. 13 ed. São Paulo: Loyola, 2002.

BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes. Sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BERGER, P.; ZIJDERVELD, A. Em favor da dúvida. Como ter convicções sem se tornar um fanático. Tradução: Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CAMURÇA, M. A. A realidade das religiões no Brasil no Censo do IBGE-2000. In: As religiões no Brasil. Continuidades e rupturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, pp. 35-48.

CAPUTO, J. D. Truth: philosophy in transit (eBook). London: Penguin, 2013.

_______. Sobre la religión. Tradução (espanhol): Marta Gálvez. Madri: Tecnos, 2005.

COMTE-SPONVILLE, A. Tolerância. In: Pequeno tratado das grandes virtudes. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1999, pp. 123-135.

DAWKINS, R. Deus, um delírio. Tradução de Fernanda Ravagnani. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

FONSECA, A. B. Relações e privilégios: Estado, secularização e diversidade religiosa no Brasil. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2011.

GIRARD, R. Eu via Satanás cair como um relâmpago. Tradução: Martha Gambini. São Paulo: Paz & Terra, 2012.

GIUMBELLI, E. Minorias religiosas. In: As religiões no Brasil. Continuidades e rupturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, pp. 229-247.

KANT, I. A metafísica dos costumes. Tradução: Edson Bini. (Coleção Folha: Livros que mudaram o mundo). São Paulo: Folha de São Paulo: 2010.

MENEZES, J. As metamorfoses do sagrado no protestantismo brasileiro: o caso da Igreja Presbiteriana Independente Filadélfia. Londrina (1972-2008). Dissertação de Mestrado em História Social. Londrina: UEL, 2009.

NIEBUHR, R. The nature and destiny of man. Volume II: Human destiny. Louisville, Kentucky: Westminster John Knox Press, 1964.

NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

PANOTTO, N. O medo à diferença. In: Revista Novos Diálogos. Disponível em: . Acesso em 4 Nov 2013.

PIERUCCI, A. F. Cadê nossa diversidade religiosa? Comentários ao texto de Marcelo Camurça. In: As religiões no Brasil. Continuidades e rupturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, pp. 49-51.

RORTY, R.; VATTIMO, G. O futuro da religião: solidariedade, caridade e ironia. Tradução: Eliana Aguiar e Paulo Ghiraldelli. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.

TERRIN, A. N. A tolerância nas religiões do passado e do presente. In: Antropologia e horizontes do sagrado. Tradução: Euclides Callone. São Paulo: Paulus, 2004, pp. 334-352.

VATTIMO, G. Adios a la verdad. Barcelona: Editorial Gedisa, 2010.

VATTIMO, G. Depois da cristandade: por um cristianismo não religioso. Tradução: Cynthia Marques. São Paulo: Record, 2004.

VATTIMO, G. Creer que se cree. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1996

VOLTAIRE, F. A. Tratado sobre tolerância. Tradução: Antonio Geraldo da Silva. São Paulo: Escala Educacional, 2006.

VOLTAIRE, F. A. Tolerância. In: Os pensadores. Dicionário filosófico. Tradução: Marilena Chauí. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, pp. 290-293.

WIRTH, L. E. Contribuições do campo protestante para o estudo das religiões. In: História das religiões: desafios, problemas e avanços teóricos, metodológicos e historiográficos. São Paulo: Paulinas, 2006, pp. 83-94.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Artigos