Estudo observacional do comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa da ótica de Filion no filme “Mauá – o Imperador e o Rei”

Conteúdo do artigo principal

Fátima Regina Ney Matos
Waleska Vasconcelos Queiroz
Kátia Lene de Araújo Lopes
Gleildes dos Santos Lima Frota
Valdênia Maria Lima Leandro Saraiva

Resumo

Análise do comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa, observado no filme “Mauá – O Imperador e o Rei”. Procurou-se usar como base argumentativa o trabalho de Louis Jacques Filion (2004, 2000, 1993, 1991) sobre características empreendedoras básicas – inovação, aprendizagem, rede de relações e visão. A escolha do tema deveu-se ao pouco conhecimento dos alunos de graduação e pós-graduação em administração - detectado em uma pesquisa exploratória informal - sobre os empreendedores brasileiros e seu papel na evolução econômica do país, sendo relevante este resgate histórico. Após cinco exibições coletivas e algumas exibições individuais do filme, foi realizado um estudo observacional, tipo de observação de “segunda mão”, indireta e não participante, com produtivas discussões em equipe. Na revisão bibliográfica buscou-se contextualizar, de maneira sucinta, as características do comportamento empreendedor da ótica de Filion (1991). Pode-se concluir que as características empreendedoras propostas na tipologia do autor apresentam-se com vigor no comportamento do Barão de Mauá, um homem à frente de seu tempo e que procurou contribuir na construção de um novo projeto para o Brasil, possibilitando a transição de um modelo econômico agrário exportador e escravocrata para uma economia de mercado baseada na industrialização, no trabalho assalariado e na livre iniciativa, sendo esse conhecimento essencial para o desenvolvimento do senso crítico e analítico do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Matos, F. R. N., Queiroz, W. V., Lopes, K. L. de A., Frota, G. dos S. L., & Saraiva, V. M. L. L. (2012). Estudo observacional do comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa da ótica de Filion no filme “Mauá – o Imperador e o Rei”. Cadernos EBAPE.BR, 10(1), 202 a 220. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5253
Seção
Artigos