Impactos da Globalização no Processo de Internacionalização dos Programas de Educação em Gestão

Conteúdo do artigo principal

Ana Christina Celano
Ana Lucia Guedes

Resumo

O propósito deste artigo é problematizar os impactos da globalização na educação em Gestão, com base nas alterações ocorridas no contexto internacional contemporâneo, principalmente em termos da inserção de países emergentes tais como Índia, China e Brasil entre os parceiros acadêmicos dos programas de educação em Gestão. Mais especificamente, a contribuição deste artigo decorre da abordagem crítica focada em educação em gestão que reconhece o papel dos países emergentes na produção e consumo do conhecimento. A problematização do tema, de caráter qualitativo, está baseada na descrição e análise do Programa Internacional de Mestrado em Prática de Gestão (IMPM), criado por Henry Mintzeberg, em 1995, com recentes parcerias acadêmicas na China e no Brasil. Os resultados obtidos indicam que os programas internacionais de educação em gestão estão interessados em realizar atividades em países emergentes, mas essas parceiras nem sempre resultam em um papel legítimo que os desloque de suas posições periféricas para o centro da produção de conhecimento em Gestão. Por fim, levantamos o questionamento de que os programas internacionais de educação em gestão, mesmo que presentes nesses países pela realização de módulos locais e participação de indivíduos desses países, continuam funcionando como instrumentos de disseminação do conhecimento em Gestão hegemônico e universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Celano, A. C., & Guedes, A. L. (2014). Impactos da Globalização no Processo de Internacionalização dos Programas de Educação em Gestão. Cadernos EBAPE.BR, 12(1), 45 a 61. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/9181
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Christina Celano, Ebape/FGV

Cursando o doutorado em Administração da EBAPE/FGV, Rio de Janeiro, Brasil. Professora do curso de graduação em Administração da EBAPE/FGV. Consultora e pesquisadora nas áreas de negócios internacionais e comunicação organizacional.

Rua Mário Pederneiras, 4 -301, Humaitá, CEP 22261-020 – Rio de Janeiro – RJ

 e-mail: ana@francocelano.com.br  Phone: 55 (21) 8830-3382

Ana Lucia Guedes, Unigranrio

Ph.D. Relações Internacionais (LSE).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO. 

Líder do Grupo de Estudos Internacionais em Administração (GEIA).

e-mail: almguedes@gmail.com

Rua da Lapa, 86 / 9o. andar

Rio de Janeiro-RJ

CEP 20021-180

Tel.:21-2531-8804

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>