Sobre a Revista

Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

A revista tem como objetivo promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico por meio da publicação de artigos voltados para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, respeitando a interdisciplinaridade e valorizando o diálogo entre as áreas. Também poderão ser publicadas outras produções acadêmicas, como resenhas de livros, entrevistas, notas de pesquisas e produções artísticas visuais.

ISSN (versão online): 2176-8943

Qualis 2017-2020: A3

Classificação por Área de Avaliação

  1. Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo: A3
  2. Antropologia / Arqueologia: A3
  3. Ciência Política e Relações Internacionais: A3
  4. Comunicação e Informação: A3
  5. Educação: A3
  6. Educação Física: A3
  7. Geografia: A3
  8. História: A3
  9. Interdisciplinar: A3
  10. Linguística e Literatura: A3
  11. Psicologia: A3
  12. Sociologia: A3
     

Índice H (Google Scholar) 

Anúncios

Chamada para publicação Nº23 (2023)

02.11.2022

DOSSIÊ: Tradições Populares nos "Brasis"

A grandeza e a pluralidade do Brasil vão muito além da extensão do seu território e da trivial máxima “Oiapoque ao Chuí”, estendendo-se à sua pluralidade e aos seus mais férteis diálogos multidisciplinares e harmônicos. Assim, estudiosos voltados a observar as práticas socioculturais do nosso país, estão contemplados nessa proposta, contribuindo com o fomento do diálogo com diferentes produtores de saberes nos seus respectivos campos de atuação. 

Alguns recortes sugeridos para abordagem: Festas e eventos populares: carnaval, futebol, folia de reis, semana santa, congo, maracatu, dentre outros; Lazer e tradições; Música e ritmos; Oralidade e sotaques; Folclore; Gastronomia regional; Arte brasileira e Cultura popular; Bairrismo, lugares e territórios; Patrimônios imateriais; Ritos; Mulheres e seus papéis: benzedeiras, parteiras, rezadeiras, dentre outros; Memórias e identidades.


As submissões de artigos, notas de pesquisa, entrevistas, resenhas e produções artísticas visuais relacionadas com o Dossiê, assim como de artigos livres e notas de pesquisa com a orientação geral da MOSAICO,  devem ser apresentadas até 06 de fevereiro de 2023, por meio do portal da revista, de acordo com as nossas REGRAS DE SUBMISSÃO (Submissões | Mosaico (fgv.br)).

Saiba mais sobre Chamada para publicação Nº23 (2023)

Edição Atual

v. 14 n. 22 (2022): "Liberta tuas raízes, Brasil!": reflexões decoloniais no ano do bicentenário da Independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
					Visualizar v. 14 n. 22 (2022): "Liberta tuas raízes, Brasil!": reflexões decoloniais no ano do bicentenário da Independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

A ideia dessa edição é dar vez e voz a todos os silêncios desses 200 anos de Independência e 522 anos de Brasil. Para responder a tais inquietações, os seguintes temas foram abordados nesta edição:

  • Reflexões decoloniais sobre a Independência do Brasil e a Semana de Arte Moderna de 1922;
  • Sexualidades e afetividades;
  • Geografias, lugares e territorialidades;
  • Arte, tradições e manifestações culturais;
  • Educação: Diversidade, Diferença e Inclusão;
  • Qualidade de Vida e Promoção da Saúde;
  • Mundo do Trabalho;
  • Movimentos Sociais;
  • Racismo, Criminalidade e violência;
  • Representatividade, identidade, memória, patrimônios e apagamentos culturais.
Publicado: 03.10.2022

Edição completa

Nota de Pesquisa

Entrevista

Ver Todas as Edições