Algumas estórias esquecidas pela história: gênese intelectual, relações com o poder e esquecimento na trajetória de Luís da Câmara Cascudo

Autores

  • Carlos Magno dos Santos Souto PPGH-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v3n5.2011.62798

Resumo

Neste artigo procuramos analisar algumas questões referentes à formação intelectual do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo que tendem a ser esquecidas por alguns estudiosos de sua vida e obra, como por exemplo, suas relações com o poder político e sua participação no movimento integralista brasileiro, revelando algumas de suas facetas menos conhecidas. Com este intuito, nos debruçamos sobre parte do vasto material produzido sobre o autor, composto por biografias, autobiografias, crônicas, correspondências etc., tentando realçar exatamente o que foi escamoteado nestes escritos. Daí emerge um intelectual enredado na teia do poder e que constrói sua biografia esquecendo determinados fatos.

Biografia do Autor

Carlos Magno dos Santos Souto, PPGH-UFPE

Em 2005 concluiu o curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Entre 2007 e 2009 frequentou, como aluno, o Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, na cidade do Recife, obtendo, após a conclusão dos créditos e a defesa da dissertação, o título de Mestre em História. Possui experiência em pesquisa histórica, voltada a compreensão da temporalidade e de suas ligações com os vários aspectos que englobam a realidade social e cultural da civilização. Demonstra grande intimidade com o trato de documentos históricos e outras fontes de estudo das Ciências Humanas. Possui familiaridade com outras disciplinas da aréa de humanidades, tais como a antropologia, a sociologia, a literatura, a filosofia, a geografia humana; tendo inclusive participado de alguns estudos interdisciplinares durante sua trajetória acadêmica. Ao longo da graduação e do mestrado envolveu-se em várias atividades complementares, entre as quais destacam-se a participação no projeto de iniciação cientifica e no projeto de monitoria. Algumas de suas áreas de interesse são: Teoria da História, História e Cidade, História Cultural, História e Antropologia, História e Literatura, História e Filosofia. Atualmente é aluno regular de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

18.10.2011

Edição

Seção

Artigo Livre