GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, editada desde 2011 pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), é um periódico brasileiro pioneiro, o primeiro do Brasil especializado na publicação de casos de ensino.

A missão da GVcasos é fomentar a produção e o uso de casos no ensino da Administração no Brasil, contribuindo para a democratização desse importante método de ensino-aprendizagem. A revista se apresenta como uma oportunidade de publicação qualificada para professores, pesquisadores e demais autores de casos, e ao mesmo tempo um repositório gratuito de casos de qualidade, disponíveis para uso por docentes de Administração em todo o País, especialmente aqueles sem acesso a bancos de casos pagos. A revista também contribui para a produção e circulação de casos nacionais de qualidade, focados na realidade de negócios brasileira.

Tal missão está sintonizada aos objetivos da Fundação Getulio Vargas, criada em 1944 para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País.

O público público-alvo da revista é formado por professores e alunos de cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e áreas correlatas, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou educação continuada.

Os trabalhos publicados passam pelo crivo da avaliação duplo-cega e pelo processo editorial da RAE Publicações.

O conteúdo da GVcasos é composto de duas seções:

  • Conteúdo acessível de forma ampla, aberta e sem restriçoes: casos de ensino nas diversas áreas da Administração, disponíveis para o público em geral.
  • Conteúdo exclusivo para professores: formado pelas notas de ensino dos casos publicados na parte aberta. O acesso a esta parte é gratuito, mas controlado pela FGV EAESP.

GVcasos conta hoje com 1300 professores assinantes com acesso às notas. Este número vem crescendo à ordem de 200 por ano. Isto significa que, a cada ano, duzentos novos professores, espalhados pelas mais diversas escolas de Administração no Brasil, passam a usar em suas aulas o material didático disponibilizado pela revista. Multiplique-se esse número de professores pelo de alunos atingido por cada um a cada ano, nos diferentes níveis de ensino, e ter-se-á uma aproximação do impacto da GVcasos.

A periodicidade da GVcasos é semestral. Inicialmente publicada nos meses de abril e outubro, em 2020 passou a ser atualizada em sistema de fluxo contínuo, a fim de ganhar agilidade, diminuindo o tempo entre a submissão e a publicação.

Vol. 11, No 2: julho-dezembro 2021

Esta edição ainda não está completa. Novos trabalhos serão adicionados até o seu fechamento em dezembro/2021.

Publicado: 2021-07-26

Mecanismos de governança: uma questão ainda não tão familiar

Verônica Andréa Lima Gouveia, Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca

c9

Capital empreendedor: mais capital, mais empreendimentos

Adrian Kemmer Cernev, Letícia Fantinato Menegon, Driely Câmara Delsin, Mariana Adas Garcia

c12

Uma mão lava a outra: desafios em participação social

Júlio Cesar Andrade de Abreu, Camila da Silva Inocencio

c13

Clínica de Exames Irapuá e os dilemas da estratégia

Francisco Dias Duarte, Kadígia Faccin, Luciana Maines da Silva

c14

Dilemas entre o real e o virtual na internacionalização: o caso Rilix

Ananda Ferreira Martins, Sílvio Luís de Vasconcellos, Cyntia Vilasboas Calixto

c15

ComBio e o nó do caroço de açaí: incluir ou não fornecedores comunitários?

Fernando do Amaral Nogueira, Malu Villela, Elisa Larroudé

c16

Ver Todas as Edições
Mais da GVcasos

 

Pâmella Wagner Lezan (Universidade do Vale do Itajaí) fala sobre o caso de ensino que propõe uma discussão sobre o papel do RH para intervir e prevenir o assédio sexual no trabalho.

 

 

Chamada de Trabalhos

 

A GVcasos convida autores para submissão em um dossiê especial sobre Tecnologia Social com o objetivo de reunir casos de ensino que tratam desse tema de alta relevância.

Veja mais

Equipe Editorial

 

Editor-chefe: Thomaz Wood Jr

Editor adjunto: Martin Jayo

Veja mais

Publique conosco

 

Diretrizes da Revista:

  • Revisão rigorosa por pares de sua pesquisa
  • Rápida publicação
  • Público multidisciplinar
  • Alta visibilidade e exposição global

Submeta agora