Transformações na legislação sesmarial, processos de demarcação e manutenção de privilégios nas terras das Capitanias do Norte do Estado do Brasil

Autores

  • Carmen Margarida Oliveira Alveal Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Professora adjunta do Departamento de História

Palavras-chave:

sesmaria, legislação, Brasil colonial, terra, privilégios, processos de demarcação

Resumo

 

O artigo analisa as transformações ocorridas na legislação sesmarial no reinado de D. Pedro II em Portugal (1683-1706) e as consequências dessas mudanças. A partir de 1690 houve tentativas de controle sobre as sesmarias, e várias ordens régias foram outorgadas para regular lacunas deixadas pelas Ordenações, referentes ao tamanho das sesmarias, à necessidade de demarcação e confirmação régia, mas principalmente para instituir o pagamento de um foro nas Capitanias do Norte do Estado do Brasil, modificando o estatuto jurídico da doação sesmarial. Além das ordens régias, analisamos relatórios de desembargadores, petições de moradores e consultas ao Conselho Ultramarino. Esse cruzamento de fontes nos permitiu perceber na prática essa tentativa de um maior controle das autoridades sobre a legislação sesmarial.

 

Referências

ABREU, Maurício de. Reencontrando a antiga cidade de São Sebastião: mapas conjeturais do Rio de Janeiro do século XVI. Cidades, São Paulo, v. 2, n. 4, 2005.

ALVEAL, Carmen Margarida Oliveira. Converting land into property in the Atlantic Portuguese world. Tese (Doutorado em História), Johns Hopkins University. Baltimore, 2007.

CAMARINHAS, Nuno. Juízes e administração da Justiça. Portugal e o Império Colonial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbelkian/FCT, 2010.

CASTRO, Armando. A evolução econômica de Portugal dos séculos XII a XV. Lisboa: Portugália, 1964.

DIAS, Patrícia de Oliveira Dias. O tirano e digno Cristóvão Soares Reimão: conflito de interesses locais e centrais nas capitanias de Itamaracá, Ceará, Paraíba e Rio Grande no final do século XVII e início do XVIII. Revista Ultramares, v. 1, n. 11, 2012.

GOUVÊA, Maria de Fátima Silva. Poder político e administração na formação do complexo atlântico português (1645-1808). In: FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LIMA, Rui Cirne. Pequena história territorial do Brasil: sesmarias e terras devolutas. Goiânia: Editora UFG, 2002.

MELLO, Evaldo Cabral de. Olinda restaurada. Guerra e açúcar no Nordeste 1630-1654. São Paulo: Editora 34, 2007.

MOTTA, Márcia. Nas fronteiras do poder. Conflito e direito a terra no Brasil do século XIX. 2a ed. revista e ampliada. Niterói: EDUFF, 2008.

NOZOE, Nelson. Sesmarias e apossamento de terras no Brasil Colônia. Economia, v. 7, n. 3, set/out 2006, pp. 587-605.

_____. A aplicação da legislação sesmarial em território brasileiro. Estudios Historicos, año VI, n. 12, julio 2014.

PINTO, Francisco Eduardo. A hidra de sete bocas. Sesmeiros e posseiros em conflito no povoamento das Minas Gerais (1750-1822). Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2014.

PORTO, Costa. Estudo sobre o sistema sesmarial. Recife: Imprensa Universitária, 1965.

PUNTONI, Pedro. Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil. São Paulo: Hucitec, 2002.

RAU, Virgínia. Sesmarias medievais portuguesas. Lisboa: Presença, 1982.

SILVA, Ligia Osorio. Terras devolutas e latifúndio (efeitos da Lei de 1850). Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

SILVA, Tyego Franklim da. A ribeira da discórdia: terras, homens e relações de poder na territorialização do Assu Colonial (1680-1720). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

SOUZA, Laura de Mello e. Os desclassificados do ouro: a pobreza mineira do século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

SUBTIL, José. Dicionário dos desembargadores, 1640-1834. Lisboa: EDIUAL, 2010.

VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História geral do Brasil: antes de sua separação e independência de Portugal. 10a ed. Belo Horizonte/São Paulo: Ed. Itatiaia/EDUSP, 1981.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

Artigos