

Repositório FGV de Periódicos e Revistas
PROCESSO DE ANÁLISE EDITORIAL
De forma resumida, a análise do material submetido seguirá três passos:
Se aprovado, o artigo é submetido à edição final, cujas etapas são as seguintes: diagramação; revisão ortográfica e gramatical; versão para a língua inglesa, dos artigos submetidos somente na língua portuguesa; e avaliação dos autores.
Observação importante: para edição final é solicitado o envio das figuras, tabelas e quadros EM FORMATO EDITÁVEL, objetivando obter-se versão em português/inglês adequada aos preceitos de qualidade da RBT.
A revista RBT usa o Open Journal Systems (OJS 3), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License. Nessa plataforma os autores são comunicados de todos os passos do processo de avaliação e preparação dos trabalhos para publicação.
NORMAS PARA SUBMISSÃO
Antes de submeter um artigo no periódico RBT recomenda-se ler atentamente a esta seção, adequando o material ao formato apresentado adiante. Artigos que não estiverem em conformidade com as regras de formato serão rejeitados.
Os artigos podem ser submetidos em português ou inglês e devem seguir o formato baseado no software Microsoft Word 2010 ou superior (com extensão .doc ou .docx). O layout do arquivo deve ser com papel tamanho A4, sendo todas as margens em 2,5 cm, sem numeração de página.
O texto principal, tabelas e figuras devem ser configurados com espaçamento simples e fonte Arial tamanho 12 pt, sendo que as palavras não devem ser divididas entre linhas com uso de hífen. Uma linha em branco deve separar os parágrafos.
Deve constar resumo, abstract, palavras-chave, keywords e bibliografia na fonte Arial tamanho 9 pt, justificado.
As equações/expressões devem ser centralizadas e numeradas sequencialmente, com o registro do número entre parênteses alinhadas à direita na última linha da equação. Devem ser elaboradas usando o Editor de Equações do Microsoft Word ou inseridas como figuras nítidas.
As tabelas devem ser incluídas no corpo principal do texto, centralizadas, na mesma fonte do texto principal. Deve existir um título, centralizado, posicionado imediatamente acima da tabela, constando “Tabela X”, onde “X” é o seu número identificador sequencial, seguindo de “-“ e do texto do título. As citações da fonte ou notas explicativas devem aparecer imediatamente abaixo da tabela, centralizadas, na fonte Arial tamanho 9 pt. As unidades utilizadas devem ser claramente indicadas na tabela.
As figuras e o material gráfico devem ser incluídos no corpo principal do texto, centralizadas, na mesma fonte do texto principal. Deve existir um título, centralizado, posicionado imediatamente abaixo da figura/do material gráfico, constando “Figura Y”, onde “Y” é o seu número identificador sequencial, seguindo de “-“ e do texto do título. As citações da fonte ou notas explicativas devem aparecer imediatamente abaixo do título da figura/do material gráfico, centralizadas, na fonte Arial tamanho 9 pt.
O artigo deve ter no máximo 20 páginas, incluindo o título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, tabelas, figuras, materiais gráficos e referências bibliográficas.
Na primeira página, deve existir o título do trabalho, centralizado, em caixa alta, negrito e espaçamento duplo.
Na sequência está o resumo, que deve conter a palavra RESUMO, em caixa alta, negrito, centralizada, espaçada de duas linhas do título. O texto do resumo não deve ultrapassar 15 linhas. O abstract deve conter a palavra ABSTRACT, em caixa alta, negrito, centralizada, espaçada de duas linhas do RESUMO. O texto do abstract não deve ultrapassar 15 linhas.
As três palavras-chave devem ser escritas em caixa baixa, separadas por vírgula, justificada à esquerda. Devem ser precedidas pela frase PALAVRAS-CHAVE, em caixa alta, negrito, justificada a esquerda. Na sequência as palavras-chave devem ser apresentadas em inglês pela palavra Keywords que deve se espaçada de duas linhas. A regra do texto é a mesma que para palavras-chave.
O texto principal é iniciado na sequência, pulando-se duas linhas, caso haja espaçamento na primeira página. Do contrário, iniciar na página seguinte. Para organização do texto deve-se dividi-lo em capítulos e seções. Os capítulos devem ser numerados, com o título escrito em caixa alta, negrito (Ex.: 1. INTRODUÇÃO). As seções, que subdividem os capítulos, devem ser numeradas com dois dígitos, com o título em minúscula e negrito (Ex.: 4.2. Validação do modelo). Sendo necessária nova subdivisão, numerá-la com três dígitos, com o título escrito em caixa alta, sem negrito (Ex.: 5.1.2. VARIÁVEIS USADAS). Deve ser mantido um espaçamento de duas linhas antes de cada título de cada capítulo ou seção, exceto no topo de página. Deve ser mantido o espaçamento de uma linha depois de cada título e entre parágrafos.
As citações às referências bibliográficas no texto principal, nas tabelas e figuras devem seguir o seguinte padrão ABNT: o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação, sendo o último entre parênteses, como, por exemplo, Silva (1997); se a citação está entre parênteses, o ano da publicação deve ser separado por vírgula, como, por exemplo: (SILVA, 1997). No caso de autoria de três ou mais autores, a citação é feita pelo sobrenome do primeiro autor seguida das palavras et al., em itálico, seguida pelo ano da publicação.
As referências devem ser listadas em ordem alfabética e indicar as informações na seguinte ordem: sobrenome, vírgula e as iniciais das outras partes do nome. Os autores devem ser separados por ponto e vírgula. O ano da publicação deve ficar entre parênteses. No caso de mais de uma publicação de um mesmo autor num dado ano, devem ser listados com sufixos minúsculos: a, b, c etc.. O título do livro, da monografia, dissertação, das teses etc., deve ser destacado em negrito. Artigos em periódicos devem ser escritos com o nome do periódico em itálico, volume ou número em negrito, além de número das páginas. No caso de livro, o título deve ser seguido pela editora e o local da publicação.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
O(s) autor(es) está(ão) de acordo que os conteúdos do artigo submetido ao periódico RBT são de responsabilidade exclusiva dos mesmos. Ao submeter(em) o artigo e/ou ser aceito para publicação, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira. Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright (inclusive, os direitos de tradução) são cedidos pelo(s) autor(es) ao periódico RBT.
O material publicado na RBT é protegido sob a licença Creative Commons (CC-BY-NC), permitindo-se copiá-lo, distribuí-lo ou reutilizá-lo na íntegra ou parcialmente, desde que o(s) autor(es) e a RBT sejam mencionados. Não é permitido o uso para fins comerciais.
Os dados dos inscritos na RBT, tais como nomes e e-mail, serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19