Tecnologia Social de Mobilização para Arranjos Produtivos Locais: uma proposta de aplicabilidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apesar do crescente interesse que a abordagem de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais vem despertando no meio acadêmico e instituições públicas e privadas brasileiras, pouco se tem inovado acerca das formas de mobilização coletiva destas aglomerações produtivas territoriais, permanecendo as discussões nas áreas tradicionais de desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas. Este ensaio apresenta uma proposta de aplicação de uma Tecnologia Social de Mobilização dos atores/agentes de um arranjo produtivo local, objetivando o seu desenvolvimento, através do fortalecimento das relações existentes entre seus diversos atores/agentes localizados no território. Espera-se, através da exposição de uma possível aplicabilidade desta Tecnologia Social, gerar um debate sobre formas criativas de mobilização desses arranjos organizacionais, que privilegiem aspectos intangíveis, não obstante serem de fundamental importância, tais como: capital social, práticas cooperativas e governança.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ipiranga, A. S. R., Amorim, M. A., & Faria, M. V. C. M. (2007). Tecnologia Social de Mobilização para Arranjos Produtivos Locais: uma proposta de aplicabilidade. Cadernos EBAPE.BR, 5(3), 1 a 23. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5041
Edição
Seção
Artigos
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.