Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Cristiana Trindade Ituassu
Maria José Tonelli

Resumo

A lógica das modernas práticas de gestão ultrapassou a esfera econômica e disseminou-se como modelo de conduta para outras esferas da vida social, em um processo denominado management ou cultura do management, intensamente difundido após a Segunda Guerra Mundial. Ao se expandir para países em desenvolvimento, argumentamos que esse processo trouxe, entre outros valores, modelos de sucesso que se propagaram a partir da mídia de negócios. A mídia, entendida como comunicação de massa, possibilita a mercantilização e a circulação de formas simbólicas. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter construcionista que analisa os repertórios utilizados pela principal revista de negócios do Brasil, a Exame, para falar do sucesso, desde sua criação, em 1971, até 1998, ano em que surgiu a Você S/A, publicação emblemática para o fenômeno aqui discutido. Ao todo, foram consultadas 634 edições de Exame, a partir das quais selecionamos 58 matérias e 595 editorais que foram, então, submetidos à análise de repertórios. Ao evidenciar o modelo de executivo e homem de negócios bem-sucedido, os resultados mostram, ao longo de três décadas, o processo de difusão de um sentido de sucesso em sintonia com a lógica da economia de mercado e com os valores da excelência e do empreendedorismo como características necessárias ao indivíduo, no mundo corporativo. Em conjunto com outras pesquisas brasileiras, este artigo evidencia o processo de difusão dos valores do management no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ituassu, C. T., & Tonelli, M. J. (2014). Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 12(1), 86 a 111. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/9313
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristiana Trindade Ituassu, Centro Universitário UNA

Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV).
Professora do Programa de Mestrado Profissional
em Administração do Centro Universitário UNA.

Maria José Tonelli, Fundação Getulio Vargas

Doutora em Psicologia Social pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Fundação Getulio Vargas (FGV).