Normas de Submissão

O periódico eletrônico Cadernos EBAPE.BR publica contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino nos idiomas português, inglês, espanhol e francês, de acordo com a política editorial.

TAXA DE APCs

O Cadernos EBAPE.BR não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

POLÍTICA DE PLÁGIO

Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, o Cadernos EBAPE.BR utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO (Open Journal Systems - OJS)

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

REVISÃO POR PARES / PEER REVIEW

Os artigos aprovados na fase Desk Review serão submetidos à avaliação blind peer review sendo analisados por, pelo menos, dois pareceristas externos às cegas (sem a identificação de autoria e pareceristas) com emissão dos pareceres. O fluxograma editorial do Cadernos EBAPE.BR está disponível no link: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/fluxograma

PUBLICAÇÃO BILÍNGUE

Visando à internacionalização do periódico Cadernos EBAPE.BR, a partir do v. 16, n. 1 (2018), a publicação do artigo será bilíngue. A tradução do manuscrito aprovado constitui responsabilidade do(s) autor(es):

  • Original em português - tradução para o inglês;
  • Original em inglês - tradução para o português;
  • Original em espanhol - tradução para o inglês.

Os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino devem ser submetidos de acordo com a normatização abaixo:

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: simples (incluindo títulos, resumo, abstract, texto, citações e referências).

Parágrafos: alinhamento justificado.

Ter entre 6.000 e 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas, apêndices e referências bibliográficas.

Desde outubro de 2020 o periódico Cadernos EBAPE.BR está adotando a normatização da American Psychological Association (APA) para citações e referências bibliográficas. Clique aqui para ver as normas de formatação.

ESTRUTURA DO ARTIGO

Título do artigo: os artigos devem conter o título em português, inglês e espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês e seguido pelo espanhol, caso o artigo esteja em português. Artigo escrito em inglês deve apresentar tradução para o português seguido, pelo espanhol. Artigo escrito em espanhol deve apresentar tradução para o inglês, seguido pelo português.

Resumo, abstract e resumen: cada qual deverá conter no máximo 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos.

Palavras-chave, keywords e palabras clave: no mínimo 3 e no máximo 5, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, no idioma correspondente.

Corpo do texto: Iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo. As partes convencionais de um artigo científico teórico - empírico devem incluir: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão e referências. Ensaios teóricos devem apresentar formatação do texto coerente com a abordagem adotada pelo autor.

Quantidade de submissões: a política editorial do Cadernos EBAPE.BR limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria; e não permite a re-submissão de versão modificada de artigo rejeitado.

Quantidade de autores: desde junho de 2020, o número máximo de autores por artigo é 4; não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo.

Identificação da autoria e coautoria: o arquivo do artigo não deve conter identificação do autor ou dos coautores. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto ou nas referências, o artigo será arquivado.

Os autores serão identificados em um arquivo separado que deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), a(s) instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), o(s) cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail e formação acadêmica. Quando o trabalho for escrito por vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um.

Sobreposição de publicação: a publicação de dois artigos com considerável sobreposição não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos. Várias publicações que tenham um único conjunto de dados só devem ser permitidas: (a) se não for possível escrever um único artigo dentro do número máximo de 30 páginas; (b) se os artigos apresentarem abordagens e finalidades distintas. O editor deve ser avisado quando da submissão caso o artigo esteja de alguma forma publicado online.

Originalidade do artigo: os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos.

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Somente serão encaminhados para blind review pelos membros do corpo editorial os artigos que se enquadrarem nestas normas de submissão e que tenham sido enviados pelo sistema de submissão online. O mesmo procedimento deverá ser adotado na submissão de resenhas e estudos de casos & ensino.

Resenhas bibliográficas são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, no campo de Administração. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo, portanto, contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição, seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica.

A primeira página deve: conter título, nomes dos autores e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do autor da nota; ter no máximo 3 páginas e apresentar na última lauda a capa do livro digitalizada.

Estudos de Casos & Ensino: os documentos devem obedecer às mesmas regras de submissão do periódico no que tange aos números mínimo e máximo de palavras e à formatação/normatização. O trabalho deverá ser dividido em duas partes: uma formada pelo caso em si e a outra na qual se apresentará as notas de ensino e/ou pesquisa.

Em caso de aprovação do artigo, da resenha bibliográfica ou estudos de casos & ensino para publicação, os direitos de copyright (inclusive, os direitos de tradução) são cedidos pelo(s) autor(es) ao periódico Cadernos EBAPE.BR.

Envio de manuscritos

Os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino devem ser submetidos pelo Sistema de submissão ScholarOne.