Revitalização urbana, patrimônio e memórias no Rio de Janeiro: usos e apropriações do Cais do Valongo

Autores

  • Márcia Leitão Pinheiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Sandra Sá Carneiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

revitalização, patrimônio, memória, apropriação, herança africana

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os diferentes usos e apropriações que o Cais do Valongo, antigo local de desembarque de escravos, vem sofrendo no seu processo de patrimonialização, iniciado com a sua "redescoberta" em 2011, durante as obras de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Discutimos ainda como outras vozes, outros usos do patrimônio e, por conseguinte, outras memórias estão em permanente negociação com a apropriação do local por segmentos do Movimento Negro. O artigo resulta da leitura de materiais de divulgação do projeto de revitalização, de registro videográfico e da realização de etnografia.

Biografia do Autor

Márcia Leitão Pinheiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Márcia Leitão Pinheiro é mestre em Ciências Sociais pela UERJ e doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela UFRJ. É professora associada e pesquisadora do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), membro do Diretório Nacional de Pesquisa Arte, Cultura e Poder, pesquisadora associada do Museu Afro Digital do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos (Proafro/UERJ), e professora visitante no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ (marcialpx@hotmail.com).

Sandra Sá Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Sandra de Sá Carneiro é mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ e doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Fez pós-doutorado em Antropologia na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, é professora adjunta e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da UERJ, procientista da UERJ/ FAPERJ e pesquisadora do CNPq. Integra os grupos de pesquisa: Religiosidade no Meio Urbano (diretório do CNPq) e as linhas de pesquisa Religião e Movimentos Sociais; Estudos Urbanos e Percepções do Ambiente do PPCIS/UERJ. Participa do projeto O Rio dos megaeventos: políticas públicas e efeitos sociais, Programa de Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, financiado pela Faperj (sandrasacarneiro@uol.com.br).

Referências

ARANTES, Otília. Uma estratégia fatal: a cultura nas novas gestões urbanas. In: –––––; VAINER, Carlos; MARICATO, Hermínia (Orgs). A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRUGUGNOLI, Verônica F. Opções reais, operações urbanas e o mercado imobiliário na cidade de São Paulo. Tese (doutorado) Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2012.

CANCLINI, Néstor. Los usos sociales del patrimonio cultural. In: AGUILAR CRIADO, Encarnación (Org.). Patrimonio etnológico. Nuevas perspectivas de estudio. Junta de Andalucía: Consejería de Cultura, 1999.

_____. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinegritude: reflexões sobre a invisibilidade da produção cinematográfica afrobrasileira contemporânea. In: XV Encontro Regional de História da Associação Nacional de História (ANPUH), 1, 2012. Disponível em: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338316130_ARQUIVO_ArtigoAnpuh.pdf. Acesso em 10 out.2015.

CDURP. Editorial. Revista Porto Maravilha, Rio de Janeiro, n. 4: 03, 2011. Disponível em: http://portomaravilha.com.br/revista/cod/5#page/1. Acesso em 10 out. 2015.

FARIAS, Edson.Estado e diversidade cultural no Brasil, a partir das agendas de cultura e desenvolvimento. IV Seminário Internacional – Políticas Culturais, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em http://culturadigital.br/politicaculturalcasaderuibarbosa/files/2013/11/Edson-Farias.pdf. Acesso em 12 mar. 2016.

FERREIRA, João Sette W.; FIX, Mariana. A urbanização e o falso milagre da CEPAC. 2001. Disponível em http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/ferreira_cepacfalsomilagre.pdf. Acesso em 12 mar. 2016.

FRUGOLI JR., Heitor; TALHARI, Júlio César. Entre o tecido físico e o social das cidades, entrevista com Sharon Zukin. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.29, n.84.

