Manutenção produtiva total: um estudo de caso no Brasil

Autores

  • Fernando Guilherme Tenório
  • Jorge N. Palmeira

Palavras-chave:

Flexibilização organizacional, Manutenção, Produtividade, Qualidade

Resumo

O objetivo central deste texto é apresentar a aplicação de um modelo de produtividade total que foi desenvolvido a partir da operacionalização de uma tecnologia gerencial voltada para a flexibilização organizacional, a Manutenção Produtiva Total, nas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. - Eletronorte. O texto foi estruturado da seguinte forma: descrição dos conceitos de fordismo e pós-fordismo, com o intuito de apresentar as bases paradigmáticas das tecnologias de flexibilização organizacional; o histórico e conceito de Manutenção Produtiva Total; a metodologia da pesquisa e seus resultados, no qual conclui da possibilidade de aplicação desse tipo de tecnologia em indústrias de natureza contínua como é o caso da Eletronorte. Todo o estudo e análise tiveram como foco os escritórios da empresa e a Subestação de Coxipó, situados na cidade de Cuiabá, bem como as Subestações de Rondonópolis e Sinop, situadas em cidades com o mesmo nome, localizadas no estado do mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2003-04-01

Como Citar

TENÓRIO, F. G.; PALMEIRA, J. N. Manutenção produtiva total: um estudo de caso no Brasil. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 2, p. 106–119, 2003. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/79344. Acesso em: 21 nov. 2021.

Edição

Seção

Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Laura Rock Kopczak, Eric M. Johnson, Jamie Anderson, Graham Opie, John Watton, José Manuel Rolo, Carmen Pires Migueles, Bruno José Machado de Almeida, Rute Abreu, Fátima David, Fernando Cardoso, Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, Moacir Sanglard Junior, Fernando Guilherme Tenório, Jorge N. Palmeira, Abstracts , Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão: v. 2 n. 2 (2003)