Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

Conteúdo do artigo principal

Sidinei Rocha-de-Oliveira
Carolina da Silva Ferreira

Resumo

Este ensaio tem como proposta resgatar alguns aspectos do pensamento de Guerreiro Ramos, de Tragtenberg e de Prestes Motta, destacando como a postura crítica e os questionamentos levantados por esses autores permanecem atuais quando se analisa o papel do pesquisador, a influência da organização burocrática na sociedade atual, a aparente ingenuidade da administração escondida nas harmonias administrativas e no falso participacionismo e a relevância de considerarmos aspectos marcantes da cultura nacional.

O ponto de partida deste texto é a vivência dos autores, que, apesar de diferentes históricos de vida, têm angústias bastante similares ao se moverem no circuito acadêmico e organizacional. Trata-se de um mundo onde existem questionamentos permitidos e temas "relevantes"; onde quem não herda ou não assume a postura de aprendiz - submetendo-se às regras existentes no "caminho para chegar lá" - é continuamente questionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rocha-de-Oliveira, S., & Ferreira, C. da S. (2013). Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta. Cadernos EBAPE.BR, 11(3), 491 a 499. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/11658
Seção
Homenagem aos 10 anos do Cadernos EBAPE.BR