Alianças estratégicas internacionais: desempenho e estratégias de marketing
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de se conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas destes três últimos países. Os resultados são apresentados neste artigo, voltado para o desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias, e em um primeiro, que focaliza a formação e estruturação das alianças estratégicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
ARRUDA, M. C. C. de; ARRUDA, M. L. de. Alianças estratégicas internacionais: desempenho e estratégias de marketing. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 27–37, 1998. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37816. Acesso em: 20 maio. 2022.
Seção
Administração mercadológica
A RAE compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)