Foco

RAE-Revista de Administração de Empresas tem interesse na publicação de artigos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos e ensaios nos diversos campos da Administração de Empresas, tais como: Administração da Informação, Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing.

Como revista generalista na área, a RAE cobre um amplo espectro de subdomínios de conhecimento, perspectivas e questões, buscando levar ao seu público-alvo (professores, pesquisadores e estudantes) artigos inovadores e de excelente qualidade na área de Administração de Empresas. Aceitam-se colaborações do Brasil e de outros países e incentiva-se a pluralidade de abordagens e perspectivas.

O público primário da RAE é composto por acadêmicos - professores, pesquisadores e estudantes.

 

Ciência Aberta 

RAE compromete-se com os valores centrais da Ciência Aberta preconizados pela Unesco (http://www.acessoaberto.usp.br/unesco-recomendacoes-ciencia-aberta/), promovendo publicação de resultados de pesquisa: 

       - com qualidade e integridade; 

       - como benefício coletivo; 

       - com equidade e justiça e 

       - com diversidade e inclusão. 

Nesse sentido, também adere aos critérios de Ciência Aberta recomendados pelo Scientific Electronic Library Online (SciELO), respeitando as especificidades da área de Administração, o que implica um modus operandi descrito a seguir. 

  • - RAE aceita artigos publicados em repositórios preprints[1] e estimula os autores a anteciparem a divulgação de versões prévias de seus trabalhos, contribuindo para celeridade de disseminação da pesquisa e para colaborações entre pares. Recomenda-se a vinculação do ORCID do autor à conta de preprints no processo de disponibilização. 
  • - RAE recomenda que o autor deposite os dados e todos os materiais de pesquisa em repositórios de dados[2], contribuindo para adequado armazenamento, acesso e compartilhamento dados. 
  • - RAE oferece aos autores e avaliadores quatro modalidades de abertura do processo de avaliação do artigo, desde que os diversos atores do processo estejam de pleno acordo com tal abertura;
  • - o nome do/a editor/a associado/a responsável pelo processo de avaliação é identificado no artigo publicado; 
  • - RAE oferece a possibilidade de identificação dos nomes do(a)s revisore(a)s responsáveis pela avaliação no artigo publicado, desde que os atores envolvidos estejam de acordo;
  • - RAE oferece a opção de publicar os pareceres de aprovação de artigos com ou sem a identificação dos pareceristas. (Os pareceres constituem um novo tipo de literatura na metodologia SciELO e recebem tratamento similar ao dos artigos de pesquisa.) 
No momento da submissão, o autor correspondente deve fornecer informações sobre como a pesquisa se alinha com as práticas de ciência aberta e confirmar que o artigo está de acordo com elas. Para isso, o Formulário de Conformidade com Ciência Aberta deve ser preenchido e enviado como um arquivo complementar ao manuscrito, que pode ou não ser compartilhado com os editores e revisores de seção.
Durante o processo de revisão, a RAE incentiva os editores de seção a considerar os comentários no registro de pré-impressão do artigo em sua tomada de decisão editorial; se esses comentários forem relevantes, os editores poderão incorporá-los em seus pareceres finais, com a devida identificação da fonte.
Se o artigo for aprovado para publicação, a versão preprint e a versão publicada na RAE serão vinculadas on-line.
 

Submissão

Artigos submetidos à publicação na RAE devem ser originais e não devem estar sendo considerados por outro periódico. Ressalta-se que os manuscritos oriundos de trabalhos apresentados em Congressos Científicos, de teses e dissertações, bem como depositados em repositório de preprint não perdem o ineditismo. 

Os textos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol, observando o formato, posicionamento do texto, estilo e as normas de padronização específicas da seção na qual o trabalho se insere (Artigos, Pensatas, Resenhas ou Indicações Bibliográficas). É essencial a leitura cuidadosa das Diretrizes RAE-publicações, sobretudo as seções Formato e Autor, para preparação do artigo.

Os trabalhos devem ser encaminhados à RAE por meio do ScholarOne, sistema on-line de submissão e gerenciamento de textos: http://mc04.manuscriptcentral.com/rae-scielo.

