Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Originalidade do artigo:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o artigo submetidos deve ser inédito, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação.

  • Quantidade de submissões:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo com a política editorial da revista que limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria; e não permite a re-submissão de versão modificada de artigo rejeitado.

  • Quantidade de autores:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o número máximo de participantes por artigo são 5; não serão permitidas alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo.

  • Identificação da autoria e coautoria:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o arquivo do artigo não deve conter identificação do autor ou dos coautores.

    A identificação da autoria é feita em um arquivo separado "documento suplementar" anexado no Passo 4 da submissão - Inclusão e transferência de documento suplementar, onde deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), a(s) instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), o(s) cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail e formação acadêmica. Quando o trabalho for escrito por vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um.

    Caso o(s) autor(es) queira(m) citar a(s) sua(s) obra(s) no texto do artigo, deverá(ão) usar a forma anônima no corpo do texto e na lista de referência bibliográfica. Exemplo: XXXXX (ANO).

  • Sobreposição de publicação:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que a publicação de dois artigos com considerável sobreposição não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos.

  • Normas de formato:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o artigo submetido deve seguir as normas de formatação utilizada pelo períodico.

  • Direito Autoral:

    O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que os conteúdos do artigo submetido são de responsabilidade exclusiva dos mesmos. Ao submeter o artigo e/ou ser aceito para publicação, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira.É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Diretrizes para Autores

Clique aqui para ver as normas de formatação.

TAXA DE APCs

A Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

POLÍTICA DE PLÁGIO

Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, a Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO (Open Journal Systems - OJS)

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

REVISÃO POR PARES / PEER REVIEW

Os artigos aprovados na fase Desk Review serão submetidos à avaliação blind peer review sendo analisados por, pelo menos, dois pareceristas externos às cegas (sem a identificação de autoria e pareceristas) com emissão dos pareceres.

Os artigos, estudos e casos devem ser submetidos de acordo com a normatização abaixo:

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
Margens: superior: 2,5 cm; inferior: 2,5 cm; direita: 3 cm; esquerda: 3 cm.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
Espaçamento entre linhas: simples (incluindo títulos, resumo, abstract, texto, citações e referências).
Parágrafos: alinhamento justificado.

Ter até 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas, apêndices e referências bibliográficas.


ESTRUTURA DO ARTIGO

Título do artigo: os artigos devem conter o título em português, inglês e espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês e seguido pelo espanhol, caso o artigo esteja em português. Artigo escrito em inglês deve apresentar tradução para o português seguido, pelo espanhol. Artigo escrito em espanhol deve apresentar tradução para o inglês, seguido pelo português.

Resumo, abstract e resumen: cada qual deverá conter no máximo 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos.

Palavras-chave, keywords e palabras clave: no mínimo 3 e no máximo 5, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, no idioma correspondente.

Corpo do texto: Iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo. As partes convencionais de um artigo científico teórico - empírico devem incluir: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão e referências. Ensaios teóricos devem apresentar formatação do texto coerente com a abordagem adotada pelo autor.

Quantidade de submissõesa política editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria; e não permite a re-submissão de versão modificada de artigo rejeitado.

Quantidade de autoreso número máximo de autores por artigo é 5; não serão permitidas alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo.

Identificação da autoria e coautoria: o arquivo do artigo não deve conter identificação do autor ou dos coautores. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto ou nas referências, o artigo será arquivado.

Os autores serão identificados em um arquivo separado que deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), a(s) instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), o(s) cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail e formação acadêmica. Quando o trabalho for escrito por vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um.

Sobreposição de publicação: a publicação de dois artigos com considerável sobreposição não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos. Várias publicações que tenham um único conjunto de dados só devem ser permitidas: (a) se não for possível escrever um único artigo dentro do número máximo de 30 páginas; (b) se os artigos apresentarem abordagens e finalidades distintas. O editor deve ser avisado quando da submissão caso o artigo esteja de alguma forma publicado online.

Originalidade do artigo: os artigos, estudos e casos submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos.

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Somente serão encaminhados para blind review pelos membros do corpo editorial os artigos que se enquadrarem nestas normas de submissão e que tenham sido enviados pelo sistema de submissão online. O mesmo procedimento deverá ser adotado na submissão de estudos e casos.

Em caso de aprovação do artigo ou estudo de caso para publicação, os direitos de copyright (inclusive, os direitos de tradução) são cedidos pelo(s) autor(es) ao periódico Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa.

Envio de manuscritos

Os artigos devem ser submetidos pelo sistema de submissão online.