Possibilidades epistemológicas para a ampliação da Teoria da Administração Pública: uma análise a partir do conceito do Novo Serviço Público

Conteúdo do artigo principal

Ana Cláudia Donner Abreu
Angela Regina Heinzen Amin Helou
Francisco Antônio Pereira Fialho

Resumo

Este artigo apresenta as bases epistemológicas que sustentam o modelo do Novo Serviço Público proposto por Denhardt e analisa como elas podem contribuir para a ampliação da Teoria da Administração Pública. Como contribuições, sugere-se que é preciso considerar quais são os mecanismos institucionais que a Administração Pública deve viabilizar que o indivíduo possa se expressar em relação àquilo tem, precisa ou deseja; que a crítica, aos critérios de eficiência e eficácia como os únicos utilizados para suportar determinados modelos de Administração Pública, possibilita reconhecer que essa age sobre um conjunto de interesses difusos, legítimos e, muitas vezes, divergentes e que critérios como equidade ou justiça, por exemplo, parecem mais pertinentes para lhe dar suporte; que a Administração Pública precisa ampliar suas bases de participação, facilitando a articulação dos múltiplos interesses da sociedade, por meio de redes de governança que definiriam como as decisões seriam tomadas, e como os grupos poderiam interagir na formulação dos propósitos públicos e na implantação das políticas públicas; que o grande desafio envolve a redefinição da visão e do papel do próprio Estado, que seria entendido como uma associação que se ocuparia da articulação e da governança das redes de formulação das políticas públicas e da mobilização dos recursos necessários ao alcance desses fins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Abreu, A. C. D., Helou, A. R. H. A., & Fialho, F. A. P. (2013). Possibilidades epistemológicas para a ampliação da Teoria da Administração Pública: uma análise a partir do conceito do Novo Serviço Público. Cadernos EBAPE.BR, 11(4), 608 a 620. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/8426
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Cláudia Donner Abreu, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada e Mestre em Administração pela UFSC, Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Gestora Pública e Professora de Ensino Superior.

Angela Regina Heinzen Amin Helou, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Matemática, Mestre e Doutoranda em Enegenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Gestora Pública eprofessora de ensino superior.

Francisco Antônio Pereira Fialho, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Eletrônica e especializado em Telecomunicações pela PUC-Rio. Graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)