FGV Digital Repository
    • português (Brasil)
    • English
    • español
      Visit:
    • FGV Digital Library
    • FGV Scientific Journals
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • FGV DAPP - Diretoria de Análise de Políticas Públicas
  • FGV DAPP – Pesquisas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • FGV DAPP - Diretoria de Análise de Políticas Públicas
  • FGV DAPP – Pesquisas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browse

All of DSpaceFGV Communities & CollectionsAuthorsAdvisorSubjectTitlesBy Issue DateKeywordsThis CollectionAuthorsAdvisorSubjectTitlesBy Issue DateKeywords

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

Desinformação on-line e eleições no Brasil: a circulação de links sobre desconfiança no sistema eleitoral brasileiro no Facebook e no YouTube (2014-2020)

Thumbnail
View/Open
Primeiro estudo do projeto Democracia Digital (2.144Mb)
Date
2020
Author
Ruediger, Marco Aurélio
Grassi, Amaro
Dourado, Tatiana
Calil, Lucas
Piaia, Victor
Almeida, Sabrina
Carvalho, Danilo
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo investiga a circulação de conteúdos que incitam a crença na existência de fraude nas urnas e de manipulação eleitoral, no Brasil, distribuídos no Facebook e no YouTube entre os anos de 2014 e 2020. A análise se baseia em um corpus de 103.542 postagens com links, em língua portuguesa, nas duas plataformas. Seu objetivo é oferecer uma documentação do histórico de ocorrência de narrativas que alimentam processos de desinformação sobre o sistema eleitoral do país. Em linhas gerais, a pesquisa revelou que essa produção discursiva segue a tendência de picos de circulação das URLs em anos eleitorais, mas se mantém persistente em anos não eleitorais, graças a um potencial verificado de engajamento. Diante dos efeitos perniciosos da publicação de enunciados fraudulentos, dentre os quais se destaca o questionamento da legitimidade de processos basilares à saúde da democracia, este documento se debruça sobre a engenharia digital da desconfiança eleitoral. A pesquisa, desse modo, se insere em uma discussão contemporânea, dentro e fora do Brasil, que mobiliza atores múltiplos alinhados com a manutenção de mecanismos que sustentam regimes, convicções e instituições democráticas.
URI
https://hdl.handle.net/10438/30085
Collections
  • FGV DAPP – Pesquisas [64]
Knowledge Areas
Ciência política
Ciências sociais
Subject
Eleições
Desinformação
Fake news
Políticas públicas
Redes sociais on-line
Keyword
Eleições no Brasil
Mídias sociais

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
@mire NV
 

 


DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
@mire NV
 

 

Import Metadata