Neste primeiro número de 2022, a GVcasos passa a circular com uma novidade: um projeto visual inteiramente renovado. O leitor perceberá, ao acessar os casos e as notas de ensino, que os textos adotaram uma nova apresentação gráfica. A mudança já tinha sido iniciada em 2021, com a renovação visual do site, e agora de estende às páginas internas. O objetivo foi tornar a apresentação da revista mais leve e agradável à leitura, por meio de um projeto gráfico mais moderno, e ao mesmo tempo buscar uma maior identidade visual entre a GVcasos e as suas “irmãs”, isto é, as demais revistas da RAE Publicações.

Para abrir esta edição, inaugurando o novo projeto gráfico, decidimos produzir um trabalho tambem inovador. Trata-se de um “metacaso”, ou seja, um caso de ensino para ser aplicado em cursos de escrita de casos de ensino. Por sua singularidade, este trabalho é publicado de maneira diferente da usual: excepcionalmente, não só o corpo do caso mas também as notas de ensino são disponibilizadas de forma aberta, com acesso livre. Com isto, ele pode ser lido como um caso aplicável por docentes em aulas de escrita de casos, mas também como um artigo ou pequeno manual para apoiar autores em geral na elaboração de seus casos. 

Os demais trabalhos apresentados neste número caracterizam-se pela diversidade tradicional da GVcasos. Há casos de ensino reais, sobre relevantes players do ambiente de negócios brasileiro, assim como também há casos habilmente construídos por seus autores a partir de narrativas ficcionais. Do ponto de vista temático, há casos voltados à aplicação em cursos de estratégia empresarial, contabilidade e finanças, gestão de startups, gestão social, entre outras áreas e temas da Administração.

Como já se tornou tradição na GVcasos, este número vai ao ar ainda incompleto, já que a revista é publicada em sistema de fluxo contínuo. Aos trabalhos aqui publicados, irão gradualmente se somando outros que estão em diferentes fases do processo editorial, e a edição só se completará em junho de 2022.

Desejamos a todos um proveitoso uso do material, agora com a leitura mais agradável propiciada pelo novo visual.

Martin Jayo
Editor adjunto

Publicado: 2022-02-17