Sobre a Revista

Foco e Escopo

Os Cadernos de Gestão Pública e Cidadania configuram um periódico científico orientado para produção em duas áreas do conhecimento: administração pública e políticas públicas, bem como suas áreas de inter-relação.

Os CGPC se posicionam como um espaço com orientação metodológica plural, aberto a estudos de natureza qualitativa, quantitativa e multimétodos. Têm especial interesse por métodos inovadores, que ofereçam rigor e relevância em termos científicos e contribuição para sua área de conhecimento.

Os Cadernos de Gestão Pública e Cidadania  aceitam estudos que envolvam os diversos atores que se relacionam na e com a esfera pública, além das organizações estatais, tais como: parcerias público privado, organizações da sociedade civil, iniciativas de investimento social privado, organizações sociais, agências governamentais, arranjos produtivos locais, além de estudos intraorganizacionais cujo nível de análise pode ser indivíduo, grupo ou organização. Vale enfatizar, que não basta replicar modelos analíticos da administração num contexto da esfera pública; é essencial contextualizar, traduzir e interpretar os resultados a partir das características da esfera pública brasileira.

Missão dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: Fomentar a produção e divulgação de conhecimento teórico e prático relevante em Administração, Políticas Públicas, e todas as áreas do conhecimento relacionadas.

Visão dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: Ser um periódico com destacada contribuição para o avanço dos estudos envolvendo o setor público brasileiro, proporcionando conteúdo relevante para formação dos atores sociais comprometidos com o desenvolvimento da gestão e de políticas públicas.

Objetivos principais dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: Os Cadernos têm como principais objetivos: 1) divulgar trabalhos acadêmicos de excelência sobre gestão e políticas públicas; e 2) contribuir para o avanço da teorização sobre o setor público brasileiro, seja como protagonista, seja em ações em parcerias com outros setores.

Público-alvo dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: gestores, professores, pesquisadores e interessados em temáticas relacionadas ao setor público brasileiro e áreas envolvidas.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação se inicia uma vez que a Redação recebe o artigo submetido. Imediatamente, é feita a avaliação por formato e submissão ao rastreamento de similaridades. Só então, o artigo é encaminhado à editora-chefe para desk review e se inicia a avaliação pelos pares, composta de três etapas:

1ª)    Triagem realizada pelo Editor Chefe, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;

2ª)    Avaliação cega preliminar por um membro do Corpo Editorial Científico, que visa identificar a contribuição do artigo para a sua área de especialidade; e

3ª)    Sistema de avaliação cega, por pelo menos dois pareceristas: coordenado por um membro do Corpo Editorial Científico da área de especialidade do artigo, consiste na interação entre os autores e dois pareceristas especialistas que, ao avaliarem o trabalho, fazem comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

Habitualmente, os editores científicos e a Editora-Chefe acrescentam às sugestões dos avaliadores um aconselhamento editorial, cujo objetivo é o aprimoramento do artigo, visando à publicação.

Para visualizar o formulário de avaliação, que deve ser usado pelo avaliador,  clique aqui.

Preparação para publicação

Depois de aprovado, o artigo é submetido à edição e à revisão ortográfica e gramatical. A Redação envia a versão final para aprovação dos autores e eventuais atualizações, tais como afiliação institucional.

Os autores são sempre comunicados ao final de cada etapa do processo. Adicionalmente, o OJS oferece total transparência do fluxo editorial e o autor pode acompanhar a evolução de seu artigo nas diversas etapas do processo de certificação científica de seu artigo a qualquer momento, utilizando seu login e senha pessoais, criados em seu cadastro de autor.

Direitos autorais

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania comprometem-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:

- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;

- adota software de detecção de similaridades - iThenticate;

- adota normas de boas práticas conforme Ética e Conduta

- adota ações de combate ao plágio e má conduta ética, alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)  

Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: cadernosgpc-redacao@fgv.br.

Para submeter um artigo, clique aqui. 

Periodicidade

A revista Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) adota o sistema de publicação contínua mantendo a periodicidade quadrimestral, exclusivamente on-line. Os artigos são publicados ao longo da periodicidade: janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro.

Política de Acesso Livre

A revista Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) é publicada exclusivamente on-line, acesso livre, aberto e instantâneo a seus artigos sem restrições. Permite ler, baixar, copiar, imprimir, pesquisar textos na íntegra de acordo com a licença adotada Creative Commoms BY (CC-BY). Utiliza o Open Journal Systems (OJS) no processo de submissão, avaliação duplo-cega e publicação do periódico. Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania não praticam taxa de submissão e publicação de artigo (APC-Author Processing Charge).

Política de Arquivamento

Como Política de Arquivamento os Cadernos de Gestão Pública e Cidadania (CGPC) utilizam o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org.

Os CGPC também fazem parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. Estando também incluídos em Diretórios de Políticas de depósitos, como o Diadorim.

Estrutura editorial

Descrição da composição editorial

Diretora RAE-publicações
Responsável pelas estratégias gerais da RAE e políticas de publicação das revistas do núcleo.

Editora-chefe
Coordena o processo editorial, promovendo o desenvolvimento dos trabalhos submetidos à revista e zelando pelos padrões éticos. É responsável pela manutenção da Política Editorial, pela gestão editorial e coordenação do fluxo de trabalho junto à equipe. Seleciona e substitui os membros do Conselho Editorial e do Corpo Editorial Científico, além dos avaliadores. É responsável pelo conteúdo editorial publicado na revista, emite parecer (desk review) e toma decisões com apoio do editor adjunto, parecer primário e final na fase de avaliação por pares dos artigos.

