Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Os empresários, a pátria e a bola: nacionalismo, organização empresarial e o financiamento da seleção brasileira de futebol de 1970

Luiz Guilherme Burlamaqui Soares Porto Rocha

Resumo


Este artigo visa discutir a participação de parte dos empresários brasileiros no planejamento da Seleção brasileira de futebol de 1970. Conhecida pela literatura como “Planejamento México”, a preparação para esse Copa envolveu o envio de técnicos brasileiros ao exterior, a capacitação da comissão técnica e uma longa estadia no México para adaptação à altitude. Os custos do Planejamento México foram bancados por empresários brasileiros em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos. Escorado em fontes inéditas, disponibilizadas no Instituto Moreira Salles, este artigo discute os objetivos dos empresários no financiamento dos preparativos da Seleção.


Palavras-chave


Instituições esportivas; Ditadura empresarial-militar; Seleção brasileira de 1970, João Havelange.

Texto completo:

PDF

Referências


AS MOEDAS de ouro em prol da seleção. Diários associados, Rio de Janeiro, 30 abr. 1970.

BANQUEIRO janta com as feras. O Globo, Rio de Janeiro, 1 jan. 1970.

BRANDÃO, Rafael Vaz da Motta. Os Moreira Salles, os Setúbal e os Villela: finanças e poder no Brasil. In: CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira; BRANDAO, Rafael Vaz da Motta. Os donos do capital: a trajetória das principais famílias empresariais do capitalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

CBD consegue ajuda financeira à seleção. O Estado de São Paulo, São Paulo, 1 jul. 1969.

COARACY, Vivaldo. João Havelange: determinação e coragem. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1978.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS. Relatório da CBD. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1970.

COOPER, Kenneth. Aptidão física em qualquer idade: o método cooper. Rio de Janeiro: Fórum – Biblioteca de Educação Física do Exército, 1970.

COOPER, Kenneth. Capacidade anaeróbica: organizado pelo preparador dos tricampeões, Claudio Coutinho. Rio de Janeiro: Fórum: Biblioteca de Educação Física do Exército, 1972.

DIAS, Sonia. Antônio Galloti. In: DIAS, Sonia. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/gallotti-antonio?fbclid=IwAR2aNY61Qh1jMPhB-v7J4VO8plhcqYLZE5C_Gipk6xAebfXZtd_67IaFhMA. Acesso em: 19 fev. 2019.

DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado – ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981.

EMPRESÁRIO confia na Seleção 1970. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 1 jul. 1969.

FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Tempo e Argumento, v. 9, n. 20, p. 5-74, 2017.

FLORENZANO, José Paulo. A democracia corinthiana: práticas de liberdade no futebol brasileiro. São Paulo: Fapesp/Educ, 2009.

GUEDES, Simoni Lahud. O futebol brasileiro: Instituição Zero. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977.

JANTAR hoje dos amigos da seleção. Jornal dos Sports, Rio de Janeiro, 30 jun. 1969

MACARINI, José Pedro. A política bancária do regime militar – o projeto de conglomerado (1967-1973). Economia e sociedade, v. 16, n. 3, dez. 2017.

MAGALHÃES, Lívia Gonçalves. Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

MARCZAL, Ernesto Sobocinski. O caneco é nosso: futebol, política e imprensa entre 1969 e 1970. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFPR, 2011.

MARTINS FILHO, J. R. O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas na ditadura, 1964-1969. São Carlos: EdUFSCar, 1995.

MAYER, Jorge Miguel. Walther Moreira Salles. In: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 1984.

MOLLET, Raoul. Pranchas de treinamento esportivo. Rio de Janeiro: Fórum – Biblioteca de Educação Física do Exército, 1976.

PAULO Maluf será o convidado por Walther Salles para presidir o Comitê Paulista de ajuda a seleção brasileira. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 4 jul. 1969.

REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. São Paulo: Zahar, 2000.

RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. O Globo, Rio de Janeiro, 25 mar. 1969.

SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; SALVADOR, Marco Antonio Santoro; BARTHOLO, Tiago Lisboa. O “futebol arte” e o “planejamento México” na copa de 70: as memórias de Lamartine Pereira da Costa. Movimento (Esefid/UFRGS), v. 10, n. 3, p. 113-130, 2004.




Direitos autorais 2019 Revista Estudos Históricos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Revista Estudos Históricos
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas (FGV)
 

eh@fgv.br