Relationships between price-earnings ratios and returns of Treasury bonds

Authors

  • Daniel Penido de Lima Amorim Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-2844-3079
  • Marcos Antônio de Camargos Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdade IBMEC de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12660/rbfin.v18n3.2020.81644

Keywords:

Finanças Comportamentais, Índice Preço-lucro, Modelo Fed, Títulos Públicos

Abstract

The ratios P/E1 and P/E10 or the cyclically adjusted price-to-earnings ratio are widely disseminated in the literature based on the U.S. stock market. This paper develops a method to construct P/E ratios for the Brazilian stock market. The purpose of this paper is to analyze the long-term relationships between both P/E1 and P/E10 and interest rates corresponding to the returns of treasury bonds, in order to test the Fed Model. In general, the period considered was from December 2004 to June 2018. Autoregressive distributed lags models were estimated, which can be represented as conditional error correction models. Results show significant long-term relationships between both P/E1 and P/E10 and the relevant interest rates, suggesting that the Fed Model is in line with the behavior of the Brazilian financial market.

Author Biographies

Daniel Penido de Lima Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Economista, mestre em Administração / Finanças (2020) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou as disciplinas Econometria I e Análise de Dados em Painel (2019) no mestrado / doutorado em Economia da UFMG. Também possui especialização em Finanças (2015) pela UFMG e graduação em Economia (2013) pelo Centro Universitário UNA. Na graduação, foi selecionado com bolsa integral pelo PROUNI e premiado por mérito acadêmico ao concluir o curso. No mestrado, foi bolsista da CAPES. Tem expertise em análise de dados e geração de informações sobre setores econômicos, competição entre empresas, finanças corporativas e mercados financeiros. Dispõe de amplo conhecimento e experiência em análises econométricas (corte transversal, painel e series temporais), utilizando dos softwares R, EViews, Stata e SPSS. Iniciou a carreira durante a graduação como estagiário de pesquisa, monitor das disciplinas de Introdução à Economia, Microeconomia e Macroeconomia, bem como bolsista de iniciação científica. Durante a especialização, desenvolveu pesquisas em Economia da Saúde e Finanças. Em 2014, trabalhou no departamento de riscos financeiros do Banco Bonsucesso, provendo análises sobre a exposição ao risco de mercado do portfólio da instituição financeira e gerando demonstrativos de risco enviados ao Banco Central. Entre 2015 e 2018, trabalhou na Fundação Dom Cabral (FDC), desenvolvendo artigos científicos e relatórios de pesquisa encomendados por organizações. Na FDC, foi coautor do maior estudo econômico sobre o setor audiovisual realizado até então no Brasil. Desde 2017, atua como pesquisador membro do Grupo de Organização Industrial Empírica do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Também elaborou pesquisas encomendadas por empresas de consultoria. Atualmente, é Analista de Fiscalização Econômico-Financeira na Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG). Durante o estágio docente do mestrado (2018-2019), atuou na disciplina Produtos Financeiros do curso do Controladoria e Finanças da UFMG, coorientou quatro monografias de alunos dos cursos de Economia, Controladoria e Finanças e Engenharia de Produção da UFMG, assim como duas monografias de alunos do curso de Economia do IBMEC. Tem se dedicado a publicar artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Contribui com pareceres para periódicos nacionais como Revista Brasileira de Finanças (A3), Enfoque Reflexão Contábil (A3) e BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos (A2), assim como para periódicos internacionais como Applied Economics (A1), Latin American Business Review (A3), entre outros. Leciona nos campos de Economia, Econometria e Finanças. Dispõe de produção científica em Finanças Corporativas, Mercados Financeiros e de Capitais, Economia da Saúde e Organização Industrial Empírica.

Marcos Antônio de Camargos, Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdade IBMEC de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Administração pelo CEPEAD-UFMG, Especialista em Gestão Estratégica de Finanças e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência de mais de dez anos como docente de cursos de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu), lecionando disciplinas da área de Finanças. Foi coordenador do curso de Gestão Estratégica de Finanças Empresariais (pós-graduação) e de Administração (graduação) do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Atualmente é pesquisador e professor adjunto da Faculdade IBMEC de Minas Gerais (IBMEC-MG) e do Departamento de Ciências Administrativas (CAD) e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Temas de interesse: finanças corporativas, fusões e aquisições, governança corporativa, análise de investimento, mercado de capitais e ensino e pesquisa em Administração. Autor do livro "Matemática financeira aplicada a produtos financeiros e à análise de investimentos: Uso da Calculadora HP-12C".

Published

09/05/2020