



Repositório FGV de Periódicos e Revistas
A declaração de ética, responsabilidade e originalidade será firmada nos seguintes termos:
"Certifico minha responsabilidade pelo conteúdo do texto, concebido por mim ou com minha participação, e atesto não ter omitido quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre mim e agências que possam ter interesse em sua publicação. Atesto igualmente que o texto submetido é original, não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Atesto, ainda, que o manuscrito não foi nem será enviado a outro periódico, seja no formato impresso ou no eletrônico, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela revista Estudos Históricos. Atesto, por fim, que, em caso de coautoria, foi observado o Código Ético da Revista e preenchido o respectivo formulário”.
Transferência de direitos autorais:
"Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a revista Estudos Históricos passará a deter os direitos autorais referentes ao texto, que se tornará sua propriedade exclusiva, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada por mim. Se obtida a autorização, declaro que farei constar o competente agradecimento à revista”.
Código de coautoria
A Revista EH entende que a ciência contemporânea implica uma dimensão de trabalho progressivamente coletiva, o que resulta num aumento de artigos escritos em coautoria. Tal transformação é bem-vinda, mas demanda o estabelecimento de regras e princípios que evitem práticas antiéticas, tais como: atribuições falsas de autoria e apropriação indevida de trabalhos autorais discentes por parte de orientadores.
Fiel ao seu código ético, a Revista estabelece as seguintes diretrizes, inspirado nas formulações COPE e no sistema CREDIT.
Todos os autores devem ser informados devidamente no início do processo de submissão, evitando-se ao máximo inclusões ou exclusões após o início do processo de editoração. O autor principal é o responsável pela inclusão dessas informações, embora todos os autores listados tenham responsabilidade compartilhada pela fidedignidade do que foi listado
O artigo destina-se a um dos próximos temas programados pela revista. Veja AQUI quais são e informações de prazo.
ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO INFORMAR, no campo "Comentários ao editor" (logo a seguir), o número e o tema para o qual o texto está sendo submetido.
DIRETRIZES DE SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS
O periódico aceitará trabalhos originais de doutores e doutorandos, além de mestres em coautoria com doutores, desde que o manuscrito não seja diretamente derivado de dissertação ou tese escrita pelo discente. Os Editores reservam-se o direito de verificar o material e de vetar o artigo caso entendam que o texto não seja efetiva produção colaborativa. os textos, sob a forma de artigos, serão aceitos nas seguintes línguas: português, inglês, francês ou espanhol. Todo artigo enviado à revista deverá ser acompanhado de uma lista de até seis palavras-chave que identifiquem os principais assuntos tratados e de resumos em português, inglês e espanhol, com 100 palavras no máximo, em que fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.
1. Texto – Os textos submetidos aos Editores deverão ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol e apresentados no formato DOC, DOCX ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB), fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, página A4. Nesse padrão, os textos deverão ter um mínimo de 35 mil caracteres e um máximo de 50 mil (com espaços) para artigos, e um mínimo de 20 mil caracteres e um máximo de 35 mil (com espaços) para ensaios bibliográficos, incluindo os títulos, notas e referências bibliográficas e excluindo os resumos.
A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção ‘Propriedades’ do documento Word ou RTF, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista.
2. Título, resumo e palavras-chave – Todo artigo enviado à revista deverá conter um título, um resumo informativo e uma lista de até seis palavras-chave, que identifiquem os principais assuntos tratados, em português, com versões em inglês e espanhol. O resumo deverá ter, no máximo, 100 palavras, onde fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.
3. Notas e remissões bibliográficas – As notas deverão ser sucintas. As remissões bibliográficas não deverão ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto. Na remissão deverá constar o nome do autor, seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por dois pontos.
Exemplos: Segundo Cassirer (1979: 46), a síntese e a produção pelo saber...
O eu que enuncia “eu” (Benveniste, 1972: 32).
4. Referências bibliográficas – As referências bibliográficas deverão constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética. Deverão obedecer às normas da NBR 6023: 2018, conforme os seguintes modelos:
I) tratando-se de livro: a) sobrenome do autor (em letra maiúscula), seguido do nome; b) título da obra (itálico); c) no da edição; d) local de publicação; e) nome da editora; f) data de publicação.
Exemplo: BACHELARD, Gaston. La terre et les rêveries de la volonté. Paris: Librairie José Corti, 1984.
II) tratando-se de artigo: a) sobrenome do autor (em letra maiúscula), seguido do nome; b) título do artigo; c) nome do periódico por extenso (itálico); e) local de publicação; f) volume e no do periódico; g) data de publicação.
Exemplo: CAMARGO, Aspásia. Os usos da história oral e da história de vida: trabalhando com elites políticas. Dados, Rio de Janeiro, vol. 27, n. 1, 1984.
Documentos:
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais
Cada autor(a) deve concordar com os documentos abaixo relacionados:
Envio de manuscritos
Os artigos somente poderão ser submetidos à editoria através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no portal da Biblioteca Digital da FGV, no endereço http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh.
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Toda correspondência referente à publicação de artigos deverá ser enviada para eh@fgv.br.
Os nomes e endereços submetidos nesse sistema serão usados exclusivamente nos serviços prestados por esta publicação e não serão fornecidos a terceiros em qualquer hipótese. A revista Estudos Históricos poderá enviar para seu e-mail comunicados sobre seus eventos e outras iniciativas.
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19