Indicadores de sustentabilidade - um levantamento dos principais sistemas de avaliação

Conteúdo do artigo principal

Hans Michael Van Bellen

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um levantamento cujo objetivo é determinar as principais metodologias de avaliação para mensurar a sustentabilidade do desenvolvimento. Para isso, discute a crise ambiental e suas principais conseqüências, até o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável. Esse conceito, por sua vez, é observado a partir de diferentes abordagens que visam evidenciar a necessidade de um conhecimento mais aprofundado dos diferentes sistemas de indicadores de sustentabilidade e de sua utilização.

Sistemas de indicadores de desenvolvimento sustentável podem constituir uma importante ferramenta de gestão ambiental, pública ou privada, à medida que consigam orientar e mensurar o desenvolvimento. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é necessário conhecer melhor as metodologias existentes. Nesse sentido, o primeiro passo para conhecer melhor as ferramentas de avaliação do desenvolvimento é determinar quais as mais importantes em termos de reconhecimento internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bellen, H. M. V. (2004). Indicadores de sustentabilidade - um levantamento dos principais sistemas de avaliação. Cadernos EBAPE.BR, 2(1), 1 a 14. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/4873
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)