A Urgente Necessidade do Fortalecimento da Competitividade Industrial Brasileira: Reflexão Inicial sobre o Papel da Produtividade e da Acumulação de Capacidades Tecnológicas Inovadoras

Authors

  • Maurício Canêdo Pinheiro
  • Paulo N. Figueiredo
  • Bernardo Pereira Cabral
  • Felipe Queiroz Silva
  • Rubia Cristina Wegner
  • Shirley Tavares

DOI:

https://doi.org/10.12660/tlii-wps.57779

Abstract

Este documento refere-se aos primeiros resultados do projeto de pesquisa intitulado “Acumulação de Capacidades Tecnológicas e Fortalecimento da Competitividade Industrial no Brasil: Análise Empírica e Recomendações Práticas para Políticas Públicas e Estratégias Empresariais”. No estudo introdutório aqui reportado buscou-se traçar um panorama sobre a questão da competitividade e da inovação, situando o Brasil de hoje em relação ao seu próprio passado e ao contexto internacional. É um pano de fundo inicial do projeto, e a base para se começar o mapeamento das vantagens e desvantagens competitivas das empresas e de setores industriais brasileiros.
Na etapa de desenvolvimento em que se encontra o Brasil, o papel da inovação em conceito amplo, que não se restringe à alta tecnologia, é fundamental. Depois de um período de crescimento aceitável (mas insuficiente para produzir convergência com o mundo desenvolvido) entre 2000 e 2010, a produtividade do trabalho e a produtividade total dos fatores (PTF) desaceleram-se nos anos mais recentes. Os indicadores internacionais de competitividade confirmam as dificuldades da economia nacional, com destaque para as áreas ligadas à inovação. O fechamento da economia, que isola as empresas brasileiras das cadeias globais de valor e as protege da pressão competitiva externa, piora esse quadro.
A esse respeito, para o Brasil superar a chamada armadilha de renda média e voltar a crescer em um ritmo suficiente para convergir para o padrão socioeconômico das economias avançadas, é fundamental fortalecer a competitividade, o que depende de restabelecer um ritmo vigoroso de elevação da produtividade e desenvolvimento de capacidades tecnológicas inovadoras, em nível de empresas e indústrias.

Published

2015-12-07

Issue

Section

Articles