Uma aproximação entre pragmática universal e economia solidária: o caso de Catende

Conteúdo do artigo principal

Fábio Gomes

Resumo

Este artigo objetiva aproximar a pragmática universal, elemento fundamental da racionalidade comunicativa habermasiana, e os conceitos de economia solidária defendidos por Paul Singer. No que diz respeito à teoria de Habermas, limita-se à ideia de reconstrução das condições universais de possível compreensão mútua, sem se dedicar ao entendimento das relações semânticas nos procedimentos dialógicos, que ocupam papel central na teoria habermasiana. A reflexão teórica adotou como instrumento empírico, por meio do estudo de caso não generalizável, o Projeto Harmonia, no município de Catende-PE. Para esse fim, foram realizados dois estudos de campo: entrevistas com questionário semiestruturado e pesquisa quantitativa com aplicação presencial de questionários. A pesquisa exploratória identificou quatro categorias de trabalhadores (de usina, com cana, sem cana, favoráveis à reforma coletiva), analisadas distintamente no levantamento de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, F. (2014). Uma aproximação entre pragmática universal e economia solidária: o caso de Catende. Cadernos EBAPE.BR, 12(Especial), 416 a 441. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/8254
Seção
Artigos - Filosofia
Biografia do Autor

Fábio Gomes

Sociólogo pela UFJF (2002), Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAPE (2007), Especialista em Comunicação Política pela USP-ECA (2011).