O processo editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP), desde a submissão do manuscrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes: autor(es), editores, corpo editorial, avaliadores e equipe editorial – assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial.

Conduta e Ética Editoriais

As normas de conduta ética da RGPLP para editores, revisores e autores baseiam-se nas normas de boas práticas do Committee on Publication Ethics (COPE) para editores de revistas científicas e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) – Boas práticas da publicação científica – um manual para autores, revisores, editores e integrantes do corpo editorial, que estabelecem parâmetros de boas práticas editoriais. A RGPLP está de acordo e assina a Declaração San Francisco (DORA) e ao Código de Ética e Conduta da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Cada membro da Estrutura Editorial do periódico, no exercício de suas funções, assume responsabilidades alicerçadas em condutas éticas no que tange às relações de gênero, religião e política, garantindo sua neutralidade ao longo do processo editorial.

RGPLP tem o plano para backup eletrônico e preservação do acesso ao conteúdo da revista em caso que não seja mais publicado, todo o acervo estará disponível no Repositório FGV de Periódicos e Revistas.

A RGPLP visa garantir a ética editorial e a qualidade dos artigos. Todos os envolvidos no processo de publicação (autores, editores e revisores) devem adotar um comportamento ético padrão.

AÇÕES APLICADAS PELO PERIÓDICO EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS ÉTICAS

Deveres da equipe editorial (Editor, Diretores, Secretaria Editorial) e do(s) autor(es):

O Editor-Chefe deve avaliar os textos exclusivamente com base no seu mérito científico e decidir quais os textos submetidos que podem ser publicados, respeitando a respectiva política editorial. A decisão de publicar ou não tem em conta as recomendações dos avaliadores da revista.

Qualquer material inédito incluído num artigo submetido não pode ser utilizado por nenhum membro do Corpo Editorial nas suas próprias investigações.

A equipe editorial deve preservar o anonimato de todos os envolvidos no processo editorial e não apresentar conflito de interesses relacionados à rejeição ou aprovação dos manuscritos ao longo do processo editorial.

  • Copyright

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.

  • Plágio

Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, a RGPLP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo/plagiarismo (Crossref Similarity Check). Além disso, conta com a colaboração dos avaliadores, que, no momento da avaliação double blind review, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

  • Originalidade do artigo

Os artigos submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos. Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

  • Declaração de responsabilidade e direitos autorais

Antes da publicação oficial do artigo na página da revista e nos indexadores, o periódico se responsabiliza por enviar a versão final do manuscrito para aprovação de publicação pelo(s) autor(es), junto com a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais nominal (modelo interno institucional), para assinatura e validação.

  • Retratação

Os procedimentos adotados pela RGPLP para o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de preocupação são baseados nas normas apresentadas por seu indexador(es) que seguem as orientações dos principais comitês de ética, indexação e publicação científica. A principal fonte na área do periódico são as Normas de Retratação do COPE.

Deveres dos avaliadores

Os avaliadores que atuam na análise dos manuscritos designados para sua apreciação não devem apresentar conflitos de interesses relacionados à pesquisa e/ou aos financiadores da pesquisa, não atuando em caráter pessoal e mantendo a conduta adequada na apresentação de seus argumentos e recomendações ao(s) autor(es). Deve-se aceitar para avaliação somente os manuscritos que se enquadram em sua área de atuação/expertise, visando a garantir a emissão de parecer coerente e relevante.

Os avaliadores devem avaliar objetivamente e as suas observações devem ser fundamentadas de forma clara, de modo que os autores possam usá-las para melhorar o texto. Os avaliadores aconselham o editor-chefe quanto à publicação ou não dos textos submetidos.

Qualquer avaliador que considere não ter conhecimentos adequados para avaliar o texto submetido, ou que não tenha disponibilidade para efetuar rapidamente a revisão, deverá informar ao editor-chefe da revista e escusar-se do processo de revisão.

A RGPLP utiliza o processo de revisão double blind review. Os textos submetidos devem ser tratados como documentos confidenciais e não devem ser mostrados ou discutidos com outros.

Os avaliadores devem avaliar os textos com base no seu conteúdo e os seus comentários devem ser respeitosos, expressando os pontos de vista de forma clara e fundamentada.

Os avaliadores devem identificar trabalhos relevantes publicados que não tenham sido citados pelos autores e qualquer afirmação de que uma observação, fonte ou argumento tenha sido mencionado previamente, deve ser acompanhada da respetiva citação. Os avaliadores devem igualmente alertar ao editor-chefe da RGPLP para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o texto em questão e qualquer outro trabalho publicado de que tenham conhecimento, no sentido de impedir plágios.

Os avaliadores devem recusar rever textos em que tenham conflito de interesses resultantes de concorrência, colaboração ou outras relações ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos artigos submetidos. Qualquer informação ou ideias obtidas através de revisões devem ser mantidas em sigilo e não ser utilizadas em proveito próprio.

Independentemente da triagem efetuada pelos avaliadores, a equipe da RGPLP submeterá os textos a softwares de detecção de similaridades, sendo utilizado o Crossref Similarity Check.

Deveres dos autores

O(s) autor(es) deve(m) seguir as diretrizes éticas e de conduta, sob pena de sanções aplicadas pelo editor e equipe editorial, que se veem no direito de suspender ou revogar os privilégios de publicação em qualquer etapa do processo editorial, bem como solicitar esclarecimentos e/ou edições no artigo.

Os autores devem apresentar uma descrição precisa do trabalho realizado, uma discussão objetiva sobre o significado da investigação, bem como pormenores e referências suficientes para permitir que outros autores repliquem a parte experimental. Os autores devem estar preparados para, no caso de lhes ser solicitado, cederem os dados brutos relacionados com o texto submetido e permitirem o acesso a esses dados num prazo razoável.

Os autores devem assegurar-se de que o seu trabalho é totalmente original e que não foi publicado previamente em qualquer outro idioma, devendo estar devidamente referenciado quando tal aconteça. Um autor não deve, em geral, publicar textos que descrevam essencialmente a mesma investigação em mais do que uma publicação. Os autores devem citar todas as publicações que tenham influenciado a natureza do seu trabalho e destacar sempre a contribuição de outros autores.

A revisão de literatura deve igualmente ser objetiva, abrangente e fornecer explicações precisas relativamente ao estado da arte. O autor correspondente deve assegurar que existe um consenso total entre todos os coautores na aprovação da versão final do documento e na sua submissão para publicação.

A autoria deve ser limitada aos que tiveram uma contribuição significativa para a pesquisa indicada no texto. Sempre que existam outros elementos que contribuíram para a pesquisa, devem constar dos agradecimentos ou ser mencionados explicitamente como colaboradores em nota apropriada. O autor correspondente é responsável por manter os coautores informados sobre o processo de revisão. Se o texto for aceite, todos os autores são obrigados a fornecer uma declaração assinada em como o trabalho de investigação é original.

Sempre que um autor encontrar um erro ou uma imprecisão relevante num texto já publicado, deverá informar imediatamente a RGPLP e colaborar no sentido de retratar ou corrigir o texto. Se a RGPLP tiver conhecimento, a partir de terceiros, de que um trabalho publicado contém um erro importante, o autor deve colaborar no sentido de se retratar ou corrigir o texto, ou fornecer evidências da exatidão do artigo original.

A RGPLP considera como antiético e inaceitável:

  • Qualquer informação fraudulenta (como investigações empíricas não realizadas) ou intencionalmente imprecisa;
  • O plágio sob qualquer forma;
  • A submissão do mesmo texto a mais do que uma revista científica.