Editores-adjuntos
Apoiam a editora-chefe nas estratégias gerais da revista, no desk review e demais decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial, sempre que solicitados pela Editora-chefe.

Comitê Editorial
Os membros atuam como conselheiros da Editora-chefe, interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial e nas estratégias gerais do periódico, e divulgando a revista no meio acadêmico e profissional. Também podem ser convidados a atuar como pareceristas de trabalhos submetidos à publicação (quando necessário).

Corpo Editorial Científico
O papel principal dos membros é apoiar a Editora-chefe, responsável nas decisões do processo de certificação científica dos artigos submetidos à publicação, atuando como coordenador do processo de avaliação de artigos de sua área de especialidade, indicando avaliadores ad hoc, coordenando a avaliação dos artigos e garantindo aperfeiçoamento do manuscrito, e sua contribuição diferenciada à área de atuação dos CGPC. Têm papel de destaque para a manutenção da Política Editorial do periódico.

Avaliadores Ad Hoc
Possuem um papel de alta relevância no aperfeiçoamento de manuscritos submetidos à publicação e, consequentemente, na qualidade dos artigos publicados. São responsáveis pela emissão de pareceres dos artigos submetidos à revista, recomendando a aprovação ou rejeição para publicação e alterações para melhoria do texto.

Equipe editorial
É responsável pela gestão, coordenação e realização de todas as ações do dia a dia para a produção, publicação e divulgação do periódico, de modo estreitamente alinhado às boas práticas, Ética e Conduta em publicação científica. Todos os membros da equipe são altamente comprometidos com excelência, sob a premissa de transparência e profissionalismo.
 

Membros da estrutura editorial

FGV EAESP Pesquisa e Publicações

Thomaz Wood Jr., Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), São Paulo - SP, Brasil

Editora-chefe

Andréa Leite Rodrigues, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP), São Paulo - SP, Brasil

Editores-adjuntos

Felipe Gonçalves Brasil; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara - SP, Brasil

Robson Zucollotto; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória - ES, Brasil

Gestão Editorial

Ilda Fontes, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), São Paulo - SP, Brasil

Redação 

Denise Francisco Cândido, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), São Paulo - SP, Brasil

Andréa Cerqueira Souza, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), São Paulo - SP, Brasil

Edi F. Soares, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), São Paulo - SP, Brasil

Comitê editorial

Alketa Peci, Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (FGV EBAPE), RJ, Brasil

Ana Cristina Braga Martes, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), PB, Brasil

Antonio Sérgio Fernandes, Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA, Brasil

Eda Castro Lucas Souza, Universidade de Brasília (UnB), DF, Brasil

Edna Maria Ramos de Castro, Universidade Federal do Pará (UFPA), PA, Brasil

Elvia Fadoul, UNIFACS - Universidade Salvador, BA, Brasil

Gonzalo Delamaza, Universidad de Los Lagos, Chile

Jair Santos, UNIFACS - Universidade Salvador, BA, Brasil

José Antonio Gomes de Pinho, Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA, Brasil

Luiz Carlos Bresser-Pereira, Fundação Getulio Vargas, Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), SP, Brasil

Marco Antonio Carvalho Teixeira, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil


Maria Rita Loureiro, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil

Mario Aquino Alves, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil

Marta Ferreira Farah, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil

Peter K. Spink, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil

Sonia M. Ospina, New York University, NY, EUA


Corpo Editorial Científico

Alcides Barrichello, Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, Brasil

Brian Wampler, Boise State University, EUA

Carla Regina Paza Gómez, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Cesar Cruz-Rubio, Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Politicas Públicas (GIGAPP), Espanha

Cláudio Gonçalves Couto, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil, SP, Brasil

Edgilson Tavares de Araújo, Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), BA, Brasil

Emmanuel Raufflet, HEC-Montreal, Montreal, Canada

Eugênia Rosa Cabral, Universidade Federal do Pará (UFPA), PA, Brasil

Fernando de Souza Coelho, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP), SP, Brasil

Fernando Luiz Abrucio, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil, SP, Brasil

Francisco César Pinto da Fonseca, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), SP, Brasil, SP, Brasil

Hironobu Sano; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

João Alfredo dos Reis Peixoto, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Lisboa, Portugal

João Luiz Passador, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (USP FEA-RP), SP, Brasil

Marcos Vinicius Pó, Universidade Federal do ABC (UFABC), SP, Brasil

Patrícia Maria Emerenciano Mendonça, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP), SP, Brasil

Oswaldo Gonçalves Jr, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, Brasil

Paula Chies Schommer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), SC, Brasil

Renata Mirandola Bichir, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP), SP, Brasil

Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP), SP, Brasil


Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG, Brasil

Suzanne Erica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB, Brasil

Thiago Ferreira Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB, Brasil

_______________________________________________________________________

Ficha Catalográfica

Fornecedores

Revisor de Português
Paula Thompson de Moura

Maria Teresa F. Marques

Tradução/revisão língua inglesa e espanhola
Arabera Traduções Técnicas

Designers gráficos
- Typecomm Comunicação e Design Gráfico
- DICOM / FGV EAESP