Governabilidade e controles
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Importância do controle para a sociedade e o Estado brasileiro. Combate ao preconceito das ciências sociais em associar controle a repressão. Controle como fator importante de governabilidade. Mecanismos de controle como garantidores de direitos e liberdades nas democracias. O modernismo como antítese do controle.
Equilíbrio entre falta e excesso de controle, responsável pela convivência entre controle e liberdade, entre controladores e controlados. Circularidade do sistema de controles. Critérios para classificação de todos os controles em quatro grandes categorias distribuídas por dois grupos: controles exercidos pela sociedade (sobre si e sobre o Estado); controles exercidos pelo Estado (sobre si e sobre a sociedade).
Downloads
Detalhes do artigo
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.