Os autores podem submeter somente um trabalho por vez (esta regra aplica-se também às chamadas de trabalho), ou seja, enquanto houver um artigo em processo de avaliação, os autores não podem submeter um segundo, seja como autor principal ou em coautoria. Caso o trabalho seja rejeitado em uma das etapas do processo, os autores poderão submeter o mesmo artigo, desde que tenha sido devolvido na situação "reject & resubmit", ou um novo artigo.

RAE não pratica taxa de submissão e publicação de artigo (APC-Author Processing Charge).

Os trabalhos publicados na RAE são bilíngues: português/inglês ou espanhol/inglês. Após aprovação, a versão para língua inglesa é de responsabilidade do autor quando o texto for submetido em português ou espanhol.

 

Avaliação

O processo de avaliação de artigos e pensatas submetidos à RAE, após triagem preliminar por formato (adequação do artigo e pensata às regras de normalização e formatação exigidas) e uso de sistema de detecção de similaridades, consiste em um sistema duplo-cego, realizado em quatro etapas: 

  1. - Avaliação preliminar realizada pelo Editor Chefe, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;
  2. - Avaliação por um membro do Corpo Editorial Científico ou um pesquisador especialista convidado, que visa identificar a contribuição do artigo para a área de especialidade, podendo rejeitá-lo ou encaminhá-lo para pareceristas;
  3. - Avaliação cega por dois pareceristas, indicados pelo membro do Corpo Editorial Científico ou um pesquisador especialista convidado, que podem recomendar aperfeiçoamento ou rejeição do texto;
  4. - Avaliação pelo mesmo editor científico (da etapa 2): os dois pareceres são novamente revistos pelo membro do Corpo Editorial Científico, que pode acrescentar sugestões para o desenvolvimento do artigo, enviar novamente para os mesmos avaliadores (da etapa 3) ou recomendar sua rejeição.

As Resenhas e Indicações Bibliográficas após o uso do sistema de detecção de similaridades passa pela etapa 1 do processo, depois são enviadas para o(a) Editor(a) de Livros para sua avaliação e tomada de decisão.

As submissões oriundas de Chamadas de trabalhos e parcerias com Congressos Científicos em regime fast-track passará por todas as etapas de processo de avaliação descritas acima.

 

Publicação

Depois de aprovado, o texto é submetido à edição e à revisão ortográfica e gramatical. A Redação envia a versão final para aprovação dos autores e eventuais atualizações, tais como afiliação institucional.

Caso o trabalho seja submetido em português ou espanhol e seja aprovado, os autores são responsáveis pela tradução para inglês, garantindo a publicação bilíngue.

RAE publica os artigos em fluxo contínuo.

 

Outras formas de contribuição

RAE está aberta a outros tipos de contribuição que compõem o conteúdo da revista: Propostas de Fóruns temáticos, Entrevistas, Debates podem ser apresentadas e serão avaliadas pelo Editor-Chefe com base no escopo editorial da RAE e enviadas para raeredacao@fgv.br.

 

Propriedade Intelectual

RAE compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:

  • adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
  • adota software de detecção de similaridades;
  • adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)

Os trâmites referentes à política de direitos autorais dos artigos publicados na RAE são descritos em detalhes no Regulamento de Participação, o qual os autores deverão ler e aceitar no momento de submeter uma contribuição à revista.

----------------------------------------------------

Para mais informações, envie um e-mail para a Equipe da Redação: raereadacao@fgv.br

Para submissão de trabalhos: http://mc04.manuscriptcentral.com/rae-scielo

-----------------------------------------------------

[1] Ver, por exemplo: SciELO Preprints, Fighshare, Zenodo, arXiv, PeerJ Preprints, SOC ARXIV (recomendados por Calò, Lilian et al. (2021). Conheça os princípios da Ciência Aberta: a construção do conhecimento participativa e transparente, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EXcSmFNauGo&t=2100s; Medeiros, Claudia. (2021). Ciência Aberta e Repositórios de Dados de Pesquisa, In ABEC Meeting Live 2021, disponível em https://www.abecbrasil.org.br/eventos/palestras/meeting_2021/quinta/Painel6_Claudia_Medeiros.pdf)

[2] Se necessário, RAE orienta os autores a consultarem re3data.org para auxiliar na escolha do repositório de dados, tendo em vista essa plataforma registrar e categorizar um número significativo de repositórios de dados de diversos campos de estudo.