A participação do capital estrangeiro na assistência à saúde no Brasil

Autores

  • Wilson Rezende da Silva
  • Francisco Balestrin
  • Lenir Santos
  • Ligia Bahia
  • Walter Cintra Ferreira Junior

Resumo

Contém:

Wilson Rezende da Silva
Um país com as atuais características da realidade brasileira, com o perfil demográfico vigente, com o perfil epidemiológico que temos e com as condições socioeconômicas dentre as quais eu destaco nos últimos anos: a) a inserção de grande número de pessoas atingindo a condição de verdadeiros cidadãos; b) o ingresso de parcela significativa da população na condição de consumidora e usuária de bens e serviços públicos; e c) que tem um modelo ainda médico centrado e hospitalocêntrico, sempre precisará de mais médicos e mais hospitais.

Francisco Balestrin
O assunto pode ser interessante, mas não deixa de ser árido. Nesta apresentação, gostaria de trazer algumas observações importantes a respeito do tema. Primeiramente, pretendo falar somente daquilo que entendo e é factual; não farei qualquer tipo de especulação. Em segundo lugar, sou representante da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e não do setor privado de saúde. Por esta razão, vou limitar-me, por uma questão de representatividade e também de conhecimento, a falar especificamente daquilo que diz respeito aos hospitais brasileiros e qual a percepção que se tem sobre o assunto. Quem esperava uma defesa forte do capital estrangeiro vai se frustrar com a minha apresentação, pois eu não vou fazê-la.

Lenir Santos
Meu primeiro ponto seria a proposta de discutir a questão do capital estrangeiro na saúde para além da Constituição. Uma proposta difícil pelo fato de a carta constitucional ser a regra do jogo da democracia brasileira.

Ligia Bahia
O roteiro que eu preparei adota uma abordagem não normativa da literatura existente sobre esse tema, começando pelo processo de expansão e financeirização do sistema de saúde no Brasil, a partir do noticiário, do que tem sido divulgado pela mídia. Outro tópico é a agenda dos hospitais no Brasil e o último é o que me foi encomendado diretamente.

Walter Cintra Ferreira Jr.
Meu primeiro ponto seria a proposta de discutir a questão do capital estrangeiro na saúde para além da Constituição. Uma proposta difícil pelo fato de a carta constitucional ser a regra do jogo da democracia brasileira.

Downloads

Publicado

2018-08-15