Concepções de administração e administrador em tempos de capitalismo flexível: uma abordagem crítica

Autores

  • Ana Cristina Batista-dos-Santos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • José Arimatés de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

O texto socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender criticamente as concepções de Administração e Administrador em tempos de capitalismo flexível. A referência epistemológica da pesquisa é a Teoria Crítica frankfurtiana, fundamentada em três pares categóricos dialéticos: história-naturalização, práxis social-sistema, e alienação-emancipação. A literatura prevalente da área foi revisada no tocante aos conceitos em estudo. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa integralmente qualitativa, com uso de três tipos de entrevistas: entrevista narrativa com história de vida; entrevista com elementos-estímulo; e entrevista narrativa ficcional. Para compreensão das narrativas, utilizou-se a técnica de análise hermenêutico-dialética. Os resultados indicam o predomínio da concepção pragmática-instrumental, no tocante à Administração, pela qual ela continua a ser pensada e discursada como uma ação tecnológica e teleológica, que utiliza saberes múltiplos e aprendizagens cambiantes como meios para alcance das finalidades do contexto organizacional mutante. Quanto ao Administrador, há a emergência da concepção estética para apresentá-lo. Por essa concepção, há a migração do histórico estereótipo do Administrador controlador e vigilante para a representação do Administrador como profissional performático. O segundo resultado, que se apresenta como o mais relevante em relação ao Administrador, é o da fuga da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Batista-dos-Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Administração. Professora na Graduação e Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

José Arimatés de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutor em Administração. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/UFRN

Downloads

Publicado

2015-01-07

Como Citar

Batista-dos-Santos, A. C., & de Oliveira, J. A. (2015). Concepções de administração e administrador em tempos de capitalismo flexível: uma abordagem crítica. Cadernos EBAPE.BR, 13(1), 52 a 82. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/23042

Edição

Seção

Artigos