Contribuições do diálogo entre o realismo crítico e o construcionismo social para os estudos organizacionais

Conteúdo do artigo principal

Alex Fernando Borges
Mozar José de Brito
Valéria da Glória Pereira Brito
Alessandro Gomes Enoque

Resumo

Neste artigo, tecemos algumas reflexões de natureza ontológica e epistemológica sobre a pesquisa em administração. Mais precisamente, procuramos apresentar os fundamentos de um possível diálogo entre o realismo crítico e o construcionismo social, constituindo um quadro de referência para o desenvolvimento de estudos organizacionais. Para tanto, retomamos, de forma breve e não exaustiva, as principais formulações e elaborações disponíveis sobre cada uma dessas concepções, de modo a situar suas especificidades e respectivos pressupostos ontológicos e epistemológicos centrais. De forma complementar, apontamos algumas contribuições dessa aproximação para os estudos organizacionais, ressaltando seu potencial filosófico para a construção de pesquisas de natureza multirreferencial. Esse diálogo pode contribuir para o desenvolvimento de estudos que incorporem os pressupostos ontológicos do realismo crítico e os fundamentos filosóficos da epistemologia construcionista social. Assim, verificamos a existência de pontos de convergência e complementaridade entre essas concepções, que no limite, podem servir de referência para a configuração de uma abordagem caracterizada por uma ontologia realista e por uma epistemologia construcionista que não nega a realidade e a sociedade como sendo, ao mesmo tempo, socialmente construída e real, em uma relação dialética entre agência e estrutura que supera dicotomias ainda presentes na teoria social e nos estudos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, A. F., Brito, M. J. de, Brito, V. da G. P., & Enoque, A. G. (2016). Contribuições do diálogo entre o realismo crítico e o construcionismo social para os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, 14(2), 391 a 405. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/22299
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) e Professor da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU).

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Valéria da Glória Pereira Brito, Universidade Federal de Lavras

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (PPGAP/UFLA). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG).

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)