Investidas do management no campo da cultura em Pernambuco: o caso dos produtores culturais

Conteúdo do artigo principal

Elisabeth Cavalcante dos Santos
Debora Coutinho Paschoal Dourado

Resumo

Este artigo tem por objetivo explorar as dimensões do management na ação de produtores culturais no campo da cultura em Pernambuco a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa e utilizando observação participante, entrevistas e análise hermenêutica como ferramentas metodológicas, os principais resultados dizem respeito: à aplicação do management sem considerar as particularidades do campo da cultura de cada estado; à evidência de que o management constitui um recurso de poder (ou capital) no campo da cultura; e à distribuição desigual desse recurso de poder considerando o habitus dos agentes – aqueles que incorporaram o novo habitus do campo, que reflete as mudanças pelas quais a estrutura social passou, e têm maior facilidade de deter o capital cultural relativo aos conhecimentos do management – e as próprias disputas que levam alguns produtores a dificultar o acesso a esse recurso de poder, buscando manter sua posição no campo. Concluiu-se que o management pode assumir proporções mais amplas, influenciando dinâmicas, relações e disputas entre agentes em um campo social, o que reforça os argumentos dos críticos da indústria do management.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, E. C., & Dourado, D. C. P. (2014). Investidas do management no campo da cultura em Pernambuco: o caso dos produtores culturais. Cadernos EBAPE.BR, 12(1), 178 a 198. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/9620
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elisabeth Cavalcante dos Santos, UFPE

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Linha de Pesquisa Organizações, Cultura e Sociedade.

Debora Coutinho Paschoal Dourado, UFPE

Doutora em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Linha de Pesquisa Organizações, Cultura e Sociedade.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)