Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática

Conteúdo do artigo principal

Edson Luis Kuzma
Sérgio Luis Dias Doliveira
Adriana Queiroz Silva

Resumo

A relação estabelecida entre as competências organizacionais e a sustentabilidade organizacional deve ser objeto de reflexão e constante aprimoramento, visando à convergência dos objetivos individuais e da organização para a sustentabilidade dos negócios e o atingimento das estratégias empreendidas. Portanto, considerando-se a relevância das discussões que envolvem as competências societais e a sustentabilidade organizacional, a presente pesquisa buscou analisar e explorar a relação existente entre as competências organizacionais e a sustentabilidade aplicada ao contexto empresarial. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistêmica das publicações de cunho quantitativo e qualitativo a partir de buscas por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da base de dados da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) nos últimos seis anos, considerando o período de 2010 a 2015. As pesquisas abordam, em unanimidade, o tratamento da relação entre as competências organizacionais e a sustentabilidade aplicada às organizações. Os resultados apontam para distintas linhas de compreensão e de produção, que agregam conhecimento à discussão que envolve a temática. Os estudos tratam de competências organizacionais que são desenvolvidas em empresas pela articulação de ações com foco nas dimensões econômica, social e ambiental na composição do ser sustentável, conforme é apresentado no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kuzma, E. L., Doliveira, S. L. D., & Silva, A. Q. (2017). Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática. Cadernos EBAPE.BR, 15(Especial), 428–444. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/60276
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Luis Kuzma, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011 - 2014). Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015 - 2016). Pós-Graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016 - atual).

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013)

Adriana Queiroz Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo - UP/Curitiba. Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR/Ponta Grossa. Especialista em Marketing pela UNICENTRO e graduação em Administração.