GIACOMET, Luciane. Revitalização portuária: caso Puerto Madero. Dissertação (Mestrado em Arquitetura), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

GONÇALVES, José Reginaldo S. The dark side of the moon: heritage, memory and place in Rio de Janeiro, Brazil. Vibrant, Brasília, n. 10, v. 1, 2013. Disponível em: http://www.vibrant.org.br/downloads/v10n1_goncalves.pdf. Acesso em 27 jan.2016.

HONORATO, Cezar. Porto do Rio de Janeiro: entre o passado e o futuro. In: SANTOS, Flávio Gonçalves dos (org.). Portos e cidades: movimentos portuários, Atlântico e diáspora africana. Ilhéus: Editus, 2011. pp.123-143.

JACQUES, Paola Berenstein. Zonas de tensão: em busca de micro-resistências urbanas. In: JACQUES, Paola Berenstein; BRITTO, Fabiana Dultra (Orgs.). Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010.

LEITE, Rogério Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas: Editora da Unicamp; Aracaju: Editora UFS, 2007.

–––––; PEIXOTO, Paulo. Políticas urbanas de patrimonialização e contrarrevanchismo: o Recife Antigo e a Zona Histórica da Cidade do Porto. Cadernos Metrópole, São Paulo, n. 21, 2009. Disponível em: http://www.cadernosmetropole.net/download/cm/cm21.pdf. Acesso em 12 dez. 2015.

MACÉ, Jean François. Introduction à une anthropologie des conflits de memóire: une approche comparative de cas espagnol et chilien. Revue Intenationale d´Anthropologie Culturelle et Sociale, Paris, n. 1, 2012.

MARTINS, Leda, A fina lâmina da palavra. O Eixo e a Roda: revista de literatura brasileira, Belo Horizonte, v. 15, 2007.

MATTOS, Hebe; ABREU, Regina. Relatório histórico-antropológico sobre o quilombo Pedra do Sal em torno do samba, do santo e do porto. Relatório Técnico de identificação e delimitação da comunidade remanescente de quilombo Pedra do Sal. Rio de Janeiro: MDA/Incra, 2007.

NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, Rio de Janeiro, 18(50), 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n50/a19v1850.pdf. Acesso em: 11 dez.2015.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abdias do Nascimento e as ações afirmativas. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, Campos dos Goytacazes, ano 1, nº 1, 2013.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080. Acesso em: 10 dez. 2015.

PRANDI, Reginaldo. O candomblé e o tempo: concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, vol. 16, n. 47, 2001.

RAMALHO, Cláudia. Dançologia negra carioca: cia Rubens Barbot teatro de dança 21 anos, 2012. Disponível em https://www.academia.edu/7378055/DAN%C3%87OLOGIA_NEGRA_CARIOCA_por_Cau_Ramalho_2012_artigo. Acesso em: 09 set. 2015.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. O tempo e a cidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

SANTOS, Jocélio Teles dos. O poder da cultura e a cultura no poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil [online]. Salvador: EDFBA, 2005.

SPHAN. Morro da Conceição, Rio – SPHAN protege área histórica e planeja sua revitalização. SPHAN Pró-Memória, n. 26, 1983. Disponível em http://docvirt.no-ip.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=BOL_SPHAN&PagFis=598&Pesq=. Acesso em: 10 nov. 2015.

VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mana/v12n1/a09v12n1.pdf. Acesso em: 10 dez.2015.

YABETA, Daniela, GOMES, Flávio. Memória, cidadania e direitos de comunidades remanescentes (em torno de um documento da história dos quilombolas da Marambaia). Revista Afro-Ásia, Salvador, nº 47, 2013.

Vídeos

Cultne. Cortejo da Herança Africana, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zAX24_iU3q8. Acesso em 10 dez.2015.

Sites consultados

http://afrocariocadecinema.org.br

https://blogportomaravilha.wordpress.com

http://comdedinerj.blogspot.com.br

http://www.cultne.com.br/

http://www.ipeafro.org.br

http://of.org.br/

http://www.portomaravilha.com.br/circuito

http://www.portonovosa.com

http://premioabdiasnascimento.org.br

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Artigos