Relevância do trabalho de avaliação

Os avaliadores têm papel de extrema relevância no processo de certificação científica dos artigos submetidos à RAE, pois o parecer a ser realizado é de grande valia para o bom encaminhamento dos trabalhos e fundamental para o aprimoramento dos artigos, além de representar uma contribuição essencial para evolução da qualidade da pesquisa.

A RAE está alinhada com as iniciativas da Ciência na abertura progressiva da avaliação por pares. Após a aprovação do texto os revisores que participaram do processo editorial do mesmo serão convidados a autorizar a revelar suas identidades.

 

Conteúdo de Pareceres

Preferencialmente, os pareceres devem valorizar os pontos fortes dos trabalhos e, ao mesmo tempo, evidenciar as contribuições dos avaliadores ao artigo, ou seja, o que pode ser realizado para o aprimoramento do trabalho, apresentado por meio de sugestões, discussões e questionamentos pontuais.

Observações efetivas são afirmativas, muitas vezes incluindo transcrições de trechos dos trabalhos, com comentários e apontamentos de páginas e parágrafos com as respectivas necessidades e formas de aprimoramento.

A indicação de bibliografias úteis é de grande valia ao processo de aperfeiçoamento teórico e empírico dos artigos. Assim, a recomendação de referências específicas, com informações completas, é muito bem-vinda.

 

Recusa de artigos

O prolongamento do processo de avaliação de trabalhos sem chances de publicação é desgastante e sem benefícios para autores, avaliadores e editores. Nesse sentido, os pareceristas são estimulados a não se inibirem quando julgarem que devem recusar um artigo.

Os avaliadores devem ter pleno conhecimento e garantir conduta alinhada ao Código de Ética e Conduta da RAE.

 

Avaliadores premiados

Anualmente, a Redação da RAE premia de 10 a 15 pesquisadores, dentre os colaboradores que colocaram sua experiência e sabedoria a serviço da melhoria dos artigos publicados no ano anterior. Esse trabalho voluntário é fundamental no aprimoramento dos artigos e no desenvolvimento de pesquisas no campo acadêmico-científico. A premiação é feita com base em três critérios:

  1. O número de avaliações realizadas;
  2. O cumprimento dos prazos para a resposta aos autores; e
  3. A qualidade dos pareceres.

A Redação da RAE tem percebido a construção de verdadeiras parcerias entre os editores científicos, os autores e os avaliadores, enriquecida pelo diálogo aberto e franco de parte a parte, com ganhos efetivos no resultado do processo de certificação científica.

______________

Submissões:  https://mc04.manuscriptcentral.com/rae-scielo