Violência e mudança nas organizações: uma crítica à metáfora business-as-war
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute a dicotomia entre a compreensão funcionalista das orga-nizações e a ética da mudança, por meio do exame dos aspectos violentos da ação gerencial baseada na visão business-as-war. A construção da argumenta-ção, alicerçada em uma perspectiva crítica, considera as dimensões belicistas do funcionalismo entraves à transformação organizacional efetiva. A análise das manifestações da guerra na teoria e na prática das organizações conduz à revisão dos conceitos de mudança e, por conseguinte, convida a ciência do management para o alvorecer de uma transformação paradigmática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Carvalho, J. L. F. dos S. de, & Leitão, S. P. (2001). Violência e mudança nas organizações: uma crítica à metáfora business-as-war. Revista De Administração Pública, 35(2), 39 a 61. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6371
Edição
Seção
Artigos
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.