Revisitando a perspectiva de James MacGregor Burns: qual é a ideia por trás do conceito de liderança transformacional?

Autores

  • Pedro Alessandro Calaça Unigranrio
  • Fabio Vizeu Unigranrio

Resumo

Na Administração, a liderança é vinculada ao interesse na eficiência produtiva, tendo como pressuposto a capacidade de líderes e liderados atingirem os resultados organizacionais. Todavia, a liderança é matéria mais ampla do que pode julgar essa concepção. Por entender que essa é a perspectiva adotada no texto seminal de Burns (1978) sobre liderança transformacional, propomos neste estudo revisitar essa obra, para contrapor seus principais argumentos em relação àqueles formulados por autores de liderança transformacional na área de Administração. Para tanto, adotamos a análise sócio-histórica, como proposta por Stefani e Vizeu (2011), a primeira etapa da hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 2000), um método que visa a evitar o erro da livre interpretação de uma obra contextualmente situada. Assim, concluímos que o ponto central da liderança transformacional, para Burns, é a questão do desenvolvimento moral e o distanciamento na relação utilitária entre líder e liderados. Esses dois pontos são reforçados ao longo do texto pelos exemplos dados pelo autor, quase sempre relacionados ao contexto da liderança no âmbito político e dos movimentos sociais, onde a questão ético-moral é tomada em uma dimensão societal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Alessandro Calaça, Unigranrio

MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV/EBAPE, Mestrando em Administração Estratégica pela Unigranrio.Administrador, Especialista em Estratégia Empresarial.Consultor de empresas, palestrante e professor. Extensões na Califórnia e em Londres. Velejador e também professor de navegação eletrônica, sendo Capitão Amador pela Capitania dos Portos do RJ. Diretor de empresa de soluções integradas desde 1998. Sabático em 2005, atuando como consultor de empresa de soluções integradas no complexo Disney World, Florida.

Fabio Vizeu, Unigranrio

Doutor em Administração pela EAESP/FGV; Professor do Programa de Pós Graduação da UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2015-01-07

Como Citar

Calaça, P. A., & Vizeu, F. (2015). Revisitando a perspectiva de James MacGregor Burns: qual é a ideia por trás do conceito de liderança transformacional?. Cadernos EBAPE.BR, 13(1), 121 a 135. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/11016

Edição

Seção

Artigos