Vantagem competitiva na gestão sustentável da cadeia de suprimentos: um metaestudo

Autores

  • Renata Peregrino de Brito
  • Patricia Calicchio Berardi

Palavras-chave:

Vantagem competitiva, gestão sustentável da cadeia de suprimentos, cadeia verde de suprimentos, gestão de stakeholders, capacidades dinâmicas

Resumo

Questões vinculadas aos temas de responsabilidade social e de sustentabilidade vêm sendo cada vez mais recorrentes e representam desafios a serem trabalhados em diversas linhas de pesquisa e nas mais variadas formas de negócio. As abordagens vão do aspecto normativo à busca de desempenho superior e vantagem competitiva. Os desdobramentos na relação com os stakeholders são verificados na gestão da cadeia de suprimentos, foco de interesse do presente estudo. A metodologia é desenvolvida por meio de um metaestudo de artigos empíricos publicados. O objetivo é investigar se as estratégias socioambientais aplicadas à gestão da cadeia de suprimentos convergem para a gestão de stakeholders e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas (dynamic capabilities) e, por fim, se configuram uma fonte de vantagem competitiva para as empresas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

BRITO, R. P. de; BERARDI, P. C. Vantagem competitiva na gestão sustentável da cadeia de suprimentos: um metaestudo. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 50, n. 2, p. 155–169, 2010. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/31281. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos