Além do PIB per capita: ensaio sobre medidas de bem-estar para os estados brasileiros

Autores

  • Thiago Pereira Lôbo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (FEA-RP USP). http://orcid.org/0000-0002-1825-0097
  • Luciano Nakabashi Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (FEA-RP USP).

Palavras-chave:

Economia do Bem-estar, Crescimento Econômico, Consumo Equivalente.

Resumo

Jones e Klenow (2016) propuseram um modelo para medir o bem-estar econômico, que suprisse as deficiências reconhecidas do PIB per capita, usando os dados de consumo, lazer e expectativa de vida. Este modelo foi replicado para os estados brasileiros e os resultados demonstram que praticamente todas as regiões possuem bem-estar inferior ao representado pela renda por habitante, devido, principalmente, a baixa expectativa de vida. Além disso, o indicador de bem-estar é altamente correlacionado com o PIB per capita e os resultados são robustos quanto a alteração nos parâmetros estruturais, consumo individual, tipo de renda e lazer.

Biografia do Autor

Thiago Pereira Lôbo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (FEA-RP USP).

Atualmente: Aluno de PhD. na Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getútlio Vargas.

Anterior: em processo de conclusão mestrado acadêmico em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (FEARP-USP).

2007-2017: consultor pela Deloitte Touche Tohmatsu no período de 2007 a 2011, analista de processos na Zurich Seguros no período de 2011 a 2012, coordenador de auditoria interna na Natura S.A no período de 2012 a 2014 e coordenador de finanças em projetos de inovação na mesma empresa no período de 2014 a 2015.

Luciano Nakabashi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (FEA-RP USP).

Livre-docente em economia, Professor Associado do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e pesquisador do CEPER/FUNDACE.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos