Microcrédito produtivo no Brasil: histórico recente e condicionantes de desenvolvimento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar os direcionadores para a atuação dos diferentes modelos institucionais do microcrédito produtivo no Brasil. Utiliza-se o modelo “multinível” a fim de investigar a relação entre os interesses e processos de negociação entre os grupos envolvidos no microcrédito. O estudo empírico inclui um banco público, uma Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte (Scmepp), e uma Oscip de microcrédito. Os resultados mostram que o foco na gestão da implementação da metodologia do microcrédito produtivo orientado é condicionante para atingir bons resultados. Parcerias com órgãos governamentais, bem como a participação das instituições de microcrédito nos processos de políticas públicas, são um grande desafio e potencial para o aprimoramento do setor de microcrédito.
Detalhes do artigo
Como Citar
GONZALEZ, L.; PORTO, L.; DINIZ, E. H. Microcrédito produtivo no Brasil: histórico recente e condicionantes de desenvolvimento. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 22, n. 72, 2017. DOI: 10.12660/cgpc.v22n72.62637. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/62637. Acesso em: 27 jan. 2023.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cadernos Gestão Pública e Cidadania comprometem-se a contribuir com a proteção dos direitos do autor. Nesse sentido:
- assegura ao autor os direitos morais e de uso de seu artigo;
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades (iThenticate);
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado por Cadernos Gestão Pública e Cidadania podem ser visualizados em Ética e Conduta.