Análise de conteúdo com técnicas quantitativas

Autores

  • Belmiro do Nascimento João

Resumo

O uso crescente de métodos computacionais para analisar questões de pesquisa em ciências humanas aplicadas tem avançado exponencialmente. Texto, áudio, imagem, vídeo são exemplos de dados que capturam a comunicação humana. O texto passa a ser um dado.
Existe uma diversidade de classes de metodologias quantitativas, tais como: processamento de linguagem natural, recuperação de informações (incluindo a web), mineração de texto e aprendizagem de máquinas. As técnicas variam desde a análise simples de frequências
de palavras (ex.: bag of words) até modelos complexos, sejam estes estatísticos ou computacionais. Com a proliferação desse campo, é importante caracterizar conceitos e pressupostos de técnicas para que pesquisadores possam se preparar quanto à sua complexidade e uso. Segue um rol de referências fundamentais para o estudo do tema, indicadas pelo professor Belmiro do Nascimento João (PUC/SP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

JOÃO, B. do N. Análise de conteúdo com técnicas quantitativas. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 57, n. 6, p. 636, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/72675. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Indicações bibliográficas