Politizando o conceito de redes organizacionais: uma reflexão teórica da governança como jogo de poder
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a dimensão política das redes organizacionais. Para tanto, procurou-se oferecer neste ensaio uma análise deste formato organizacional, privilegiando a dimensão política das relações interorganizacionais a partir de algumas contribuições formuladas pelo sociológico Pierre Bourdieu. As evidências teóricas revelaram que este recorte analítico poderá oferecer leituras alternativas às visões, cujas reflexões despolitizam o conceito de redes organizacionais, colocando no epicentro das argumentações a lógica da cooperação e da confiança como forças motrizes e condições suficientes para a explicação e funcionamento das relações entre as organizações, acredita-se também que, ao considerar as redes organizacionais como um campo social, este ensaio inicia um trabalho que amplia a noção de governança, levando-se em consideração não só os aspectos estruturais e objetivos, mas também enaltecendo a dimensão subjetiva que permeia as relações entre os agentes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gobbi, B. C., Cunha, E. P., Brito, M. J. de, & Senger, I. (2005). Politizando o conceito de redes organizacionais: uma reflexão teórica da governança como jogo de poder. Cadernos EBAPE.BR, 3(1), 1 a 16. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/4904
Edição
Seção
Artigos
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.