Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: análise interpretativa de uma experiência contemporânea
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute a combinação de esforços públicos e privados, da perspectiva municipal. Seu propósito é reconhecer a influência do processo de integração de agentes heterogêneos no conjunto de percepções sobre a participação plural e sobre os limites, desafios e potencialidades da ação conjunta. Para tanto, investiga dois projetos associados ao Plano Estratégico do Município de Juiz de Fora, MG. Integram o referencial teórico desta obra elementos oriundos da teoria da ordem negociada e do debate sobre a construção social da realidade. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que a qualidade do processo de integração entre agentes plurais interfere no conjunto de percepções, ao prover: significados comuns, limites à autonomia individual e regras capazes de coordenar o universo de relações. Tais parâmetros atuam no sentido de alinhar esforços a propósitos comuns, equilibrar expectativas, viabilizar o consenso, romper tipificações e conferir credibilidade às decisões coletivas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Oliveira, V. C. da S. e, Oliveira, L. C. F. de S., Siqueira, E. D. de, & Brito, M. J. de. (2009). Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: análise interpretativa de uma experiência contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, 7(1), 113 a 134. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5109
Edição
Seção
Artigos
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.