A situação dos hospitais quanto ao gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A situação dos hospitais, quanto ao gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais, tem sido um tema discutido por vários pesquisadores, pelas sérias dificuldades existentes quanto ao sistema de tratamento dos resíduos gerados e pela falta de conhecimentos. O lixo hospitalar faz com que aumentem as deficiências na estrutura organizacional dessas instituições, decorrentes do núnero crescente de pacientes e das carências existentes que impossibilitam suprir as necessidades da população. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo avaliar como essas instituições gerenciam os impactos ambientais. Utiliza-se a metodologia Gaia (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais), através de entrevistas semi-estruturadas e lista de verificação, em um estudo de caso de um hospital. Após a análise dos resultados, verifica-se a classificação de sustentabilidade dos critérios: fornecedores, ecoeficiência do processo hospitalar, tratamento dos pacientes, indicadores gerenciais e os recursos humanos na organização. No final, é apresentada a planilha de identificação e com prioridade nos aspectos e impactos ambientais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Pfitscher, E. D., Limongi, B., Vieira, E. M. F., Pfitscher, M. P., & Pfitscher, P. C. (2007). A situação dos hospitais quanto ao gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais. Cadernos EBAPE.BR, 5(3), 1 a 18. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5037
Edição
Seção
Artigos
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.